Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4149 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere a seguinte sequência:

Qual das alternativas a seguir substitui corretamente a interrogação na sequência apresentada?

Observe a lógica usada na figura a seguir.


O número que substitui o “X" é:

A unidade monetária de um determinado país é uno (U$). O custo de um deputado federal nesse país é composto de - salário;
- auxílio-moradia;
- cota de atividade parlamentar, que inclui passagens aéreas, fretamento de aeronaves, alimentação, assinatura de publicações e serviços de TV e internet, contratação de serviços de segurança, entre outros;
- verba para gabinete, utilizada para contratação de funcionários do deputado. Sabe-se que o salário corresponde a um quinto do custo mensal de um parlamentar, enquanto
que a cota de atividade parlamentar representa um quarto desse custo. Já o auxílio-moradia corresponde a um décimo do salário. Sabe-se, também, que a verba para o gabinete é U$ 90.100,00. Sendo assim, qual o custo mensal de um deputado federal nesse país?

“Chama-se ano bissexto aquele em que se acrescenta um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos que contabilizam 365 dias, ocorrendo nos anos divisíveis por 4 (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado à translação da Terra e aos eventos sazonais, relacionados às estações do ano. O presente ano (2016) é bissexto, o anterior ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2020.” (texto corrigido a partir do original retirado do site //pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto, em 01/02/2016). Qual dos seguintes anos foi bissexto?

A Polícia Federal apreendeu uma quadrilha de traficantes envolvidos em um grande assalto. Douglas, José, André, Lucas, Pierre e Lima são os principais integrantes da quadrilha e foram separados para o interrogatório, mas Lima escolheu não depor. Querendo saber quem são os líderes, a polícia interrogou o restante dos principais integrantes da quadrilha. - Douglas disse que José ou Lima são os líderes.
- André disse que se José é líder, então, não é verdade que Lima é líder.
- Lucas disse que se não é verdade que José é líder, então, Lima é líder.
- Pierre disse que José e Lima são líderes.
- José disse que se Lima é líder, então, ele não é.
Entretanto, sabe-se, verdadeiramente, que José é líder. Se há apenas um, e somente um, que não fala a verdade, é CORRETO afirmar que

Com relação a lógica proposicional, julgue os itens subsequentes.

Supondo-se que p seja a proposição simples “João é fumante",

que q seja a proposição simples “João não é saudável" e que

p => q, então o valor lógico da proposição “João não é

fumante, logo ele é saudável" será verdadeiro.

João pretende criar uma senha de seis letras usando as letras da palavra BRASIL. Sabe-se que cada letra deve ser usada uma única vez e que a primeira e a última letra da senha deve ser uma vogal. A quantidade máxima de senhas diferentes que João pode criar é igual a:

Considere as seguintes proposições: • Todo médico é atencioso. • Algum médico é ocupado. • Rubens é atencioso. • Ana não é médica. • Geraldo não é atencioso. • Cecília é ocupada. Pode-se concluir, a partir das premissas acima, que:

Duas torneiras x e y funcionam com vazão de, respectivamente, 12 litros por minuto e 9.2 litros por minuto.

Para preencher um tanque cuja capacidade é de 505 litros, usa-se as torneiras x e y, porém a torneira y é acionada somente 20 minutos após iniciar o preenchimento do tanque com a torneira x.

Nessas condições, marque a alternativa que contém o tempo gasto para preencher todo o tanque.

Os seguintes gráficos mostram respectivamente a quantidade de usuários de um determinado serviço e a quantidade de

reclamações mensais dos usuários do serviço. Ambos dados foram obtidos para o ano de 2014


Analisando-se conjuntamente os dois gráficos conclui-se que:

Uma padaria produz bolos dos tipos I e II. Para fazer esses bolos, a padaria utiliza, dentre outros, os seguintes ingredientes:
320 gramas de açúcar e 360 gramas de farinha para o bolo do tipo I e 480 gramas de açúcar e 240 gramas de farinha de trigo para o bolo do tipo II. Sabe-se que a padaria compra diariamente a mesma quantidade (peso) de açúcar e de farinha de trigo para fazer tais bolos.
Qual é a quantidade mínima de bolos que a padaria deve fazer, diariamente, de forma que os ingredientes sejam todos utilizados na produção desses dois tipos de bolos?

A COMPESA foi fundada em 1971. Em sua homenagem, vamos

considerar uma sequência de números inteiros, que chamaremos

de números compesianos, conforme a lei de formação observada

a seguir:


inteiro formado apenas pelos algarismos 0 e 1

A quantidade de algarismos iguais a 0 em Q é:

Considere a expressão lógica A → B, lida como “se A é verdadeiro

então B é verdadeiro".

Dado que A e B são expressões lógicas, assinale a opção que

indica uma expressão lógica equivalente à referida expressão.

Uma indústria pretende comercializar latas de 0,5 Kg de uma mistura de três

tipos distintos de cereais: A, B e C. A tabela a seguir informa os preços praticados

por essa indústria na composição da mistura. Se, em cada lata, a quantidade

de cereal do tipo B deve ser igual a um terço da soma dos outros dois tipos, então

é CORRETO afirmar que as quantidades, em gramas, de cada tipo de cereal

A, B e C contidas em cada lata são, respectivamente, iguais a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282