Considere um dado padrão, isto é, um cubo cujas faces estão numeradas com os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6, de modo que a soma dos números em quaisquer duas faces opostas seja igual a 7. Se, após o lançamento do dado sobre uma mesa, a face com o número 6 está voltada para cima, então a soma dos números nas faces visíveis é
Paulo fez uma visita técnica a um estabelecimento no dia 12 de abril que foi numa quarta-feira, então, nesse mesmo ano, ao retornar a esse estabelecimento no dia 18 de setembro, o dia da semana será:
Quatro bolos de rolo especiais, denominados bolo I, bolo II, bolo III e bolo IV, foram preparados de forma tal que cada bolo tem sete camadas de recheio, nas quais foram utilizados os seguintes sabores: goiabada, creme de maracujá, chocolate e doce de leite. A colocação dos recheios nos bolos seguiu a seguinte regra de ouro:
• imediatamente após uma camada de goiabada, segue-se uma camada de creme de maracujá;
• imediatamente após uma camada de creme de maracujá, segue-se uma camada de chocolate;
• imediatamente após uma camada de chocolate, segue-se uma camada de doce de leite;
• imediatamente após uma camada de doce de leite, segue-se uma camada de goiabada.
Além disso, essa regra de ouro também foi utilizada para uniformizar os recheios dos bolos da seguinte maneira: o sabor da sétima camada do bolo j determina o sabor da primeira camada do bolo j + 1; por exemplo, se a sétima camada do bolo I é de doce de leite, então, pela regra de ouro, a primeira camada do bolo II será de goiabada.
Com base nessas informações, e sabendo que a terceira camada de recheio do bolo III é de goiabada, assinale a opção correta.
Seis jogadores, vestidos com camisas numeradas de 1 até 6, formaram uma fila. O técnico fez um aquecimento da seguinte maneira: Ele primeiro gritou “três” e, por 3 vezes, quem estava no começo da fila correu até o fim da fila, ou seja, considerando a ordem da fila antes do grito, o primeiro foi para o fim da fila, depois o segundo foi para o fim da fila e finalmente o terceiro foi para o fim da fila; nesse momento, o técnico observou que quem estava no começo da fila era o jogador com a camisa 3 e ele pediu que esse jogador saísse da fila. Em seguida, ele gritou “seis” e, por 6 vezes, quem estava no começo da fila correu até o fim da fila, de maneira que houve jogador que voltou para o fim da fila mais de uma vez. Quando o processo se repetiu as 6 vezes, o técnico observou que quem estava no começo da fila era o jogador com a camisa 6 e ele pediu que esse jogador saísse da fila. O técnico repetiu esse processo todo mais três vezes, tendo gritado “cinco”, depois, “quatro” e depois “dois”, e ao fim de cada comando percebeu que estavam no começo da fila, respectivamente, os jogadores com as camisas 5, 4 e 2 e pediu, a cada vez, que o respectivo jogador saísse da fila. Quando sobrou somente o jogador com a camisa número 1 na fila, o técnico perguntou: “você estava atrás de quem na fila original?”, então esse jogador respondeu corretamente que estava atrás do jogador de número

Um artista rondoniense criou um grande painel utilizando os dois tipos de azulejos descritos anteriormente. O painel contém 11 fileiras de azulejos paralelas, com 19 azulejos em cada uma. A figura precedente descreve o início das primeiras três fileiras, devendo ser repetido sempre que possível em todo o painel.
Com base nessas informações, o número de figuras do tipo

que aparecem nesse painel é igual a
Se considerarmos, para este problema, a relação entre letras e números:
A=1; B=2; C=3; D=4; E=5; F=6; G=7; H=8; I=9; J=10; K=11; L=12; M=13; N=14; O=15; P=16; Q=17; R=18;S=19; T=20; U=21; V=22; W=23; X=24; Y=25; Z=26.
Podemos afirmar que, para uma função
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta um possível conjunto imagem para a função
Rafael, Jairo, Víctor e Verônica são amigos. Rafael é mais velho do que Verônica, Jairo é mais velho do que Víctor e mais novo do que Verônica. A lista ordenada, do mais jovem ao mais velho, é:
Monges cistercienses desenvolveram no fim do século 13 uma escrita numérica usada em mosteiros de toda a Europa por pelo menos mais de dois séculos. Essa escrita oferecia a possibilidade de representar números com um único símbolo e era baseada nos seguintes caracteres:

São exemplos de números escritos com a simbologia cisterciense:

(https://www.bbc.com/portuguese. Adaptado)
Para poder interpretar o símbolo cisterciense é preciso saber lê-lo, conforme ilustração a seguir: 
Interprete o símbolo a seguir e assinale a alternativa que indica o número que ele representa.
Na sequência a seguir (45, 41, 42, 38, 40, 36, 39, 35,39, 35, 40, 36, 42, 38, 45, 41, 49, ...), a soma entre o elemento da posição 21 e o elemento da posição 26 é igual a
A partir da sequência definida por an = (8, 24, 12, 36, 18, 54, a7, a8), assinale a alternativa que apresenta o correto valor para ∛a7 . √a8.
Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são o regime seriado e o regime de ciclos. Na oportunidade em que está ocorrendo a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que, no Ceará, deu origem ao DCRC (Documento Curricular Referencial do Ceará), a orientação é no sentido de que, seja qual for a organização curricular adotada, seja desenvolvido um currículo que:
I. traduza um conjunto de decisões sobre o projeto de homem/mulher que se pretenda formar, abrangendo valores sociais, interesses e aspirações pessoais e coletivos.
II. mantenha a concepção tradicional de currículo, enquanto rol de disciplinas e conteúdos preestabelecidos, independente do projeto de sociedade buscado.
III. favoreça maior interdisciplinaridade e contextualização, promovendo livre comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento.
IV. seja comprometido com a educação integral do estudante, rompendo com visões reducionistas que privilegiem a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva.
Considerando as afirmativas acima como VERDADEIRAS ou FALSAS, qual a opção correta?
Em uma operação da PRF, foram fiscalizados: 20 veículos automotores até o fim da primeira hora; 60 veículos automotores até o fim da segunda hora; 120 veículos automotores até o fim da terceira hora; 200 veículos automotores até o fim da quarta hora; e 300 veículos automotores até o fim da quinta hora. O padrão numérico observado manteve-se até o fim da décima hora, quando, então, foi finalizada a operação.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Mais de 550 veículos terão sido fiscalizados até o fim da sétima hora de realização da operação
Para Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a ideia de que policiais são heróis os deixa mais vulneráveis e contribui para o aumento no número de mortes. (linhas 2 e 3)
Se representarmos o segmento sublinhado no período acima pelo código {>X [X(Xy(Xy))]}, o código para o segmento Para a socióloga Paula Poncioni, pesquisadora da UFRJ (linha 16) manterá a mesma lógica se composto da seguinte forma:
A sequência a seguir foi criada com um padrão. Os números seguidos por um espaço tracejado são antecedidos por uma vogal, e o número antecedido por um espaço tracejado é seguido por uma vogal.
1A2E3I4O5U6A7E8I9O10U11A12E ... 35_ ... 41_ ... 59_ ... 67_ ... _70 ... E98I99O100
As letras que ocuparão os espaços tracejados, na ordem em que aparecem, são
Observe a sequência: 11, −7, 8, −4, 5, −1, 2, A, B. Determinando os valores de A e B, de acordo com a lógica de formação da sequência, é correto afirmar que o produto entre os valores de A e B é: