Analise as afirmações abaixo sobre reações entre um ácido e uma base, em meio aquoso. I - Um mol de ácido fosfórico reage com um mol de hidróxido de sódio, havendo formação de um mol da espécie PO4 3- (aq) II - Um mol de ácido fosfórico reage com dois mols de hidróxido de sódio, havendo formação de um mol de HPO4 2- (aq) III - Um mol de ácido fosfórico reage com três mols de hidróxido de sódio, havendo formação de três mols de H2 O(l) É correto APENAS o que se afirma em
Sobre os aspectos macroscópicos da matéria, considere as afirmativas a seguir.
I - Em uma mistura heterogênea, as propriedades numa região são diferentes daquelas em outra região.
II - A luz atravessa um meio coloidal sem sofrer qualquer tipo de desvio, por este se tratar de uma solução.
III - O etanol é um composto orgânico apolar que se mistura completamente com a água apenas quando presente em
proporções menores que 30%.
É correto o que se afirma em
O isótopo radioativo 210Po decai espontaneamente para 206Pb ao emitir
Considere a seguinte reação de decomposição do pentóxido de dinitrogênio:

Nesse caso, a lei de velocidade da reação é dada por
Um tanque aberto para a atmosfera será usado para armazenar água em um local onde a aceleração da gravidade é 10 m/s2 e a pressão atmosférica é 105 Pa. A massa específica da água é 1.000 kg/m3.
Se a pressão absoluta no fundo do tanque não pode ultrapassar o valor 3 x 105 Pa, a altura máxima que a água pode atingir no tanque, em metros, é
A água, ao nível do mar, ferve a aproximadamente 373 K.
Expressando essa temperatura em graus Rankine (0R), tem-se, aproximadamente,
O emprego de uma panela de pressão acelera o processo de cozimento porque promove a(o)
Um foguete, cujo peso na Terra é 104 N, foi lançado para outro planeta onde a gravidade é 5 vezes maior que a da Terra. Ao chegar ao referido planeta, verificou-se que o peso do foguete era 2 x 104 N. Qual foi a quantidade de massa, em kg, perdida pelo foguete durante o voo?
Na química orgânica, é muito comum o arranjo dos átomos de forma distinta, formando diferentes compostos que possuem
a mesma fórmula molecular (isômeros), como visto nas substâncias I e II.

As substâncias I e II possuem uma relação de isomeria
Dicromato de potássio em solução aquosa e em meio ácido
pode ser utilizado como padrão na determinação de
peróxido de hidrogênio em análises de amostras de água
oxigenada, de acordo com a equação incompleta abaixo.

Sobre a reação acima, analise as afirmações a seguir.
I - H2(g) é um dos produtos da reação.
II - O2(g) é um dos produtos da reação.
III - Cr2 O7 2- é o agente redutor, pois cede elétrons ao H + .
IV - H2 O2 é o agente oxidante, pois ganha elétrons do Cr2 O7 2- .
Está correto APENAS o que se afirma em
O gráfico abaixo indica o grau de solubilidade de uma dada substância em 100 g de água a diferentes temperaturas.

Em um recipiente de vidro, 240 g da substância são solubilizadas em 200 g de água na temperatura de 60 ºC.
A massa da substância, em g, que se deposita no recipiente de vidro quando a solução é resfriada a 50 ºC é
Os elementos químicos são distribuídos na tabela periódica
levando em conta a ordem crescente dos números atômicos e a distribuição dos elétrons em subníveis e níveis,
que determinam o período e o grupo do elemento.
Considerando a distribuição dos elétrons, com destaque
para os subníveis que determinam a posição do elemento
na tabela periódica, está INCORRETA a associação entre
a distribuição dos elétrons em subníveis (1a coluna) e onúmero atômico (2a coluna) correspondente em
Um dos bafômetros utilizados para medir a quantidade de
etanol (CH3 CH2 OH) exalado pelos motoristas é baseado
na oxidação do etanol com uma solução ácida de dicromato (Cr2 O7 2- ) a 25°C. Na medição, a cor da solução
muda de laranja, característico do Cr2 O7 2- , para o verde do Cr3+. A mudança de cor, que é um processo de transferência de elétrons espontâneo, indica a presença de álcool
no sangue.
A esse respeito, considere as semirreações abaixo.

O valor do potencial padrão desse sistema é

Com base nas informações da equação termoquímica acima
e considerando a reação completa, a energia liberada,
em kJ, na reação de 300 g de óxido nítrico com 6.400 g de
gás oxigênio, para formação de dióxido de nitrogênio é

O pesticida aldrin, muito empregado em todo o mundo no combate de pragas, é produzido a partir da reação de Diels-Alder de um composto bicíclico, conhecido como norbadieno, com o hexacloropentadieno. Com relação ao texto, julgue o item subsequente.
O composto norbadieno é obtido por meio da reação de Diels- Alder do ciclopentadieno com o eteno.