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Em relação às propriedades gerais dos sólidos no estudo de

soluções, julgue os itens subsequentes.

Quando 22,20 g de cloreto de cálcio (de fórmula CaCl2 e massa molar igual a 111 g mol-1) são solubilizados em água até formar uma solução de volume igual a 1.000 mL, a concentração de íons cloreto na solução é igual a 0,4 mol L-1

Em relação às propriedades gerais dos sólidos no estudo de

soluções, julgue os itens subsequentes.

Em uma titulação ácido-base, um ácido é titulado com outro ácido com o objetivo de determinar a sua concentração. Nesse caso, o titulante é uma solução de concentração conhecida adicionada por meio de uma bureta.

Em relação às propriedades gerais dos sólidos no estudo de

soluções, julgue os itens subsequentes.

Titulação é a análise da composição por meio da medida da massa de um reagente necessária para reagir completamente com uma dada amostra desconhecida em solução.

O nitrogênio amoniacal é um parâmetro relevante para avaliação da qualidade da água e pode ser determinado pelo método de Kjeldahl.
Utilizando esse método, todo o nitrogênio de uma amostra de um efluente foi adequadamente transformado em amônia que foi recolhida em solução de ácido bórico. Posteriormente o borato formado foi titulado, consumindo 24 mL de solução padrão de ácido sulfúrico 0,5 mol.L-1.
A massa de nitrogênio (em mg) presente na amostra, é aproximadamente igual a
Dados: Massa molares (g.mol-1) H3BO3 = 62, H2SO4 = 98, NH3 = 17 e N =14

Para demonstrar a digestão do amido pela saliva, o professor sugeriu um experimento com dois tubos de ensaio preparados com o seguinte conteúdo: Tubo 1: 2 mL de solução de amido e 2 mL de saliva. Tubo 2: 2 mL de solução de amido. Após 10 minutos, uma gota de iodo diluído foi adicionada a cada tubo. Depois de muita discussão, a turma chegou à conclusão de que o experimento estava incompleto e que, para melhorá-lo, seria necessário: I.substituir o tubo 2 por outro igual, porém com mais 2 mL de água. II.acrescentar um tubo 3, contendo 4 mL de água. III.acrescentar um tubo 4, com 2 mL de saliva mais 2 mL de água. Para resultados mais seguros seria necessário modificar o experimento conforme indicado

O conceito de solubilidade pode ser trabalhado em sala de aula por meio de análise da curva de solubilidade apresentada sob a forma de gráficos e/ou da realização de experimentos simples que mostrem os fatores que alteram a solubilidade.
Após uma discussão sobre esse assunto em sala de aula foram levantados pelos alunos alguns fatores que alteram a solubilidade tais como: o solvente, o ponto de fusão do soluto, a temperatura da solução, a pressão, as interações intermoleculares envolvidas. O fator apresentado pelos alunos que deve ser rediscutido por não influenciar na solubilidade das substâncias é

No preparo de uma solução, a metodologia geral afirma que o soluto deve ser dissolvido em um pouco de solvente e, a seguir, completado para o volume final em um(a )

Provas: FGV - 2013 - SUDENE-PE - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Soluções

Para o preparo em laboratório de uma solução 4% (massa/volume) de hidróxido de sódio a partir de 50 mL de uma solução 5 mol . L-1

dessa base, é necessário Dados: Massa molar (g.mor-1): Na = 23 0 = 16 H = 1

Provas: FGV - 2013 - SUDENE-PE - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Soluções

Um químico preparou, para neutralizar o rejeito de uma reação,

uma solução básica de hidróxido de sódio dissolvendo óxido de

sódio puro em água, em um balão volumétrico de 250 mL. Uma

alíquota de 25 mL desta solução foi transferida para outro balão

volumétrico e diluída com água até 500 mL. A solução resultante

apresentou pH igual a 13.

No preparo da solução básica, a massa de óxido de sódio (em

gramas) dissolvida foi igual a

Dados: Massa molar (g.mol–1): H = 1 O = 16 Na = 23

Provas: FGV - 2013 - SUDENE-PE - Químico
Disciplina:

Química

- Assuntos: Soluções

O uso indiscriminado de compostos orgânicos sintéticos

persistentes e acumulativos e as descargas de agentes

contaminantes têm provocado a degradação de alguns

ecossistemas aquáticos. Alguns desses compostos são

potencialmente cancerígenos e podem provocar efeitos

negativos na reprodução ou no desenvolvimento dos seres

humanos.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente estabelece parâmetros

para enquadrar corpos d'água em classes. Cientistas avaliaram as

concentrações de endossulfan e dieldrin em três amostras

distintas de água e compararam com os parâmetros

apresentados na legislação.

Os dados deste estudo estão apresentados na tabela a seguir:

concentrações de endossulfan e dieldrin, são classificadas como

Sobre uma bancada, há dois frascos: um, com 30,0 mL de solução aquosa de KOH 0,400 mol L-1 , e outro com 20,0 mL de solução aquosa de NaOH 0,650 mol L-1 . Essas duas soluções foram transferidas quantitativamente para um balão volumétrico de 250,00 mL e, em seguida, acrescentou-se água destilada até o traço de referência.
A concentração de íons OH- , em mol L-1 , na solução resultante é

O gráfico abaixo indica o grau de solubilidade de uma dada substância em 100 g de água a diferentes temperaturas.



Em um recipiente de vidro, 240 g da substância são solubilizadas em 200 g de água na temperatura de 60 ºC.

A massa da substância, em g, que se deposita no recipiente de vidro quando a solução é resfriada a 50 ºC é

Um técnico dispõe de dois frascos. Um contendo solução de KOH 0,5 mol L-1 e outro contendo solução de NaOH 1,5 mol L-1 . Ele transferiu 40 mL da solução de KOH e 60 mL da solução de NaOH para um cilindro graduado de 1,0 L, acrescentou água destilada até o traço de referência (1,0 L) e, em seguida, homogeneizou bem a mistura.

Com esses procedimentos, ele obteve uma solução final cuja concentração de OH- em quantidade de matéria (mol L-1 ) é

Uma amostra de 15,0 g de bronze (liga metálica de cobre

e estanho) foi completamente dissolvida com ácido nítrico

concentrado, resultando em 1,00 L de solução aquosa.

Um volume de 0,500 L dessa solução foi misturado com

excesso de ferrocianeto de potássio, também em solução,

formando 17,0 g de um precipitado de ferrocianeto de cobre,

conforme a reação apresentada a seguir.


Sabendo-se que o Sn2+ não forma produto sólido com

o íon ferrocianeto, sendo apenas um íon espectador, a

massa de cobre, em g, presente na amostra de bronze é,

aproximadamente

Dados: M(Cu2 [Fe(CN)6 ] (s)) = 339 g mol-1 M(Cu) = 63,5 g mol-1

A quantidade máxima, em g, de hidróxido de chumbo produzida ao se misturar 1.000 mL de uma solução de cloreto de chumbo (PbCl2) 0,10 mol/L e 50 mL de uma solução de hidróxido de sódio (densidade 1,1 g/mL e 11% de NaOH em massa) é, aproximadamente, Dado: Considere a reação completa M(Pb(OH)2) =241 g mol-1

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