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Luiz, com 28 anos de idade, apresentou um quadro de
desânimo há aproximadamente dois anos e a partir de então
dormia grande parte do dia, afastou-se dos estudos por
dificuldade de concentração, afastou-se dos amigos devido à
grande apatia, referiu tristeza profunda em algumas situações nas
quais questionava se valia a pena viver e pensou de modo
recorrente em suicídio como forma de terminar o vazio que sentia
ser sua vida. Depois de aproximadamente oito meses nesse
quadro, Luiz mostrou uma melhora substancial, quando
frequentou festas e bares, mostrou-se muito sociável e falante,
namorou três ou quatros garotas simultaneamente, fez novos
amigos, dormiu muito pouco, renovou todo seu guarda roupa,
insistiu com os pais até conseguir comprar um carro novo de
último modelo, embora o seu tivesse apenas um ano de uso.
Nessa ocasião, Luiz relatou a experiência de sentir seu corpo
iluminado e invadido por uma energia divina que ele podia ver e
sentir percorrendo seucorpo. Em dois meses, Luiz perdeu o
entusiasmo e em algum tempo voltou ao estado de desânimo,
tristeza e apatia.

Julgue os itens de 48 a 52, acerca desse caso hipotético.

O relato descreve um episódio de delírio e alucinação que é importante tanto para o diagnóstico quanto para o entendimento da gravidade do quadro clínico.

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

A decisão de aceitar a terapia em grupo deverá ser de cada paciente, mas o psicólogo usará sua experiência e habilidade técnica para sensibilizar aqueles com perfil apropriado a aceitar o formato grupal.

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

O transtorno de personalidade evitativo muitas vezes se confunde com o transtorno da ansiedade denominado fobia social, o que dificulta o diagnóstico diferencial, principalmente porque a diferença é apontada como sendo mais quantitativa do que qualitativa.

Considerando os aspectos clínicos e a ética da atuação
profissional do psicólogo, julgue os próximos itens.

Caso um psicólogo indicado para perito em um caso de pedofilia reconheça o nome do acusado como o de um expaciente cujo perfil, segundo sua avaliação, é incompatível com essa acusação, será adequado que esse psicólogo aceite o trabalho e use as informações obtidas no contexto terapêutico, e por isso imparciais, como elementos favoráveis ao acusado.

Considerando os aspectos clínicos e a ética da atuação
profissional do psicólogo, julgue os próximos itens.

Ao receber um adolescente dependente químico que busque sozinho ajuda terapêutica, mas não quer que os responsáveis tomem conhecimento de sua condição de adicto, o psicólogo deve recusar o atendimento porque menores e incapazes não podem ser atendidos sem autorização dos responsáveis.

Sobre aAnálise Institucional, é correto dizer que:

Um dos mais importantes modelos contingenciais da liderança através da Teoria da Correspondência do Líder foi descrito por Fiedler (1967). Trabalhando com grupos cujos líderes poderiam ser facilmente identificados, acreditava que o desempenho destes podia ser medido utilizando-se da seguinte escala:

Um paciente X, de 20 anos, é reconhecido pelos familiares como apresentando uma reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, distorções cognitivas, perceptivas, construções idiossincráticas do discurso e comportamento excêntrico. Em anamnese, não apresenta atividade delirante. Podemos suspeitar deumTranstorno de:

De acordo com Herzberg (1975), ao abordar o tema motivacional, podemos afirmar que:

Os critérios principais para que uma crença seja considerada delirante, segundo Karl Jaspers, em seu livro General Psychopathology, são:

Quanto à ética profissional no psicodiagnóstico, julgue os itens subsequentes.

Em termos gerais, o Código de Ética profissional é uma teorização acerca das condutas a serem adotadas pelo psicólogo que se propõe a agir corretamente durante o psicodiagnóstico.

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia.

A tentativa de suicídio está relacionada a um conjunto de fatores, como depressão severa, baixa tolerância a angustia ou a dores físicas, desejo de controlar os eventos ou de evitar confrontar-se a uma autoimagem desvalorizada. As tentativas repetidas de suicídio são uma prova de que o sujeito não quer, de fato, perder a vida, mas quer a atenção, não havendo riscos reais nesses casos.

Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 11 a 20.

A personalidade borderline apresenta um padrão de relacionamento flutuante e confuso, variando rapidamente entre a idealização e o total desprezo, com comportamento impulsivo autodestrutivo, que pode levar ao suicídio. A psicoterapia de inspiração psicanalítica estabelece para os sujeitos com esse transtorno um contrato inicial destinado a limitar os comportamentos suicidas e aditivos, privilegiando o suporte psicológico e o aconselhamento em detrimento da interpretação da transferência.

Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 11 a 20.

A personalidade dependente, ou limítrofe, caracteriza-se pelo excessivo grau de dependência nos outros e pela constante busca de apoio emocional. O sujeito com personalidade desse tipo permite que tomem decisões importantes a respeito de sua vida e resigna-se com os maus tratos.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo da saúde incluído em equipes multidisciplinares exerce sua prática clínica com as pessoas da comunidade, auxiliando, ainda, no processo educacional dos agentes de saúde por meio de dinâmicas de grupos e debates acerca dos assuntos daquela comunidade.

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