Diversas concepções de estudiosos do assunto consideram que a atuação clássica do psicólogo brasileiro, no que tange a processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações de trabalho, tem sido limitada, restringindo-se ao denominado tripé que abrange:
Processos de treinamento e de desenvolvimento de pessoal realizados em organizações de trabalho possuem genérica e comumente as seguintes etapas, respeitada a ordem de sua ocorrência:
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.
Na opinião de pais e professores, a progressão continuada constitui solução eficaz para o fracasso escolar.
No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.
Na visão dos pais, a falta de interesse dos filhos em estudar é uma das principais causas de evasão e repetência escolar.
No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.
O psicólogo deve encaminhar os alunos cujo fracasso escolar decorra de causas biológicas para acompanhamento médico.
No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.
Alunos com deficit de atenção devem ser acompanhados por psicólogo apenas em situações de dificuldades de aprendizagem na escola.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
A noção sociointeracionista de indivíduo está associada à ideia de uma personalidade com características estáveis ou uniformes.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.
A aprendizagem motivada pela satisfação pessoal em compreender ou dominar algo denota que a aprendizagem em si é significativa para o indivíduo.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
O reflexo é um dos níveis da aprendizagem relacionado às sensações provocadas pela observação e percepção das coisas no ambiente.
É permitido a um psicólogo intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, na seguinte situação:
Um indivíduo apresenta um padrão de relacionamentos interpessoais instável e intenso, caracterizado pela oscilação entre extremos de idealização e desvalorização. Recorre a comportamentos, gestos ou ameaças suicidas ou a comportamentos automutilantes, raiva inadequada e intensa, além de demonstrações frequentes de irritação e participação em lutas corporais.
Os critérios apresentados relacionam-se ao transtorno de personalidade
O exame do estado mental de um paciente em situações de perícias judiciais inclui a investigação de diversas áreas da conduta humana. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta algumas dessas áreas.