Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
No que se refere a alguns conceitos do Behaviorismo, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Sobre a Psicossomática, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Psicossomática aborda a questão da relação médico-paciente como um recurso terapêutico, mas são importantes alguns aspectos básicos. São eles: transferência, contratransferência, projeção, recalque e atributos do médico.
( ) De acordo com o conceito de família traumatofílica, as doenças expressam-se de vários modos, conforme a composição da família, sua cultura própria e condições mórbidas subjacentes – predisposições constitucionais, hereditárias e familiares.
( ) Na alternância psicossomática, durante as fases somáticas os conflitos mentais continuam operando subterraneamente.
Sobre a Terapia Familiar, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A família pode ser considerada um sistema vivo, semi aberto, que se desenvolve e se transforma com o tempo – não nasce e não morre, surge de famílias às quais dá continuidade e se transforma em novas famílias. Para entendê-lo, é necessário levar em conta pelo menos cinco gerações.
( ) O plano terapêutico é construído com o paciente identifica sob a liderança do terapeuta. Leva em conta as necessidades individuais do paciente identificado e as influências familiares que exerce e sofre.
( ) A família é a soma de seus membros e o reflexo das mudanças desses membros. É um sistema vivo com leis de funcionamento. Essas leis configuram uma estrutura com a dupla capacidade de morfogênese, ou seja, flexibilidade para mudar com o passar do tempo, e de homeostase, que garante a estabilidade de seu funcionamento ao longo do ciclo vital.
( ) Em geral, durante a primeira entrevista já é possível conhecer o paciente e sua família o suficiente para poder estabelecer uma hipótese diagnóstica. O diagnóstico é um processo dinâmico que precisa ser refeito ao longo do tratamento à medida que a família e os indivíduos vão mudando.
( ) O sintoma psiquiátrico freqüentemente se manifesta em determinadas situações e não em outras. Isso nos permite levantar a hipótese de que os sintomas se perpetuam porque seu aparecimento se associa com comportamentos que ajudam a manter o equilíbrio ou homeostase familiar. Um exemplo disso são as repetições de sequências interacionais disfuncionais.
Sobre a Psicologia Sócio Histórica, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
É incorreto afirmar a respeito da Ludoterapia:
Leia com atenção:
(__) - Os moradores das comunidades de remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos genéricos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção parcial à saúde;
(__) - O direito à saúde da população negra será garantido pelo poder público mediante políticas universais, sociais e econômicas destinadas à redução do risco de doenças e de outros agravos;
(__) - O acesso universal e igualitário ao Sistema Único de Saúde (SUS) para promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra será de responsabilidade dos órgãos e instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, da administração direta e indireta;
(__) - O poder público garantirá que o segmento da população negra desvinculado aos seguros privados de saúde seja tratado com sectarismo.
Levando-se em consideração que V significa verdadeiro e F significa falso, a sequência correta das proposições acima é:
Assinale a alternativa incorreta. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes constitucionais, obedecendo ainda aos seguintes princípios:
Assinale a alternativa incorreta. As entidades que desenvolvem programas de internação têm as seguintes obrigações, entre outras:
Sobre os métodos e técnicas de avaliação e diagnóstico em psicopatologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. O diagnóstico psicopatológico é, de modo geral, baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.
II. A avaliação psicopatológica repousa sobre os dados clínicos evolutivos, ou seja, é o exame psíquico que conduz ao diagnóstico.
III. O exame físico do paciente com transtorno mental é dispensável na avaliação psicopatológica, o exame importante é a avaliação neurológica.
IV. Existem vários critérios de normalidade anormalidade em psicopatologia, a adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional.
V. A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista. A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação: o histórico dos sinais e dos sintomas e o exame do estado mental atual.
Para uma abordagem familiar é importante aliar conhecimentos científicos e tecnológicos às habilidades de observação, comunicação, empatia e intervenção, o que requer aperfeiçoamento de competências profissionais. Sendo assim, espera-se que a equipe de Atenção Básica à Saúde seja capaz de considerar a complexidade desse sistema. Sobre essa temática é CORRETO afirmar:
Sobre as teorias da personalidade é CORRETO afirmar:
A singularidade do diagnóstico psicanalítico repousa sobre o entendimento do sentido do sintoma. Conforme Freud (1917/2007), a psiquiatria apenas classifica os sintomas, mas muito pouco diz sobre eles. Pensando sobre a especificidade do diagnóstico para a psicanálise, a hipótese que melhor traduz esse entendimento seria a de que:
Um teste de inteligência não verbal precisa ser submetido à avaliação do Conselho Federal de Psicologia para ser considerado apto e obter o parecer favorável para uso. No encaminhamento para obter a favorabilidade do conselho, o teste foi descartado por não atender ao critério de consistência interna dos itens e ficar evidente que o teste não estava medindo o construto inteligência. Analisando o texto acima, podemos concluir que: