No que se refere a resolução de problemas em grupos e equipes, assinale a opção correta
Os conflitos dentro das equipes virtuais tendem a ocorrer mais frequentemente e
Após uma equipe ter sido criada, ela se desenvolve por meio de estágios distintos, dentre eles a tempestade, no qual
Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A formação de equipes com servidores de áreas diversas do órgão que, orientados pelo setor responsável, exercitem coordenadamente os papéis de conteudista, designer instrucional, supervisão e tutoria dos cursos a distância é uma estratégia eficaz para minar a resistência, pois tende a estabelecer um clima de confiança e apoio, equalizar o desnível de poder entre os servidores e engajá-los na mudança prevista.
Uma equipe multidisciplinar autogerenciada, trabalhava no desenvolvimento de um produto com alta produtividade, com foco no prazo e visando o lançamento no Natal. Atuaram muito bem, de forma autônoma, cada um compreendia seu papel e contribuía com seu conhecimento. Próximo ao lançamento, dois membros da equipe, Paulo e Mariana, se desentenderam seriamente quanto à visão pessoal de Paulo sobre a liderança feminina nas empresas, o que fez com que o lançamento ficasse comprometido. O principal motivo para esse desfecho foi
Um gerente que pretenda promover a eficiência no trabalho de sua equipe deve priorizar
Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem
A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue
os próximos itens.
O trabalho em equipe, o planejamento de recursos humanos, a gestão por competências, a capacitação continuada e a avaliação de desempenho têm se tornado cada vez mais frequentes nas diversas esferas do serviço público, o que exige da gestão de pessoas uma atuação com mais transparência e com mais controle de recursos.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes
e gestão de mudanças.
As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.
A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue
os próximos itens.
As equipes de trabalho são conceituadas como entidades sociais inseridas em sistemas maiores, composta por mais de quatro pessoas, que podem desempenhar funções independentes e alcançarem metas individuais, uma vez que o sucesso de um é o sucesso de todos.
Em relação aos elementos que afetam a estrutura das equipes de trabalho, marque V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas.
( ) Prestígio ou status pode ser compreendido como o reconhecimento social dado a um membro ou à
equipe como um todo.
( ) São padrões de comportamentos tolerados, aceitos e esperados, sustentados pelos membros das
equipes, criados com o objetivo geral de regulamentar e estabelecer o que pode, ou não, ser feito,
denominados normas.
( ) A atribuição de papéis sempre é o resultado de processos de decisão ou evolução da equipe e não
cabe à organização definir certas posições.
( ) As cobranças, em termos de comportamentos e resultados, não estão baseadas na pessoa que
desempenha o papel, mas no papel em si.
Assinale a sequência correta.
No que diz respeito à definição, ao impacto e ao funcionamento de
grupos e equipes nas organizações, julgue os itens subsequentes.
São características de uma equipe nas organizações o pequeno
número de pessoas, o vínculo interpessoal, o engajamento
pessoal, a formação de uma unidade particular, a
intencionalidade comum dirigida para um objetivo coletivo,
o estabelecimento de normas e obrigações, os papéis bem
definidos e a distribuição do trabalho.
Um grupo é uma unidade social que consiste em duas ou mais pessoas e que possui os seguintes atributos:
Por meio do modelo de valores concorrentes, definem-se quatro tipos de cultura organizacional: clã, hierarquia, mercado e adhocracia. A adhocracia caracteriza-se por atribuir forte valor
As equipes podem ser diferenciadas com base em cinco dimensões: grau de permanência, habilidades/competências, autonomia e influência, nível da tarefa e contexto espaço-temporal. O grau de permanência refere-se à