Um funcionário de trinta e dois anos de idade, recém-aprovado em concurso público, iniciou suas tarefas em um setor importante, com alta demanda e alta visibilidade em termos de competência e agilidade na realização do trabalho diário. Em dois meses de atividade, entretanto, procurou assistência psicológica ao perceber mudanças em seu próprio comportamento — insônia, inapetência, ansiedade, taquicardia e humor deprimido — que atribuiu ao novo trabalho.
Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens, no que se refere ao quadro clínico e às técnicas interventivas para esse caso.
Para o trabalhador, nesse ambiente complexo e de alta demanda, é mais importante ter motivação externa do que motivação interna.
A teoria da hierarquia das necessidades, que foi proposta em 1940 por Abraham Masdlow, cita as necessidades sociais e de pertença. Essas necessidades incluem o desejo
São fatores apontados como responsáveis pela maneira por meio da qual os sintomas de doença são percebidos pelo indivíduo: senso de coerência, rede social e grau de
Deslocar-se, movimentar-se nos vários contextos empresariais, conhecer as diversas realidades, disponibilizar competências e colaborar para o atingimento da meta são atitudes que ajudam a “tocar” na sensibilidade e motivação das pessoas. Trata-se de uma descrição de influência na atuação profissional da inteligência
Certos tipos de necessidades são adquiridos durante a vida do indivíduo. O desejo de atingir um alto padrão de sucesso, dominar tarefas complexas e ultrapassar os outros, de acordo com a teoria das necessidades adquiridas, é denominada de
São consideradas necessidades na pirâmide de Maslow:
Com base nos conhecimentos do Behaviorismo Radical, analise as afirmativas a seguir.
I. Todos os comportamentos são aprendidos durante a vida do indivíduo, principalmente através da interação com o meio.
II. Apesar de não negar os sentimentos e as emoções e embora não possam ser acessados, o Behaviorismo Radical optou por considerar como verdade apenas os eventos públicos os quais, podem ser observado igualmente por mais de um espectador.
III. Ações, pensamentos e sentimentos obedecem às mesmas leis, e têm as mesmas propriedades de qualquer outro comportamento, diferenciando-se apenas pelo grau de acessibilidade.
IV. O Behaviorismo Radical baseia-se no pragmatismo.
V. O comportamento operante refere-se ao comportamento que produz modificações no ambiente e é afetado por essas modificações.
Assinale a alternativa CORRETA.
Maslow apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação dos funcionários dentro de uma organização, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. A alternativa que ordena tais necessidades, das mais primitivas para as mais refinadas é:
Na entrevista motivacional com um dependente químico, tão importante quanto entender como a dependência se manifesta nesse indivíduo, é compreender sua motivação para a mudança, já que essa compreensão pode auxiliar no planejamento terapêutico de cuidados a este paciente. Se nesta avaliação for evidenciado que o sujeito percebe um problema em relação ao seu uso de substâncias, mas está ambivalente para promover mudança, com um discurso como: “Talvezfosse melhor para a minha saúde se eu usasse menos, embora eu não ache que use demais”, entende-se que se encontra no estágio de prontidão para a mudança conhecido como:
No processo de comunicação organizacional, quando uma pessoa sente fortes emoções é muito difícil escutar a outra pessoa. Ambas as partes estão sujeitas a
Quanto à motivação, à satisfação e ao envolvimento no
trabalho, assinale a alternativa correta.
As teorias de motivação, de Abraham Maslow, Fred
Herzberg e David McClelland, são, essencialmente, teorias
de
Clayton Alderfer propôs uma modificação na teoria de Maslow em um esforço para simplificá–la e para responder às críticas à ausência de verificação empírica. Essa teoria identificou três categorias de necessidades: de existência, de relacionamento e de
A teoria de motivação da equidade propõe que as pessoas
são motivadas a buscar equidade
No que se refere às teorias relacionadas ao tema da liderança,
julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria caminho-meta, para não gerar frustrações
futuras, o líder deve motivar seus liderados, estimulando-os
com expectativas positivas no que se refere aos objetivos da
organização. Entretanto, é necessário que os subordinados
confiem nos caminhos pelos quais os líderes os guiam, de
modo que tais objetivos sejam alcançados.