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O processo de feedback nas organizações está relacionado aos temas da comunicação, do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe. Sobre a comunicação e o feedback, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A comunicação é um processo de troca de mensagens entre pelo menos duas pessoas e envolve uma série de elementos para a transferência e a compreensão de significados.

( ) Nas organizações contemporâneas, a comunicação já não é mais o principal entrave dos relacionamentos humanos, isso porque ela acontece majoritariamente de forma virtual, o que diminui ruídos e dificuldades de comunicação.

( ) A comunicação no contexto do trabalho é um dos fatores que interferem na motivação, na satisfação com o trabalho e no desempenho no trabalho.

( ) O feedback é um dos elementos do processo de comunicação e visa a verificação da compreensão da mensagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A frase “só acredito na mensagem, se acreditar no mensageiro”, se aplicada à liderança, significa que para ser legitimado e eficaz, a característica fundamental que um líder necessita é

A comunicação organizacional é um processo altamente complexo, sendo fundamental analisá-la em seus diferentes aspectos.

A respeito desse tema, assinale a afirmativa incorreta.

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.

A comunicação entre as pessoas é o meio pelo qual os contatos interpessoais são estabelecidos e, quando bem sucedida no contato inicial, a relação interpessoal resultante é duradoura.

A mensagem que enviamos nem sempre é a mensagem que é recebida. Geralmente dependemos de pistas verbais para determinar se nossa mensagem foi compreendida da maneira que queremos.

Sobre as técnicas usadas para corrigir mal-entendidos e fazer uso da comunicação não violenta, analise as afirmativas a seguir.

I. Podemos pedir ao ouvinte que repita a mensagem em suas próprias palavras o que ele nos ouviu dizer.

II. Demonstrar empatia com um ouvinte que não queira atender a seu pedido.

III. Fazer solicitações desacompanhadas dos sentimentos e das necessidades do solicitante.

Está correto o que se afirma em

Qual é o teórico da comunicação organizacional que descreveu que “a comunicação é a função organística, interpessoal e organizacional essencial e predominante, isto é, a entrada, o processamento e a saída programáticos da 'informação’”?

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.

A comunicação entre as pessoas é o meio pelo qual os contatos interpessoais são estabelecidos e, quando bem sucedida no contato inicial, a relação interpessoal resultante é duradoura.

A comunicação não violenta consiste em habilidades de linguagem e de comunicação que promovem o respeito, a atenção e a empatia. A comunicação não violenta compreende basicamente quatro componentes que se iniciam com a observação do que afeta nosso bem-estar e, consecutivamente, a identificação de como nos sentimos, o reconhecimento daquilo que gera nossos sentimentos e, por fim, as ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida.

Esses componentes são, respectivamente,

Com relação às barreiras na comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Barreiras pessoais: interferências decorrentes das limitações, emoções e valores de cada pessoa.

II. Barreiras físicas: interferências presentes no ambiente em que ocorre o processo de comunicação.

III. Barreiras semânticas: interferências relacionadas aos símbolos usados no processo de comunicação.

Está correto o que se afirma em

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.

A análise do discurso, adequada para o processamento de materiais provindos de entrevistas e grupos focais, é definida como técnica de extração de indicadores, quantitativos ou não, dos materiais verbais com vistas à inferência de conhecimentos relativos às condições de comunicação das mensagens.

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.

Indivíduos com altas habilidades sociais, capazes de se comunicar com clareza e eficácia no trabalho, mantendo boas relações interpessoais, são aqueles que também apresentam maior ansiedade no ambiente laboral devido à necessidade de manter seu status perante colegas e superiores.

A empresa XYZ adotou ambientes integrados, seguindo o padrão open space, a fim de ter mais fluidez nas comunicações e diminuir as barreiras hierárquicas entre as pessoas. Porém, esse modelo exige certas mudanças comportamentais, como redução da emissão de ruídos que interfiram no quotidiano do trabalho. Porém, neste processo de adaptação, em que ainda há certo nível de ruído é comum grupos tentando trabalhar silenciosamente, enquanto outro tem discussões acaloradas sobre temas não-relacionados ao trabalho, e ainda num tom de voz não apropriado ao modelo.

Procurando educar os funcionários ao novo modelo do espaço de trabalho, a equipe de psicólogos do departamento de recursos humanos deve

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.

A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.

As relações interpessoais são favorecidas quando as pessoas entendem que as condutas de outros em relação a elas são primordialmente resultado de características pessoais inerentes à personalidade de cada um, e não decorrentes de variáveis situacionais.

Nos processos de comunicação nas organizações o feedback, ou informação de retorno, é considerado um importante recurso

que se relaciona diretamente com outras dimensões dos processos organizativos, tais como: avaliação de desempenho, clima

organizacional e relações sócio-profissionais. Deste modo, o feedback no contexto organizacional

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