Cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial e corporativa) está relacionada à forma como a organização conduz seus negócios e como trata seus clientes, usuários e parceiros. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
O gerenciamento da cultura corporativa por meio da atuação dos líderes é uma das estratégias de mudança e desenvolvimento organizacional
“[...] satisfação no trabalho seria um sentimento extremamente sensível às políticas e práticas gerenciais, especialmente aquelas que definem os procedimentos e a distribuição de retornos (percepções de justiça no trabalho) para os comportamentos de trabalhadores, que revelam se a empresa está comprometida com os seus colaboradores, ou seja, o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar deles (percepções de suporte organizacional) e o quanto ela (a empresa) estaria disposta a retribuir aos seus empregados os esforços e todos os investimentos que eles aplicam na organização (reciprocidade organizacional)" (Siqueira, 2008, p. 266-7). A satisfação no trabalho compreende cinco dimensões. Assinale a alternativa que apresenta a dimensão que NÃO se relaciona com a satisfação no trabalho:
Um gestor que possui o hábito de visitar, sem aviso prévio, as áreas da empresa e conversar com todos os colaboradores independentemente do seu nível hierárquico, desenvolvendo relacionamentos positivos e obtendo informações diretamente deles sobre suas áreas e seu trabalho, está utilizando uma técnica de comunicação denominada
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
A cultura organizacional além de fazer que as pessoas criem uma identidade na organização, deve facilitar o compromisso coletivo, promover a estabilidade do sistema social e modelar o comportamento humano em relação ao meio que os cerca.
Cláudia recebeu uma mensagem de seu gerente, com o seguinte texto: “Jantamos juntos essa noite e você continua trabalhando aqui, que tal ?"
Sobre as situações de assédio sexual no ambiente de trabalho, assinale a afirmativa correta.
Meyer, Allen e Smith (1993) desenvolveram uma concepção de comprometimento organizacional com três tipos de comprometimento. As frases: “Eu ficaria feliz em ficar o resto da minha carreira nesta organização" e “Eu realmente me sinto como se os problemas da organização fossem os meus próprios", referem-se ao comprometimento
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
Aspectos como tempo de casa, estrutura organizacional e posições gerenciais são exemplos de dimensões individuais e coletivas de diversidade nas organizações.
O estudo do comportamento organizacional explora uma ampla gama de temas que incluem:
I. Fenômenos baseados no indivíduo, como percepção e personalidade.
II. Processos interpessoais e de grupos de trabalho, como poder e liderança.
III. Movimentos do mercado, como necessidade dos clientes e estratégias de branding.
IV. Fenômenos da sociedade moderna, como depressão e violência social.
Está correto o que consta APENAS em
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
O gerenciamento de conflitos por meio do conflito programado estimula um debate de pontos de vista opostos para se entender melhor uma situação-problema.
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
Na cultura organizacional, os membros organizacionais devem ensinar, uns aos outros, valores, crenças e comportamentos, por meio de mecanismos que incluem o design de espaço físico, os slogans, os critérios de promoção e símbolos de status.
A rotatividade é determinada basicamente por dois fatores:
Historicamente a prática do psicólogo organizacional esteve mais voltada para os processos de administração de recursos humanos. Na última década tem se consolidado a atuação deste profissional em atividades consideradas emergentes (Zanelli, 2002). Desta forma, assinale a alternativa em que explicita o que se pode considerar como um campo emergente de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nos dias atuais.
No Brasil, as descobertas da síndrome do trabalho vazio entre bancários, da paranoia entre digitadores, da histeria em trabalhadores
de creches e do burnout em educadores foram alcançadas por meio de um método de investigação utilizado para identificar
quadros psicopatológicos associados a determinadas categorias profissionais. A partir desta elucidação, considere:
I. Este método estuda a distribuição, determinação e modos de expressão, para fins de planejamento, prevenção e
produção de conhecimento, de qualquer elemento do processo saúde/doença em relação à determinada população.
II. Há o entendimento de que o sofrimento psíquico e a doença mental ocorrem quando, e apenas quando, afetam esferas
da nossa vida que são significativas, geradoras e transformadoras de significado, como por exemplo, a esfera do trabalho.
III. A relação deste método de investigação com o, chamado hoje, campo da saúde do trabalhador se faz a partir da obra de
Ramazzini, a primeira publicação sistematizada sobre os efeitos do trabalho nos processos de adoecimento dos
trabalhadores.
IV. O modelo da determinação social da doença, com a aplicação dos conhecimentos das ciências sociais, empobreceu este
método de investigação, com contribuições que não permitiram comprovar o caráter social do processo saúde/doença.
V. A concepção monocausal, que se deu apenas a partir da 2a
guerra mundial, tem se apresentado como marco explicativo
predominante em substituição ao paradigma multicausal, favorecendo a aplicação da epidemiologia no campo da
saúde/doença mental.
Está correto o que consta APENAS em
Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano
nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Prevalece nos adultos emergentes uma perspectiva moralista e mercadológica da atividade laboral, o que maximiza os efeitos negativos do trabalho no indivíduo.
Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.
O desempenho contextual refere-se a fatores disposicionais como, por exemplo, personalidade, motivação para trabalhar, comprometimento, e podem variar em função dos cargos ou dos tipos de tarefa.