A respeito das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas bem como dos subsistemas de gestão de pessoas, julgue o item a seguir
A avaliação de cargos consiste no processo de analisar e comparar o conteúdo dos cargos na perspectiva da carreira
A gestão de pessoas nas organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em novos processos de avaliação de desempenho de empregados e colaboradores. Considerando esse contexto, julgue o item que se segue.
O método de escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos
As competências relevantes ao desempenho no trabalho apresentam diferentes classificações, a depender de seu contexto de aplicação. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que competências profissionais
As condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho estão baseadas em princípios como relevância, sensibilidade, confiabilidade, aceitabilidade e confiança. A respeito desse assunto, assinale a opção correta
São etapas de uma avaliação de desempenho participativa por objetivos:
Toda avaliação gera um resultado. No caso da Avaliação de Desempenho (AD), o resultado produzido por ela pode ser aplicado para diferentes finalidades na gestão organizacional. Entre as aplicações da AD é possível indicar a (o)
Sobre avaliação de desempenho, é INCORRETO afirmar:
Em uma organização, o departamento de gestão de pessoas está elaborando um processo de avaliação de desempenho. Para tal, fez reuniões com gestores e trabalhadores para identificar o melhor modelo e forma de desenvolver o processo de avaliação. Depois de alguns meses discutindo o assunto, chegaram à conclusão de que o melhor modelo de avaliação de desempenho para aquele momento organizacional era a Pesquisa de Campo. Sobre esse modelo, é correto afirmar:
Com relação à avaliação de desempenho, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada trabalhador, em que se consideram as atividades que ele desempenha, as metas e resultados alcançados, as competências que ele oferece e o seu potencial de desenvolvimento.
( ) A avaliação de desempenho deve ser um processo dinâmico e envolver o trabalhador, sua gerência e a equipe de trabalho.
( ) A avaliação de desempenho tem como principal objetivo avaliar um trabalhador para lhe conferir uma promoção no trabalho.
( ) A avaliação de desempenho deve enfatizar a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho e não o trabalhador no cargo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.
Um erro comum nas avaliações de desempenho é a comparação de um indivíduo com o indivíduo avaliado imediatamente antes dele, o que pode resultar em julgamento tendencioso.
Em relação aos procedimentos de avaliação e gestão do desempenho, julgue os itens a seguir.
Os métodos de avaliação de desempenho nas instituições públicas têm por finalidade instituir critérios impositivos e avaliativos em relação ao comportamento dos servidores.
Escalas de classificação gráfica, lista de verificação e escalas de classificação comportamental são três métodos de avaliação do desempenho que se baseiam na avaliação em relação aos
Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.
A escala de avaliação baseada na classificação comportamental destina-se a medir a frequência de cada um dos comportamentos de grau de importância similar esperados do indivíduo em seu desempenho no trabalho.
Em relação aos procedimentos de avaliação e gestão do desempenho, julgue os itens a seguir.
É classificado como método dos incidentes críticos aquele em que o avaliado, obrigatoriamente, tem de selecionar duas opções entre quatro existentes em um bloco de perguntas.
Na construção de uma Avaliação de Desempenho, considere:
I. Não é possível iniciar pela avaliação.
II. Empenho e desempenho são conceitos iguais.
III. O avaliador precisa estar preparado para avaliar.
IV. Competência é um comportamento não observável.
Está correto o que consta APENAS de