A participação efetiva e a gestão democrática são fundamentais para que a autonomia escolar seja resultado da construção coletiva e democrática de projetos, na instituição educativa, que venham a atender aos anseios da comunidade escolar. A construção desses processos, implica:
O atual PNE é um projeto nacional que determinou diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Quanto às metas do PNE, assinale a alternativa correta.
O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar‐se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Segundo Libâneo, há professores interessados em um trabalho docente mais consequente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na tendência
Moura (2014) ressalta, no capítulo “surdez e linguagem" do livro Tenho um aluno Surdo e agora? introdução à Libras e Educação de Surdos, que no espaço escolar a criança surda poderá adquirir a Língua de Sinais e desenvolver a sua linguagem. Para isso é necessário que ela tenha um ambiente rico e estimulador. Esse tipo de ambiente para a criança surda, na escola, é favorecido pelas seguintes condições:
“A identidade é construída dentro da(s) cultura(s) e não fora dela(s)” (HALL, 2000, p. 110). Portanto, a cultura surda é o lugar para o ser surdo construir sua identidade, sua subjetividade, o ser sujeito surdo. A citação do autor enquadra-se na seguinte teoria:
Segundo Quadros e Karnopp (2004), há duas formas de criar novos sinais na Libras, a derivação e a composição. No que diz respeito à formação de sinais compostos, observa-se que tanto regras fonológicas quanto morfológicas podem ser aplicadas nesse processo. Uma das regras morfológicas identificadas na formação de sinais compostos na Libras é a Regra da sequência única, definida como
De acordo com Sá (2006), é somente a partir do século XVIII que tem início a educação institucionalizada dos surdos. A instituição mais famosa desse período é o atual Instituto de Jovens Surdos de Paris, fundado pelo abade francês Charles-Michel de l'Epée em 1756. Segundo Sacks (2010), para ensinar aos surdos a leitura e a escrita, o abade de l'Epée desenvolveu o sistema de sinais metódicos, o qual pode ser definido como
Na educação inclusiva para surdos é importante
No ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, a identificação dos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos pode promover um ambiente de aprendizagem que valorize suas diferentes formas de aprender (GESSER, 2012). O estilo de aprendizagem em que o aluno recorre à experiência física (sentir, tocar, manusear), para a aprender a Libras, tem sido denominado de
De acordo com Mertzani (2010), o ensino de línguas de sinais para ouvintes tem utilizado métodos de ensino de segunda língua. A abordagem de ensino de Libras para ouvintes cujo foco da aprendizagem não está na forma linguística, mas no desenvolvimento de uma competência para usar a Libras em situações reais, é a
O Artigo 30 da Lei n.º 13.146 de 2015, que trata dos processos seletivos para ingresso e permanência no ensino superior, determina que, para garantir acessibilidade às pessoas surdas, estas passam a ter como direitos garantidos
Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em consideração, como
I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as.
II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área.
III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional.
IV. apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
No que tange ao papel da avaliação formativa é correto afirmar que