Sacks destaca que L'Épée foi, provavelmente, o primeiro ouvinte a aprender os sinais, sendo ele quem desenvolveu o método para ensinar os surdos a ler associando os sinais a:
O professor, na perspectiva da Educação Inclusiva, não ministra um "ensino diversificado" e, para alguns, ele prepara atividades diversas para seus alunos (com e sem deficiência) ao trabalhar um mesmo conteúdo curricular. A proposta educacional inclusiva aponta para um modelo de direção escolar que adote um modo de gestão:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos afirma que a educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando algumas dimensões. Assinale a alternativa abaixo que não condiz com essas dimensões:
"Entender a realidade plural e diversa, com um novo enfoque, não parece ser coisa fácil. Há algumas décadas vimos palmilhando esse caminho com um esforço gigantesco. Mas ainda custa-nos muito conviver com a diferença."
(DA SILVA, Antonio Luiz. Pluralidade e Diversidade: Pensar sobre a diferença e a sua emergência na escola. Revista Lugares de Educação.).
Tal reflexão vai ao encontro de um dos objetivos do Referencial Curricular para a Educação Infantil que prevê condições para que a criança:
A valorização do professor da Educação Básica passa pela oferta e promoção de formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Também pela efetivação da existência de planos de carreira para os (as) profissionais da Educação Básica, tomando como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal. Essas questões dizem respeito a quais metas do PNE:
A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato Souza em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
Sobre a Língua Estrangeira (LE) na LDB, é verdadeiro o que afirma a letra:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), ao tratar da composição dos níveis escolares, estabelece que a educação básica compõe-se de: Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa não condizente com um objetivo do PNE - Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172/2001.
Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
( ) Garantia de padrão de qualidade.
( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.
Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":
Em linhas gerais, os Parâmetros Curriculares Nacionais se caracterizam por:
I. Manter a visão de conteúdo nos conceitos, reconhecendo que procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos são relevantes.
II. Apontar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos que contemplem o uso das tecnologias da comunicação e da informação, para que todos, alunos e professores, possam delas se apropriar e participar, bem como criticá-las e/ou delas usufruir.
III. Mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento aprendido gere maior compreensão, integração e inserção no mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade — cidadãos — desde o primeiro dia de sua escolaridade.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, indique qual das alternativas acima está errada:
“Analisando os textos escritos que costumam ser considerados adequados para os leitores iniciantes, verifica-se que, na grande maioria, são curtos, às vezes apenas fragmentos de um texto maior - sem unidade semântica e/ou estrutural -, simplificados, em alguns casos, até o limite da indigência." (Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa).
A partir do trecho dado acima, pode-se afirmar que é incorreto o que se afirma na alternativa:
Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, para que se concretize a educação escolar, exige-se um padrão mínimo de insumos, que tem como base um investimento com valor calculado a partir das despesas essenciais ao desenvolvimento dos processos e procedimentos formativos, que levem, gradualmente, a uma educação integral, dotada de qualidade social:
I- Pessoal de apoio técnico e administrativo que responda às exigências do que se estabelece no projeto político-pedagógico.
II- creches e escolas que possuam condições de infraestrutura e adequados equipamentos.
III- Professores qualificados com remuneração adequada e compatível com a de outros profissionais com igual nível de formação, em regime de trabalho de 36 (trinta e seis) horas em tempo integral em uma mesma escola.
Está incorreto o que se afirma em:
Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, indique a alternativa incorreta:
Com base no documento Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, os direitos humanos e a educação em direitos humanos consagraram-se como tema global, reforçado a partir de qual Conferência?