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Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
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  • 4
    • a
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    • a
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  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2 (1998) O complexo processo de construção da identidade e da autonomia depende tanto das:

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.

A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.

“Iniciativas de órgãos de caráter educativo existem, em nível nacional, há pouco mais de 20 anos e voltam-se com maior frequência às crianças de 4 a 6 anos. Só em 1974, o pré-escolar recebeu atenção do governo federal, evidenciado na criação da ________________________________, em documentos e pareceres do Conselho Federal de Educação [...]". (KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/ou fundamental, p. 801).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, e de acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial (Resolução 4 de 02/1 0/09), a Educação Especial se realiza:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° .394/1996, art. 4º, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

Considerando que ao longo da história do atendimento às crianças por meio de instituições com finalidades sociais, houveram diversas modalidades para tais condições. Em específico houveram as instituições voltadas para o atendimento de crianças de baixa renda e condições sociais adversas, desse modo, por muito tempo essa abordagem foi marcada como uma educação infantil:

Numa turma de pré-escola, a professora Lívia trabalha a rima de palavras com o poema "O jogo de bolas" de Cecília Meireles. Depois de chamar a atenção das crianças para o final igual de algumas palavras como bola/ bela, Raul/azul, Lívia sugere a brincadeira "Vamos Rimar?" para as crianças criarem novas rimas com outras palavras.

Por meio dessa atividade lúdica, a professora desenvolve desde a Educação Infantil:

Quando falamos em educação de crianças, podemos salientar duas instituições de extrema importância nesse processo: família e escola, com um objetivo único de conduzir a criança corretamente para que se torne um adulto responsável com futuro próspero. Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:

I - Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II - A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.

III - Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.

IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.

V - O ideal é que pais, professores e comunidade estreitem seus laços e torne a educação um processo coletivo.

Das afirmações, estão CORRETAS:

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que:

I - Em seu sentido integral, é um eficiente meio estimulador das inteligências.

II - O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.

III - Os jogos ajudam a controlar os impulsos, ajudam na aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas.

IV - Os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente.

É CORRETO o que está contido em:

Acerca da avaliação na Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que “As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças [...]" (BRASIL, 2010).

Assinale a alternativa a seguir que completa corretamente a citação acima.

A creche pode ser benéfica para o bebê principalmente se ele é muito paparicado e mimado pela família. Na escolinha a criança pode aprender muitas coisas, EXCETO:

Sobre o Projeto Político-Pedagógico na educação infantil, podemos dizer que

Marque a alternativa CORRETA corresponde à faixa etária para o atendimento em creches e pré-escolas, conforme a Lei 13.306/2016.

Em relação à Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o fraldário é local para higienização das crianças, troca e guarda de fraldas e demais materiais de higiene, pré-lavagem de fraldas de pano e eliminação de fezes. A opção pela utilização de fraldas de pano ou fraldas descartáveis deve ser feita pelas famílias em parceria com a comunidade escolar.

Uma sugestão para aspecto construtivo do fraldário é:

Ao auxiliar uma criança no momento da refeição, a cuidadora percebeu que a comida estava quente, podendo causar queimadura ou desconforto. Considerando a conduta adequada nesse caso, analise as afirmativas a seguir. I. A cuidadora deve soprar o alimento e experimentá-lo antes de oferecer à criança. II. Caso seja necessário, a criança deve ser incentivada a soprar sua própria comida. III. Deve-se ensinar à criança que espere um pouco até que o alimento esteja na temperatura adequada. Está correto somente o que se afirma em:

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