“Um paciente de 15 anos de idade, gênero masculino, caucasiano, foi encaminhado, pelo ortodontista, ao consultório de um estomatologista, devido a uma lesão diagnosticada em exame de rotina. Ao exame físico não foi observada expansão de cortical óssea. A radiografia panorâmica mostrou imagem radiolúcida de, aproximadamente, 2 cm de diâmetro na região anterior da mandíbula, que se projetava em forma de cúpula entre as raízes dos dentes. A lâmina dura dos dentes adjacentes estava preservada e o teste de vitalidade pulpar foi positivo" O diagnostico clínico do caso descrito anteriormente é de:
Segundo a análise de Bolton, quando os dentes anteriores superiores são muito grandes em relação aos anteriores inferiores, podem ser encontradas as seguintes desarmonias:
Considere os itens a seguir sobre os Odontomas Complexos: I - É uma malformação na qual todos os tecidos dentais estão representados, num padrão mais ou menos desordenado, mas no qual os tecidos individuais são, principalmente, bem formados. A lesão ocorre mais comumente nas regiões de pré ou de molares. II - A fase de crescimento ativo é durante a formação da dentição, e, aqueles casos que causam expansão do osso, são usualmente diagnosticados durante as primeiras duas décadas. III - Radiograficamente, a lesão começa como uma área radiopaca bem definida, na qual há progressiva deposição de material radiolúcido, de natureza modular. Está correto o que se afirma em:
A mobilidade é o resultado da perda de inserção óssea por doença periodontal ou trauma oclusal. Movimento de até 1 mm no sentido V-L classifica a mobilidade dental em:
Sobre alguns defeitos de desenvolvimento da região maxilofacial e oral, relacione as colunas:
I - Lábio duplo
II - Leucoedema
III - Língua pilosa
IV - .Síndrome de Eagle
V - Defeito de Stafne.
( ) Condição incomum caracterizada pelo aumento e hiperceratose das papilas filiformes. As papilas apresentam pigmentação negra marrom ou amarelada.
( ) Dobra linear do tecido hiperplásico excessivo ao longo da superfície mucosa do lábio.
( ) Área radio transparente abaixo do canal mandibular, na região posterior da mandíbula, entre os molares e o ângulo mandibular. A lesão é bem circunscrita, assintomática e apresenta borda esclerótica.
( ) Representa uma variação da mucosa oral, na qual o tecido envolvido apresenta um aspecto branco ou acinzentado opalescente.
( ) Corresponde a mineralização do processo estiloide principalmente após amigdalectomia.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA sobre tipos de cimentos usados nas restaurações.
Considere os itens a seguir sobre os requisitos de uma agente cimentante ideal:

São corretos os requisitos apresentados em:
A ____________________________ é metabolizada rapidamente pelo fígado, pulmões e rins, sendo considerada sistemicamente menos tóxica do que os outros anestésicos locais do tipo amida, de potência equivalente. Sua potência vasodilatadora é a menor, ao se comparar aos demais sais, permitindo a associação ao vasoconstritor Felipressina, com baixa potência vasoconstritora. O produto da sua metabolização é a orto toluidina, gerando metahemoglobina, incapaz de transportar e se desligar do oxigênio. Esta reação adversa é chamada metemoglobinemia, contraindicando o seu uso a pacientes anêmicos, grávidas e crianças.
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
Considere as técnicas anestésicas a seguir:
I - Com agulha curta penetrar na papila incisiva, cerca de 5mm acima de seu bordo inferior. Ao sentir uma resistência óssea, recua-se a agulha cerca de 1 mm e injeta-se o anestésico;
II - Penetrar com a agulha curta na fossa pterigo palatina situada distalmente ao último molar a cerca de 10 mm do bordo ósseo alveolar, aprofundar cerca de 5mm e injetar o anestésico.
Sobre os itens acima é correto afirmar que:
Os materiais restauradores dentários mais usados pela odontologia atualmente são, EXCETO:
Qual a finalidade da bomba a vácuo:
Para a realização do isolamento absoluto do campo operatório, é necessário, exceto:
O periodonto de sustentação é composto por:
Um paciente adulto apresenta mal-estar, perda de peso, sudorese noturna e tosse. Ao exame intrabucal, verifica-se lesão na mucosa jugal, crônica e indolor. Estas são características clínicas da:
Um paciente apresenta queixa de dor intensa e localizada em um segundo pré-molar superior com restauração profunda. Verifica-se a ausência de edema e mobilidade. O teste térmico a frio foi negativo. A imagem radiográfica mostra rarefação óssea periapical. A hipótese de diagnóstico clínico é: