A figura apresenta prevalências de cárie dentária, aos 12 anos de idade, nos estudos epidemiológicos realizados no Brasil em 2003 e 2010.
De acordo com os resultados apresentados, assinale a alternativa correta.
O íon flúor é considerado um importante agente preventivo e terapêutico de lesões de cárie dentária, e sua manutenção no ambiente oral interfere no processo de desmineralização e remineralização dental. Diante do conhecimento sobre o mecanismo de ação do flúor na estrutura dental e no tecido cariado, assinale a alternativa correta em relação à participação do flúor na cariostase.
Um paciente chegou ao consultório odontológico e foi diagnosticado com uma cárie profunda no elemento dental 14, atingindo a polpa dental, sendo indicado tratamento de canal. Assim, foi observada a necessidade de realização de isolamento absoluto para prevenir a deglutição de substâncias químicas pelo paciente durante o tratamento. Diante disso, para montar corretamente a mesa clínica, o auxiliar em saúde bucal precisa selecionar quais instrumentais e materiais para a realização do isolamento absoluto?
A cavidade bucal, além da cárie dentária, apresenta outros problemas considerados importantes para a saúde pública. Problemas como a doença periodontal, maloclusão, fissura lábiopalatina, câncer bucal e fluorose dentária têm aumentado a sua ocorrência na população brasileira. Assinale a alternativa que apresenta os principais fatores relacionados com a doença periodontal.
O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) tem como atribuição assessorar o cirurgião-dentista nos procedimentos realizados nos pacientes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o material utilizado para moldagem com objetivo de confeccionar uma prótese removível.
Leia as afirmativas abaixo sobre as medidas de morbidade usadas na Epidemiologia e assinale a alternativa CORRETA:
I. A relação entre incidência e prevalência segue a seguinte fórmula: INCIDÊNCIA = PREVALÊNCIA X DURAÇÃO MÉDIA DA DOENÇA
II. A incidência mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo (dia, semana, mês, ano).
III. A prevalência (p) mede o número total de casos, episódios ou eventos existentes em um determinado ponto no tempo. Indica o número de pessoas da população que passou de um estado de não-doente para doente.
IV. A mudança da prevalência pode ser afetada tanto pela velocidade da incidência como pela modificação da duração da doença.
A vigilância epidemiológica é um “conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de se recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". A fase mais nobre da metodologia utilizada na Vigilância Epidemiológica é denominada de:
As diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal buscam a ampliação e qualificação da Atenção Básica. Para isso, recomenda a organização e o desenvolvimento de determinadas ações. Qual das alternativas abaixo não configura uma dessas ações?
Apresenta-se como fissuras radiais partindo da comissura labial, esta associada a eritema e, por vezes, a placas esbranquiçadas:
Desfalecimento, sem perda da consciência, também conhecido como distúrbio neuro-vegetativo, acompanhado da abolição das funções motrizes e/ou motoras, que lembram efeito extra-piramidal, com integral conservação das funções respiratórias e cardíacas Essa descrição refere se a um quadro clássico de emergência ocorrida com muito freqüente no atendimento odontológico denominado de:
As características anatômicas dos dentes decíduos e permanentes diferem em alguns itens. Veja abaixo algumas características anatômicas dos dentes.
I- O esmalte tem uma coloração mais clara e opaca (cor: branco azulada, branco-leitosa, brancoargilosa) II- Esmalte tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente ao nível do colo
III- Prismas de esmalte orientam-se gengivalmente na região do colo do dente
IV- Raízes menores, mais delgadas e mais claras
V- Maior espessura de dentina.
VI- Pontos de contatos
VII- Superfícies de contatos
Das características anatômicas dos dentes permanentes, são verdadeiros somente os itens:
Analise as asserções a seguir sobre os fatores de risco no trabalho na ÁREA ODONTOLÓGICA. Um maior conhecimento dos mecanismos etiopatogênicos, diagnósticos e terapêuticos de transmissão das doenças contribui para minimizar o risco de exposição durante a realização de procedimentos em Odontologia, permitindo adotar medidas racionais de proteção pré e pós-exposição, caso esta última ocorra. PORQUE A estatística dos acidentes de trabalho envolvendo substâncias químicas, assim como a grande maioria dos acidentes em geral, mostra uma maior frequência de casos de trabalhadores que apresentam falta de experiência ou excesso de confiança. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana por um processo que utiliza
processos químicos e físicos. A esterilização por meios físicos pode ser feita através da _______________, com calor saturado sob pressão, da _______________, com calor seco e ou através da radiação ionizante ou não ionizante. A esterilização através dos meios químicos pode ser feita através de _______________ e/ou glutaraldeído, por exemplo. Em sequência as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
Assinale a alternativa que apresenta a dosagem máxima recomendada de anestésicos locais, segundo Stanley Malamede.
Após extração dentária ou osteotomia maxilar, ocorre contaminação do seio maxilar por bactérias da cavidade bucal. Com seio maxilar saudável, deve-se providenciar um rápido e perfeito vedamento com rotações de retalhos gengivais ou mucogengivais, no mesmo ato cirúrgico. Nesse caso: