A interação dos tratamentos endodôntico e ortodôntico tem
apresentado evolução no que se refere à definição de condutas e conceitos. Sobre
a inter-relação endodontia-ortodontia, é INCORRETO afirmar que:
Uma das razões mais comuns para a doença endodôntica
recorrente é a Fratura Radicular Vertical (FRV), uma fratura grave, que se estende
longitudinalmente no longo eixo da raiz. Sobre esse tipo de fratura, marque a
alternativa INCORRETA:
O flare-up é uma urgência verdadeira que se desenvolve entre as
sessões do tratamento endodôntico e é causado por iatrogenia e/ou microorganismos
e seus subprodutos. NÃO é considerada uma condição indutora de
flare-up:
A imunização contra agentes de diversas doenças infecciosas é recomendada para toda a equipe odontológica. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a equipe deve atentar para as características da região onde exerce suas atividades laborais e a população atendida, pois diferentes vacinas podem ser indicadas. A vacina contra o agente da Hepatite B é de recomendação em todas as regiões do Brasil. Assinale abaixo como deve ser administrada esta vacina e como é realizada a comprovação de sua efetividade/soroconversão.
Assinale a alternativa incorreta, considerando o disposto pela Resolução CFO nº 63/2005.
Assinale a alternativa que contraria o disposto pela Lei nº 4.324/64.
Com relação à fluorose é correto afrmar que:
Saõ considerados cistos odontogênicos, EXCETO:
Na interrelação periodontia-dentística, é FALSO afrmar que:
Assinale a alternativa FALSA baseado na terminologia patológica descritiva das lesões.
Uma paciente com 60 anos de idade apresenta uma queixa principal de dor intensa, de curta duração e lancinante na região antero-inferior direita, que permanece por alguns segundos e parece um choque. O tratamento endodôntico dos incisivos central e lateral inferiores direitos não promoveu o alívio e os episódios de dor, sendo que as demais estruturas dentais estão íntegras. Das bases etiológicas para a dor listadas abaixo, a mais provavelmente envolvida nesse caso é:
A pericoronarite refere-se à inflamação da gengiva relacionada à coroa de um dente com erupção incompleta. Sobre a pericoronarite, considere os itens abaixo e marque a alternativa correta. I. A pericoronarite crônica é identificada pelo envolvimento do capuz pericoronário e estruturas adjacentes, assim como por complicações sistêmicas. II. Na pericoronarite aguda, o inchaço da bochecha na região do ângulo mandibular, assim como linfadenite, são achados comuns. III. Mesmo em pacientes sem sinais e sintomas clínicos, o capuz gengival pericoronário está, com freqüência, inflamado cronicamente e infeccionado, com variado grau de ulceração ao longo de sua superfície interna. IV. A pericoronarite ocorre com maior frequência na área mandibular do terceiro molar. Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
Segundo a atual classificação da doença periodontal, proposta em 1999 pela Academia Americana de Periodontia, são características da doença periodontal crônica quanto à
I. velocidade de progressão: lenta a moderada, mas pode ter períodos de progressão rápida.
II. extensão: localizada em incisivos centrais e primeiros molares.
III. extensão e gravidade: generalizada e moderada quando mais de 30% dos sítios afetados tiverem nível de inserção clínica (NIC) entre 3 e 4 milímetros.
IV. agressão x destruição dos tecidos periodontais: depósitos microbianos são inconsistentes com a lesão.
Está correto o que se afirma APENAS em
O cirurgião-dentista encontra-se frequentemente frente a um dilema: quando adotar uma postura conservadora, tratando dentes comprometidos periodontalmente e, quando optar extraí-los e substituí-los por implantes osteointegrados. As decisões terapêuticas devem ser embasadas na avaliação de riscos que envolvem a manutenção ou a extração de um dente comprometido, assim como riscos inerentes à instalação do implante. Sob o ponto de vista periodontal, considera-se um dente com prognóstico desfavorável, quando há perda de
Em relação ao tratamento dos resíduos gerados no consultório odontológico,