Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, relata estar sentindo dor na região do primeiro pré-molar superior direito. No exame radiográfico observa-se que a raíz do dente 15 tem tratamento endodôntico e está com fratura oblíqua abaixo do terço médio, com uma imagem sugestiva de um defeito ósseo de três paredes: mesial, distal e apical. A conduta adequada para esta paciente consiste em
Em relação ao cemento radicular, pode-se afirmar corretamente que
Dentre as contra-indicações da pulpotomia em dentes decíduos, é INCORRETO afirmar:
As áreas de competência para atuação do especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial incluem:
I. implante.
II. biópsia.
III. cirurgia ortognática.
IV. reimplantes.
Estão CORRETAS as afrmativas:
São lesões brancas que podem ser raspadas, EXCETO:
O ajuste oclusal é indicado nas seguintes situações, EXCETO:
A cavidade pulpar, na sua porção radicular, pode apresentar com frequência, ramifcações ou fusões. Assinale a alternativa na qual a descrição NÃO corresponde ao canal em questão.
Uma paciente do sexo feminino, de 33 anos de idade apresentou-se à clínica com queixa de aumento de volume vestibular e palatino em região da linha média maxilar, tendo observado tal aumento há aproximadamente dois anos. Ao exame clínico os incisivos centrais apresentaram-se íntegros e responderam positivamente ao teste de vitalidade pulpar, enquanto sua radiografia revelou uma área radiotransparente simétrica, de forma ovóide, com aspecto cístico entre os incisivos superiores. O diagnóstico mais provável é:
A xerostomia é uma manifestação clínica da disfunção das glândulas salivares, mais comum em pacientes com idade avançada. Esta manifestação pode estar associada a diversos agentes etiológicos, EXCETO:
A prescrição de fármacos em odontologia constitui-se em uma orientação escrita denominada “RECEITA”, dirigida ao farmacêutico, de como o fármaco deve ser fornecido, e deve conter explicações sobre as condições de uso do paciente. Desta forma, algumas normas precisam ser obedecidas. Para o preenchimento da prescrição medicamentosa, o campo
A endocardite bacteriana é uma infecção grave que resulta da proliferação bacteriana nas superfícies cardíacas danificadas em consequência da febre reumática, lesões valvulares adquiridas, defeitos do septo ventricular, entre outras condições patológicas. O fato de microrganismos comuns à cavidade bucal serem responsáveis por uma proporção significativa de agentes causais da endocardite bacteriana, é imperioso que o cirurgião-dentista investigue esta condição em seu paciente, considerando que
I. qualquer manipulação dentária que provoque sangramento gengival (até mesmo um exame intrabucal com espelho, sonda periodontal e explorador) pode acarretar bacteremia passageira em paciente cuja anamnese mostrou ser portador de valvulopatia.
II. em se tratando de pacientes com histórico prévio de endocardite bacteriana, é desnecessário, em qualquer tipo de tratamento dentário, procedimentos profiláticos uma vez que houve produção de anticorpos protetores.
III. em pacientes que se submeteram à derivação cirúrgica das artérias coronárias, (revascularização do miocárdio) o risco de desenvolver endocardite bacteriana pós-tratamento dentário é sempre muito elevado.
IV. muito embora a endocardite bacteriana possa ocorrer em pacientes sem lesões cardíacas previamente documentadas, a profilaxia antibiótica é desnecessária e só se justifica nos pacientes com anormalidades subjacentes conhecidas.
Está correto o que se afirma APENAS em
São fatores que têm contribuído para tornar o uso de resinas compostas em dentes posteriores uma prática mais frequente:
I. A sorpção de água que ajuda na resistência ao desgaste da restauração, tornando-a mais duradoura e compatível com o desgaste do material próximo daquele observado no esmalte dental.
II. Baixo grau de contração garantindo um ótimo vedamento marginal, além de assegurar uma homogênea compactação da resina em cavidades amplas evitando estresse interno da resina e o aparecimento de fendas junto à parede gengival, em restaurações classe II e V.
III. A preocupação cada vez maior por parte de muitos profissionais e pacientes com relação à aparência estética dos dentes.
IV. A expressiva melhora obtida no campo dos polímeros para uso odontológico, que viabiliza um desgaste do material restaurador próximo ou menor do que aquele observado no esmalte dental.
Está correto o que se afirma APENAS em
Sobre a técnica de restauração atraumática das lesões de cárie, pode-se afirmar corretamente que
O grande problema que envolve o câncer bucal diz respeito à falta de diagnóstico precoce. Portanto, o rastreamento do câncer da cavidade bucal pode ser útil para detectar lesões na população idosa. As estratégias de implementação da campanha de prevenção do câncer bucal em idoso do Estado de São Paulo constituem:
Os enxaguatórios bucais são considerados na prevenção de cárie e gengivite, tendo uma ação coadjuvante no controle do biofilme bacteriano. Pode-se afirmar corretamente que