Uma empresa fabricante de instrumentos médicos adota estratégia competitiva de diferenciação e tem estratégia de marketing baseada na flexibilidade, na qualidade e na rápida entrega dos produtos. A estratégia de operações mais apropriada para dar suporte a essa orientação dos negócios compreenderia o foco no:
O termo 'marketing social' apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e
técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo
passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação
e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes
escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores,
desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da
troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos
de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.
(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento
público. Rio de Janeiro: Campus, 1992)
Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.
A respeito das atribuições do marketing e da entrega de seus
serviços, julgue os itens a seguir.
Os atributos de experiência são avaliados pelo consumidor
antes da compra de um produto.
Considere que uma empresa deseje realizar a avaliação de um
novo produto, por meio de pesquisa que aborde informações
arraigadas. Considere ainda que a averiguação deva envolver
até 12 entrevistados por vez e buscar compreender o processo
de construção de percepções, atitudes e representações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a técnica de investigação
a ser usada.
Tudo o que diz respeito a uma determinada marca não é mais
segredo para ninguém. É imprescindível lembrar que as pessoas,
ao consumirem uma determinada marca, sabem que estão
levando um conjunto de valores agregados a ela.
A esse respeito, é incorreto afirmar que a marca deve transmitir
No contexto do marketing, os grupos que exercem influência direta sobre uma pessoa são chamados de grupos
de
Observe o conceito a seguir: “Um processo de análise dos padrões de comportamento dos consumidores ou visitantes online, objetivando manter clientes ou buscar novos consumidores por meio de relacionamento.” Tendo em vista que, no mercado, surgem frequentemente novas siglas, e intensificam-se os propósitos, assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada e à respectiva sigla.
Atualmente, o endomarketing tem desempenhado um papel muito importante em empresas e instituições. É INCORRETO afirmar que entre seus objetivos inclui-se
Considerando que, atualmente, os clientes são mais independentes e tendem à valorização de serviços confiáveis e ágeis, a cada dia, demanda-se, com mais intensidade, um bom relacionamento com eles. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto à estratégia que melhor desenvolve a lealdade de clientes.
Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e
organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os
itens subsequentes.
Marketing direto, ou marketing individual, é uma estratégia
comercial que se contrapõe ao marketing de massa.
Por meio da internet, foram criadas as redes sociais, que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, as organizações estão dando mais ênfase ao mundo tecnológico, passando a utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de rede social.
É correto afirmar que o objetivo da gestão do relacionamento com o cliente é
Os padrões de consumo são moldados de acordo com as características dos consumidores, ou seja, de acordo com a idade e o sexo. É importante considerar transições ou mudanças na vida das pessoas, quando se faz necessário conhecer os clientes. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta características relacionadas ao fator pessoal.
Uma empresa possui um novo produto para o qual o mercado tem tamanho limitado. Além disso, grande parte dos consumidores conhece o produto e está disposta a pagar um preço alto por ele, e a concorrência potencial não é significativa.
Limitado a trabalhar apenas com as variáveis preço e promoção, o gerente de marketing dessa empresa deve lançar o novo produto utilizando a estratégia de
Em relação à definição de Customer Relationship Management (CRM), assinale a alternativa correta.