O poema de Manoel de Barros, Texto II, pode ser usado em sala de aula para promover o exercício da literatura, conforme Rildo Cosson propõe no Texto I. Para tanto, o professor poderia mediar a leitura dos alunos apontando que esse poema:
Considerando que Minas Gerais é a paisagem local desses versos de Cláudio Manuel da Costa, analise as afirmativas a seguir.
I. Nem mesmo um cenário como o desse soneto garantiu a proteção do eu lírico contra o sentimento que o tomou.
II. O eu lírico alerta as “penhas" sobre a tirania do Amor, que será mais forte quanto mais resistência houver.
III. O eu lírico sugere que o cenário “duro" é o que determina a força maior que o Amor empregará para vencer seu adversário.
Estão corretas as afirmativas
Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema.
( ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida.
( ) O eu lírico mostra a relação com o tempo.
( ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente.
Assinale a alternativa CORRETA.
A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA quanto à ideia expressa por Drummond em seu poema Flor e a Náusea.
A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta do efeito estético presente nesses versos de Cruz e Sousa, que busca superar os limites dos vocábulos e alcançar a transcendência típica da poesia simbolista.
Assinale a alternativa correta quanto aos versos de Drummond e à sua relação com o gênero ou estilo literário que neles predomina.
Considerando que, durante o Barroco, os poetas escreviam praticamente para si mesmos e que, no Arcadismo, a intenção é divulgar as ideias em textos acessíveis ao maior número de leitores, identifique as características desses estilos, listadas a seguir, escrevendo (1) para as características do Barroco e (2) para as características do Arcadismo.
( ) Volta à Idade Média.
( ) Volta ao Renascimento.
( ) Autêntico, ainda que paradoxal.
( ) Celeste, espiritual, místico.
( ) Campestre, pastoril, bucólico.
( ) Todo conhecimento vem da experiência e da reflexão.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
No que concerne à produção dos escritores românticos brasileiros, assinale a opção correta.
Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.
A geração de 1930 vive um período de tensão e de crise e busca uma estabilização das conquistas modernas. Analise as afirmações sobre os poetas brasileiros dessa geração e sua produção.
I. Carlos Drummond de Andrade: as diferentes fases de sua poesia refletem a evolução de seu pensamento. Era também contista e cronista.
II. Jorge de Lima: sua poesia evoluiu de realista para uma poesia religiosa, mística, e então surrealista.
III. Vinicius de Morais: sua poesia evoluiu de católica para uma poesia erótica onde a presença da mulher é constante.
IV. Cecília Meireles: vem do Parnasianismo e filia-se ao Modernismo de segunda fase, quer pelo espiritualismo, quer pela forma, quer pela harmonia de seus versos.
É correto apenas o que se afirma em
Na primeira fase do modernismo, Oswald de Andrade, através do poema “Pronominais", faz uma sátira contra a cultura acadêmica e, por extensão, contra o rigor da norma culta que privilegia os moldes lusitanos.

O conteúdo gramatical que o poeta utiliza para a defesa de uma linguagem cotidiana brasileira é a sintaxe
A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:
Assinale a alternativa incorreta. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: