Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 556 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O poema de Manoel de Barros, Texto II, pode ser usado em sala de aula para promover o exercício da literatura, conforme Rildo Cosson propõe no Texto I. Para tanto, o professor poderia mediar a leitura dos alunos apontando que esse poema:

Considerando que Minas Gerais é a paisagem local desses versos de Cláudio Manuel da Costa, analise as afirmativas a seguir.

I. Nem mesmo um cenário como o desse soneto garantiu a proteção do eu lírico contra o sentimento que o tomou.

II. O eu lírico alerta as “penhas" sobre a tirania do Amor, que será mais forte quanto mais resistência houver.

III. O eu lírico sugere que o cenário “duro" é o que determina a força maior que o Amor empregará para vencer seu adversário.

Estão corretas as afirmativas

Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema.

( ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida.

( ) O eu lírico mostra a relação com o tempo.

( ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente.

Assinale a alternativa CORRETA.

A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa CORRETA quanto à ideia expressa por Drummond em seu poema Flor e a Náusea.

A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura” retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta do efeito estético presente nesses versos de Cruz e Sousa, que busca superar os limites dos vocábulos e alcançar a transcendência típica da poesia simbolista.

Assinale a alternativa correta quanto aos versos de Drummond e à sua relação com o gênero ou estilo literário que neles predomina.

Considerando que, durante o Barroco, os poetas escreviam praticamente para si mesmos e que, no Arcadismo, a intenção é divulgar as ideias em textos acessíveis ao maior número de leitores, identifique as características desses estilos, listadas a seguir, escrevendo (1) para as características do Barroco e (2) para as características do Arcadismo.

( ) Volta à Idade Média.

( ) Volta ao Renascimento.

( ) Autêntico, ainda que paradoxal.

( ) Celeste, espiritual, místico.

( ) Campestre, pastoril, bucólico.

( ) Todo conhecimento vem da experiência e da reflexão.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

No que concerne à produção dos escritores românticos brasileiros, assinale a opção correta.

Sabendo que se denomina de Pré-Modernismo tudo que aconteceu no âmbito artístico-cultural no Brasil, no século XX, antes da Semana da Arte Moderna, assinale a afirmação verdadeira.

A geração de 1930 vive um período de tensão e de crise e busca uma estabilização das conquistas modernas. Analise as afirmações sobre os poetas brasileiros dessa geração e sua produção.

I. Carlos Drummond de Andrade: as diferentes fases de sua poesia refletem a evolução de seu pensamento. Era também contista e cronista.

II. Jorge de Lima: sua poesia evoluiu de realista para uma poesia religiosa, mística, e então surrealista.

III. Vinicius de Morais: sua poesia evoluiu de católica para uma poesia erótica onde a presença da mulher é constante.

IV. Cecília Meireles: vem do Parnasianismo e filia-se ao Modernismo de segunda fase, quer pelo espiritualismo, quer pela forma, quer pela harmonia de seus versos.

É correto apenas o que se afirma em

Na primeira fase do modernismo, Oswald de Andrade, através do poema “Pronominais", faz uma sátira contra a cultura acadêmica e, por extensão, contra o rigor da norma culta que privilegia os moldes lusitanos.

O conteúdo gramatical que o poeta utiliza para a defesa de uma linguagem cotidiana brasileira é a sintaxe

A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:

Assinale a alternativa incorreta. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282