Analise as afirmações abaixo sobre a noção de texto literário e texto não-literário.
I. Modernamente, afirma-se que o que diferencia um texto literário de um não-literário é o fato de o primeiro ter função estética enquanto o segundo tem função utilitária.
II. O texto literário é denotativo e, assim, utiliza-se de mecanismos como a metáfora e a metonímia.
III. O texto literário é de caráter ficcional, podendo recriar o real num plano imaginário.
IV. Uma das características que permitem distinguir um texto literário de um não-literário é o assunto do texto.
Está correto o que se afirma em:
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
A crueldade e a rebeldia que caracterizam o menino Brás Cubas se contrapõem à imagem idealizada de infância, própria de autores românticos.
Julgue o próximo item, com relação ao fragmento de texto apresentado, ao contexto histórico-literário em que foi produzido e à produção literária machadiana.
Para compor um panorama da sociedade carioca do século XIX, Machado de Assis elege, principalmente nos romances da segunda fase de sua produção, protagonistas pertencentes às classes populares, como é o caso de Bento Santiago, narrador de Dom Casmurro.
Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
De acordo com o texto, Euclides da Cunha antecipou marcas da prosa de ficção da segunda geração modernista, entre elas a preocupação com o impacto do meio sobre o indivíduo.
Acerca do poema precedente e de aspectos da literatura brasileira a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
A liberdade formal e o coloquialismo presentes no poema apresentado são também características marcantes do projeto literário dos poetas modernistas da geração de 1945.
O poema de Bráulio Bessa servirá de base para a questão:
Analise as afirmativas sobre o texto:
I. Segundo o eu lírico, no amor há regras fixas e pré-definidas;
II. Aparece uma antítese nos dois últimos versos do poema;
III. As palavras “ninguém" e “comédia" são acentuadas pela mesma regra gramatical;
IV. “não se avexe, deixe o amor lhe carregar". – O sinônimo para a palavra destacada é “apresse".
São verdadeiras as afirmativas:
Leia o texto abaixo.

A variedade linguística encontrada no texto retrata
Para a resolução da questão considere o texto abaixo:
Em relação às palavras retiradas do poema, analise as seguintes assertivas:
I. As palavras lâmpada, círculo e mágico seguem a mesma regra de acentuação.
II. A palavra alguém recebe acento por ser oxítona terminada por “em".
III. A palavra solidão não é acentuada graficamente, o til (~) é apenas um sinal de nasalação.
Estão corretas:
Dos autores elencados abaixo, assinale aquele que não faz parte do Modernismo:
Leia, com atenção, os fragmentos abaixo: I. “Me lembrei da manhã em que acordei fazendo 60 anos.” II. “De qualquer maneira, era um gentil consolo da linda jovem.” III. “O que mais me irritava era a ausência total de hesitação ou dúvida.” O autor infringe os padrões da língua culta escrita apenas em:
“Quem lhe garantia que eu tinha 65 anos (...)"
A palavra destacada tem a FUNÇÃO de:
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – No próprio poema, Mário de Andrade identifica a solução para que os leitores não o considerem um escritor difícil: que falem e aprendam a “fala brasileira".
II – No décimo verso, Mário de Andrade dá um conselho ao seu leitor, por meio do emprego do modo verbal imperativo.
III – Nos dois últimos versos, o escritor utiliza-se do discurso indireto para indicar o significado da palavra guariba
É (São) correta(s) a(s) afirmação (ões):