Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 260 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia atentamente o poema a seguir, de Manoel de Barros, escritor brasileiro, para responder à questão.

Assinale a alternativa CORRETA:

Leia a charge para responder à questão.

<

Leia a charge para responder à questão 3:

O titulo do livro é:

Uma síntese da arte modernista brasileira, tal como caracterizada no texto, pode ser formulada a partir dos seguintes elementos:

Os textos que seguem são de autoria, respectivamente, de Monteiro Lobato e de Carlos Drummond de Andrade. Leia-os, com atenção e responda.

De acordo com a análise dos dois textos, analisando os dois textos em conjunto, é correto afirmar que:

O texto abaixo escrito por Pedro Henrique Barreto é um exemplo de texto não literário.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde às características de um texto não literário.

Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – Neste poema, Mário de Andrade enfatiza o seu esforço de criação de uma expressão literária nacional, e, para tanto, utiliza vocabulário que resgata as regiões do Brasil.

II – Além da linguagem, Mário de Andrade resgata as raízes culturais do país, como a culinária e a representação artística.

III – Na primeira estrofe, Mário de Andrade faz uso da figura de linguagem antítese, ao empregar as palavras “difícil/fácil" e “luz/escurez". Essas antíteses evidenciam a contradição vivenciada pelos intelectuais brasileiros que, com os olhos no estrangeiro, não conseguem compreender este poeta brasileiro.

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):

O conhecimento e o domínio dos diferentes tipos de gêneros textuais aumentam a compreensão da realidade, apontando formas reais de participação social.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos gêneros textuais:

Leia o excerto da apresentação do livro Literatura Brasileira de William Roberto Cereja & Thereza Cochar Magalhães:

“Num mundo moderno ou pós-moderno como o nosso, que privilegia a imagem e a rapidez das informações, parece quase não haver espaço para a leitura e para o estudo da literatura.

Literatura é a arte da palavra, e estudar sua história é o mesmo que compreender a evolução do pensamento e dos sentimentos humanos através dos tempos. É também aprender a ler textos, extrair-lhes o sentido mais profundo e perceber de que forma eles estão relacionados com o momento histórico em que foram criados, com a estrutura da sociedade e com a tradição cultural.

Estudar a literatura brasileira é buscar as raízes culturais de nosso povo e de nossa língua. É compreender aquilo que somos hoje e por que somos assim."

De acordo com as ideias apresentadas, assinale a afirmação INCORRETA:

Assinale a alternativa em que a função da linguagem encontra-se em sentido Denotativo.

Leia as afirmativas a seguir: I. Em 1857, Alencar lança em forma de folhetins O Guarany, romance considerado um dos maiores representantes do indianismo. II. A finalidade de qualquer ação educativa deve ser impedir a produção de conhecimentos que aumente a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos. III. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. IV. No ato de avaliar, o papel do professor, através de vários instrumentos, é conhecer o processo de aprendizagem do aluno, para replanejamento pedagógico, com futuras correções do ensino, das orientações didáticas e das atividades a serem realizadas pelos alunos. Marque a alternativa CORRETA:

Nasceu no distrito de Santarém, na província geográfica do Ribatejo, no dia 16 de Novembro. Foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

““– Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem." E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...". No trecho acima, o verbo em destaque está conjugado:

Já ............... anos, ................... nesta cidade muitas árvores e pássaros. Hoje .................... muitos carros e pessoas apressadas.

Marque a alternativa que preenche corretamente o período acima.

Todas as proposições foram escritas utilizando a norma-padrão da língua portuguesa, EXCETO:

O autor ao utilizar o termo em destaque no texto o faz com o intuito de expressar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282