Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 10, 12 e 31.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Sobre as ocorrências da palavra “que" no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego dos pronomes como elementos coesivos e suas relações de referência no texto, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em “diferenciá-los" (l.04), o pronome oblíquo tem como referente o vocábulo “perguntas" (l.03).
( ) Na linha 30, o pronome demonstrativo “essas" retoma situações descritas no período anterior.
( ) Na linha 49, o emprego dos pronomes possessivos “nossas" e “delas" refere-se, respectivamente, ao autor e ao leitor incluso e às maquinas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Sobre o texto e o que ele informa, é INCORRETO afirmar que:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Qual alternativa contém uma palavra classificada como adjetivo?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Quais sinais de pontuação devem substituir os triângulos da linha 05 e 06?
Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I.
Na forma “Afirma-se" (l.9), o emprego do pronome “se" indica que não existe um agente responsável pela ação de afirmar.
Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue o item a seguir.
A história do Brasil é marcada por fatos cujos efeitos na sociedade até hoje contribuem para a manutenção de desigualdades.
Considerando a justificativa para a acentuação da palavra “pôde" em “... mas que nunca pôde ser totalmente esquecida" (linhas 26- 27), assinale a opção em que a acentuação do termo destacado é justificada pelo mesmo motivo.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Observando as contribuições de várias áreas do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do vocábulo “que”, analise as assertivas a seguir: I. Na linha 20, a ocorrência do vocábulo “que” pode ser classificada como pronome relativo cujo antecedente é a palavra “pontos”. II. Na linha 42, a palavra “que” é uma conjunção integrante e introduz a oração subordinada que tem a função de objeto direto do verbo “notar” (l. 41). III. Na linha 46, poderíamos substituir a expressão “as quais” por “que” sem que isso resulte em alteração do sentido da oração ou em incorreção gramatical. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo possível para o vocábulo “estanque” (l. 51), desconsiderando eventuais necessidades de alterações a fim de manter a correção gramatical e as relações de concordância.
A questão refere-se ao texto abaixo.
Assinale a alternativa que apresenta uma versão gramaticalmente correta do trecho de fora dos grupos sociais aos quais queremos nos associar ou dos quais queremos nos diferenciar (l. 36-38), caso as formas verbais associar e diferenciar fossem substituídas, respectivamente, por entrar e pertencer.
No segundo parágrafo, o texto defende a necessidade de discutir questões relativas à mobilidade urbana. Antes disso, o texto refere-se à
O grupo em que as duas palavras estão grafadas de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é