Considere o que se afirma sobre os termos do seguinte período do texto:
Em casa, o professor Barzotto diz que é indispensável que haja material de leitura disponível, mas ressalta que quantidade nem sempre é qualidade.
I. Os três verbos destacados têm o mesmo sujeito.
II. O complemento de diz é uma oração subordinada (que se encadeia, por sua vez, a outra oração subordinada).
III. O termo qualidade é um predicativo do sujeito.
Quais estão corretas?
Considere o seguinte fragmento do texto para responder a próxima questão:
Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os termos do fragmento acima.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Analise as seguintes frases retiradas do texto e assinale a alternativa que apresente uma oração subordinada substantiva reduzida de infinitivo.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Considerando o emprego correto dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As vírgulas da linha 03 e 04 (primeira ocorrência) poderiam ser substituídas por duplo travessão sem prejuízo da correção gramatical do período.
( ) Na linha 20, o termo estrangeiro Desperate Housewives está grafado em itálico por não ser palavra pertencente à Língua Portuguesa, mas deveria ser grafado entre aspas, estando, portanto, incorreto.
( ) Nas linhas 40 e 41, por tratar-se de algo acerca do qual a autora não tem certeza, poder-se-ia terminar o período com ponto de interrogação sem prejuízo da correção gramatical do período.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
Analise o período a seguir: “Tudo contava a favor, mas era como se minha intuição me perguntasse o que seriam cinco meses de contrato para fazer um seriado da mítica Disney, diante de um possível e longo tempo de aprendizado, de satisfação artística e financeira no teatro.” Quantas orações o compõem?
Texto 2 para responder à questão.
Em relação às informações do texto, é correto afirmar que o ministro
Como ficará a oração "minha vida fútil não atrapalha a marcha do grande tempo" na voz passiva?
Leia as orações abaixo; I. Acendemos a luz porque já estava ficando tarde. II. Os rapazes, depois de correrem todo o percurso, não conseguiram entender o porquê daquilo tudo. III. Por quê os animais deveriam ficar em ambientes separados ao voltarem do campo? Assinale a alternativa correta:
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue o item seguinte.
No primeiro parágrafo do texto, predomina o tipo textual narrativo.
Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto 2A1-I.
A substituição da forma verbal 'podemos' (l.31) por poderemos não prejudicaria a correção gramatical nem alteraria os sentidos originais do texto.
Cada item a seguir apresenta um trecho do texto 2A1-I — entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Julgue-o quanto à correção gramatical das propostas de reescrita apresentadas.
“'Sendo assim, (...) do que o outro', detalha" (l. 31 a 34): É preciso aumentar ao máximo, o balanço de situações apresentadas para que um lado não pese mais que o outro, o arquiteto de software detalha.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso o trecho “tomam a bebida com adoçante" (l.6) fosse reescrito da seguinte maneira: o tomam com adoçante.
O autor do Texto I utiliza variados recursos linguísticos, dentre eles, figuras de linguagem. Releia a frase, observando o trecho em destaque:
Assinale a alternativa em que se repete a figura de linguagem que consta do trecho destacado.
Para que os mapas ganhem sentido de representação geográfica, é preciso um cuidadoso trabalho com cartografia na escola. Sobre esse trabalho pedagógico, é possível afirmar que