Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considere o que se afirma sobre os termos do seguinte período do texto:

Em casa, o professor Barzotto diz que é indispensável que haja material de leitura disponível, mas ressalta que quantidade nem sempre é qualidade.

I. Os três verbos destacados têm o mesmo sujeito.

II. O complemento de diz é uma oração subordinada (que se encadeia, por sua vez, a outra oração subordinada).

III. O termo qualidade é um predicativo do sujeito.

Quais estão corretas?

Considere o seguinte fragmento do texto para responder a próxima questão:

Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os termos do fragmento acima.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Analise as seguintes frases retiradas do texto e assinale a alternativa que apresente uma oração subordinada substantiva reduzida de infinitivo.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Considerando o emprego correto dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As vírgulas da linha 03 e 04 (primeira ocorrência) poderiam ser substituídas por duplo travessão sem prejuízo da correção gramatical do período.

( ) Na linha 20, o termo estrangeiro Desperate Housewives está grafado em itálico por não ser palavra pertencente à Língua Portuguesa, mas deveria ser grafado entre aspas, estando, portanto, incorreto.

( ) Nas linhas 40 e 41, por tratar-se de algo acerca do qual a autora não tem certeza, poder-se-ia terminar o período com ponto de interrogação sem prejuízo da correção gramatical do período.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Analise o período a seguir: “Tudo contava a favor, mas era como se minha intuição me perguntasse o que seriam cinco meses de contrato para fazer um seriado da mítica Disney, diante de um possível e longo tempo de aprendizado, de satisfação artística e financeira no teatro.” Quantas orações o compõem?

A palavra “bafômetro”, retirada do texto, é acentuada por:

Texto 2 para responder à questão.

Em relação às informações do texto, é correto afirmar que o ministro

Como ficará a oração "minha vida fútil não atrapalha a marcha do grande tempo" na voz passiva?

Leia as orações abaixo; I. Acendemos a luz porque já estava ficando tarde. II. Os rapazes, depois de correrem todo o percurso, não conseguiram entender o porquê daquilo tudo. III. Por quê os animais deveriam ficar em ambientes separados ao voltarem do campo? Assinale a alternativa correta:


Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue o item seguinte.

No primeiro parágrafo do texto, predomina o tipo textual narrativo.


Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto 2A1-I.

A substituição da forma verbal 'podemos' (l.31) por poderemos não prejudicaria a correção gramatical nem alteraria os sentidos originais do texto.


Cada item a seguir apresenta um trecho do texto 2A1-I — entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse trecho. Julgue-o quanto à correção gramatical das propostas de reescrita apresentadas.

“'Sendo assim, (...) do que o outro', detalha" (l. 31 a 34): É preciso aumentar ao máximo, o balanço de situações apresentadas para que um lado não pese mais que o outro, o arquiteto de software detalha.


Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.

A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso o trecho “tomam a bebida com adoçante" (l.6) fosse reescrito da seguinte maneira: o tomam com adoçante.

O autor do Texto I utiliza variados recursos linguísticos, dentre eles, figuras de linguagem. Releia a frase, observando o trecho em destaque:

Assinale a alternativa em que se repete a figura de linguagem que consta do trecho destacado.

Para que os mapas ganhem sentido de representação geográfica, é preciso um cuidadoso trabalho com cartografia na escola. Sobre esse trabalho pedagógico, é possível afirmar que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282