Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Está inteiramente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
Considere as seguintes afirmações: I. O fato de o cinema americano alterar comportamentos e influenciar opiniões em nível mundial respalda a noção defendida pelo autor de que todo filme é político. II. Depreende-se do texto que, apesar de já ter sido diferente no passado, hoje poucos acreditam na capacidade do cinema de influenciar os cenários político e social. III. Para o autor, uma vez que investe mais em formas de entretenimento do que em conteúdo político, a ficção televisiva brasileira atrai mais público do que o cinema nacional. Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em
O livre comentário está escrito com correção em:
No Brasil, apenas 15% dos assassinatos são esclarecidos pela polícia. Para outros ilícitos, as taxas são ainda mais acanhadas. Isso significa que, se o lucro esperado com a materialização do crime for alto, cometê-lo é uma decisão perfeitamente racional. A chance de ser identificado, afinal, é pequena, e a de ser condenado e cumprir pena, ainda menor. A título de comparação, no Reino Unido e na França, os índices de solução de homicídios são de 90% e 80%, respectivamente.
Com números assim, não surpreende que as taxas de criminalidade sejam altas no Brasil.
(Hélio Schwartsman. Folha de São Paulo, 01/05/2018, p. A2.)
No texto, o colunista expõe argumentos que procuram explicar as elevadas estatísticas associadas à ocorrência de crimes no Brasil. Dentre as medidas apresentadas abaixo, todas com o objetivo de reduzir as taxas de criminalidade brasileiras, a única que pode ser justificada por tais argumentos é:
Está correta e coesa a seguinte redação da frase adaptada do texto:
Sem prejuízo do sentido original e da correção, e sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em:
Considerando os argumentos apresentados, é correto concluir que a noção de “falsa consciência”
Atente para o texto a seguir.
O educador Paulo Freire afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele" (FREIRE, 1987). No viés da leitura do mundo pela palavra, vê-se emergir uma tecnologia de linguagem cujo espaço de apreensão de sentido não é apenas composto por palavras, mas, junto com elas, encontram-se sons, gráficos e diagramas, todos lançados sobre uma mesma superfície perceptual, amalgamados uns sobre os outros formando um todo significativo e de onde sentidos são complexamente disponibilizados aos navegantes do oceano digital. É assim o hipertexto.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que
Leia a historinha O limoeiro de Maurício de Sousa.

Considerando a variação linguística utilizada, assinale a opção que apresenta uma visão preconceituosa a respeito do texto.
Levando-se em conta o fato de que se deve oferecer um ensino culturalmente sensível, tendo em vista a pluralidade cultural, assinale a afirmação verdadeira.
Leia o parágrafo a seguir.
"O acelerado desenvolvimento da humanidade vem gerando crescentes e apreensivos problemas em que se destacam os referentes ao equilíbrio homem / meio ambiente, tendo, muitas vezes, a interligá-los – como subprodutos danosos – as diversas modalidades de poluição que resultam, afinal, na redução dos recursos naturais, na diminuição da produtividade e na poluição biopsíquica e moral que vem definhando e matando, principalmente nas civilizações mais evoluídas. Esta é uma das razões por que a poluição, consequente do desenvolvimento industrial é considerada como um dos principais problemas da atualidade. E sendo ela geradora de desperdício, antagônica ao desenvolvimento, necessário se faz uma campanha cerrada para combatê-la. Mas, para tanto, é fundamental que tenhamos uma formação com base ecológica. Só assim estaremos contribuindo de fato para o progresso do País. " Fonte: Revista Petrobrás, nº 271, 1975.
Escreva (CA) para o que for causa e (CO) para o que for consequência, de acordo com o parágrafo.
( ) acelerado desenvolvimento da humanidade
( ) problemas referentes ao equilíbrio homem/meio ambiente
( ) crescentes e apreensivos problemas
( ) desenvolvimento industrial
( ) desperdício
( ) contribuição para o progresso do país
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Leia o fragmento do conto pré-modernista "O Colocador de Pronomes", de Monteiro Lobato (1924) para a resolução da questão.
Leia o fragmento (linhas 7-13) e analise as afirmações que se seguem:
“ - Hei-de influir na minha época. Aos tarelos hei de vencer. Fogem-me à férula os maráus de pau e corda? Ir-lhes-ei empós, fila-los-eis pela gorja... Salta rumor!
E foi-lhes “empós", Andou pelas ruas examinando dísticos e tabuletas com vícios de língua."
I. “Hei-de influir" e “hei de vencer" são as formas sintéticas antigas da morfologia analítica do futuro atual dos verbos influirei e vencerei, respectivamente.
II. “Ir-lhes-ei" e “fila-los-ei são exemplos de colocação pronominal mesoclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no futuro em início de oração.
III. .“Fogem-me..." e “E foi-lhes..." são exemplos de colocação pronominal enclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no início de oração, no primeiro, e antecedido da conjunção coordenada aditiva “E", no segundo, em que o pronome é repetido.
É correto o que se afirma em