Texto para responder a questão.
TEXTO 01 - Cuidado com as palavras!
Sobre o enunciado “As palavras são como as pessoas: nascem, crescem e morrem", coloque V para a proposição Verdadeira e F para a Falsa.
( ) O termo “como" estabelece uma relação semântica de causa ou razão do fato expresso.
( ) Existe uma superposição de função sintática para a expressão linguística “As palavras".
( ) Há uma gradação explícita nas construções verbais, subsequentes da oração principal.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
Texto para responder a questão.
Texto 02 – Assum preto ou anum preto
A crônica se baseia em um questionamento. Marque a alternativa que indica procedimentos argumentativos, que justificam a compreensão do autor sobre o fato.
Texto para responder a questão.
Texto 02 – Assum preto ou anum preto
Sobre o enunciado “Há, sim, menção (nessas e em várias outras fontes) a um pássaro chamado 'anum preto'", pode-se afirmar:
( ) O verbo “Há" pode ser substituído pela flexão verbal “existir", sem prejudicar o sentido no contexto da enunciação.
( ) A substituição do termo “Há" por “existir" não altera as funções sintáticas das palavras no enunciado.
( ) O termo “nessas" estabelece coesão referencial com outro elemento do universo textual.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
Há palavras adequadas e inadequadas considerando o sentido contextual e as normas de uma determinada língua. Nesse sentido, observe e assinale a alternativa cujas palavras completam CORRETAMENTE, na ordem dada, as lacunas abaixo: I - O otimista ________________tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação. (Fernando Sabino) II - Quando eu _______________ menino, os mais velhos ____________________ : o que você quer ser quando crescer? Hoje não _____________________ mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino. (Fernando Sabino)
Na frase “Vamos ter que mudar” é possível compreender algo relacionado ao futuro. Qual das frases abaixo, observando a palavra em destaque, representa um verbo no futuro?
Analise as orações que seguem e responda o que se pede.
“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho.
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!" (Machado de Assis)
Assinale a alternativa correta considerando o termo, “SUJEITO":
Assinale a alternativa correta, considerando o adequado preenchimento dos vazios abaixo, com as expressões PORQUE / POR QUE / PORQUÊ: I – Maria, este é o atalho ____________ passo todos os dias, para desviar o trânsito intenso. II – Eu já nem sei mais o ____________ de tantas reclamações. III – _____________ vivemos as nossas vidas, e não as dos outros, somos mais felizes. IV – Você não compareceu à reunião ___________? V - ______________ tanta pergunta?
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue o item a seguir.
A expressão “Ainda que" (ℓ.35) poderia ser substituída por Embora, sem prejuízo das relações de coesão e dos sentidos originais do texto.
A respeito dos aspectos linguísticos e textuais do texto CB2A1AAA, julgue o item que se segue.
O sujeito da locução verbal “estavam submetidos" (ℓ.15) está elíptico e se refere a “historiador" (ℓ.13) e “intelectual de um modo geral" (ℓ.14).
A respeito dos aspectos linguísticos e textuais do texto CB2A1AAA, julgue o item que se segue.
Os sentidos originais e as relações de coesão do texto seriam preservados caso se substituísse a palavra “portanto" (ℓ.9) por também, uma vez que ambas exprimem uma ideia de conclusão.
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
A substituição da expressão “Além de" (ℓ.21) por Apesar de não alteraria os sentidos originais do texto.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.
Seria incorreta a inserção de dois-pontos imediatamente após o trecho “é necessário” (ℓ. 24 e 25).
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.
Na linha 8, a inserção de uma vírgula imediatamente após “Folgadamente” manteria a correção gramatical e os sentidos do texto.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Apesar de conter marcas de primeira pessoa do plural ⸻ como “nós" (ℓ.2), “admiramos" (ℓ.2) e “olharmos" (ℓ.18) —, o texto caracteriza-se como uma descrição objetiva do tráfico de escravos da África para o Brasil.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Na linha 5, o vocábulo “desova” foi empregado com um sentido pejorativo, revelando a desaprovação do autor em relação à chegada de escravos ao Brasil.