No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:
Texto 2 para responder à questão.
Considerando as regras de pontuação vigentes, assinale a alternativa que reescreve corretamente a oração “Segundo ele, nos primeiros sete meses de 2018, a corrente de comércio do País com o mundo aumentou 13%, acompanhando o avanço de 12% da produção industrial no primeiro semestre.” (linhas de 7 a 10).
A juíza chamou a promotora para uma reunião, porque ela queria saber sobre o processo.
Esta sentença gera um problema de compreensão denominado:
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto 2A1-I, julgue o item seguinte.
De acordo com o texto, pelo método de aprendizagem de máquinas, a informação “horários de compra" (l.21) é determinante para o sistema julgar como fraude pelo menos uma de duas compras feitas pela mesma pessoa em horários muito próximos e em lugares distantes um do outro.
Julgue o próximo item, relativo aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto 2A1-I.
A correção gramatical e a coerência do texto seriam mantidas caso a expressão “nos Estados Unidos da América" (l.10) fosse deslocada para imediatamente antes de “cientistas" (l.9), da seguinte forma: (...) Internet, nos Estados Unidos da América, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram (...).
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
De acordo com o texto, a inteligência artificial cometeria um equívoco se associasse o adoçante à causa da obesidade das pessoas com índice de massa corporal elevado.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
Os vocábulos “trás", “é" e “nós" recebem acento gráfico em obediência à mesma regra de acentuação.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o trecho “que mereçam ser mais bem avaliados" (l.14) poderia ser reescrito da seguinte forma: e que mereçam ser melhores avaliados.
Neste texto, pode-se afirmar que:
I. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto direto.
II. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos pronominais; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é pronome oblíquo átono.
III. Descontraiu-se, inclinou-se e empolgou-se são verbos reflexivos; em beijou-a e atirou-a, a partícula A é objeto indireto.
No Texto I, o narrador nos convida a acompanhar as aventuras no mundo imaginário criado pelo menino, por entre desertos, praias, montanhas.
Nele está presente um narrador
O texto de Rubem Alves “O aluno perfeito" é concebido com base na articulação entre dois planos de significação: o plano figurativo da efabulação e o plano temático, que se encontra subjacente à narrativa.
Assinale a alternativa cujo trecho realça o viés temático da narrativa.
Levando-se em consideração a morfossintaxe da gramática tradicional, algumas palavras podem apresentar uma variedade de classificações. Observe as classificações dadas ao vocábulo que nos trechos do Texto I a seguir:
I - "Era uma vez um jovem casal que estava muito feliz" (linha 1) – pronome relativo
II - “ Que felicidade ter um computador como filho!" (linha 4) – advérbio de intensidade
III - “[...] julgavam que uma memória perfeita é o essencial para uma boa educação" (linhas 7-8) – conjunção integrante
IV – “De tudo o que você memorizou qual foi aquilo que você mais amou?" (linha 35) – pronome interrogativo
V - “É que tais respostas não se encontram na memória" (linhas 44-45) – partícula de realce
Estão corretas
Ainda que as histórias da literatura brasileira tradicionalmente insiram Machado de Assis no bojo do Realismo, parte da crítica contemporânea vê em sua narrativa traços sui generis, que extrapolam os limites daquele estilo de época.
O traço presente no Texto V que o afasta da proposta realista, segundo a qual a literatura deve apresentar-se ao leitor como uma representação o mais possível mimética da realidade, dissimulando o jogo literário, é a
A charge (Texto IX) critica o fato de muitas pessoas terem dado mais importância para a Copa do Mundo do que para os problemas políticos e sociais ocorridos durante o mesmo período.
Na imagem, vários índices são responsáveis por acionar essa crítica na mente do leitor. Dentre estes, o mais significativo é o fato de
Do livro de aventura às crônicas de nossos maiores escritores, são muitos os títulos de obras para os alunos do ensino fundamental II aos quais o professor tem acesso.
O Texto XI pode ser incluído nas