O texto 1 é classificado como argumentativo já que apresenta uma condenação da política americana para os imigrantes. O conjunto de ideias apresentadas se fundamenta
Todas as opções a seguir mostram dois elementos do texto ligados pela conjunção aditiva e; em todas elas, a troca de posição dos termos ligados pela conjunção é possível, à exceção de uma. Assinale-a.
As opções a seguir mostram um verbo empregado nos textos 1 ou 2, acompanhado de um substantivo correspondente.
Assinale a opção em que essa correspondência está errada.
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
Assinale a alternativa em que a alteração sugerida de substituição de termo não acarreta erro gramatical ou que corrige erro existente no Texto:
A redação da expressão “Parabéns trabalhador”, extraída da charge do texto II, da forma como se apresenta, de acordo com a norma culta da língua, apresenta erro(s)
Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.
I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.
II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.
III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Com base na leitura dos textos IV e V, julgue cada uma das assertivas abaixo e, em seguida, responda o que se pede.
I- A constatação do autor do texto V de que, no Brasil, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se reflete também em aumento da desigualdade social sugere a tese de que nem sempre o aumento da riqueza econômica tem se convertido em benefícios sociais.
II- A estratégia argumentativa utilizada para produção do texto V lança mão de dados estatísticos, aliados a causas e efeitos responsáveis pela desigualdade social em nosso país. Entretanto, a ausência de possíveis soluções para erradicar o problema, proveniente desses argumentos de autoridade, constitui uma das falhas do texto.
III- A temática denunciada na charge, texto IV, em nada se relaciona com a proposta argumentativa do texto.
IV- Os programas sociais no Brasil, dentre os quais inclui-se o Bolsa Família, embora tenham sido responsáveis pela diminuição da desigualdade social, desviaram-se radicalmente de suas funções sociais, ao se ligarem apenas a instrumentos de manipulação político-eleitoreira, conforme denuncia o texto V.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
A partir da leitura do texto VII supracitado, que trata das implicações do uso indevido das redes sociais, é possível afirmar que
I- a palavra ágora, proveniente do grego, refere-se às praças públicas onde se realizavam assembleias, tendo seu significado se estendido a outros locais de reunião ou discussão. Por essa razão, no texto, o autor usou a expressão “essa ágora virtual" como um recurso de coesão referencial, para se referir ao Facebook, revelando também o mecanismo da metáfora.
II- no texto, palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais, a exemplo de “primeiro" (numeral), “depois" (advérbio) e “por fim" (locução prepositiva) assumem uma função comum – a de sequenciadores textuais, papel normalmente exercido pelas conjunções.
III- a estrutura linguística “as empresas por trás delas (das redes) passaram a admitir os problemas do seu crescimento" (L. 14) deixa implícita a ideia de que não mais existirão problemas como os elencados, a exemplo da proliferação de notícias falsas, da intolerância ou do uso distorcidamente político que se prolifera nas plataformas.
É VERDADEIRO o que se afirma apenas na(s) proposição(ões):
Assinale a alternativa CORRETA que corresponda à função da linguagem às suas características.
Texto I
Como cozinheiro sempre me preocupou os diversos problemas no mundo que possuem total relação com minha profissão, e acredito que seja fundamental uma atenção especial de todas as pessoas. O problema do desperdício de alimentos não é novo, ocorre um aumento considerável a cada ano, e a tendência é sempre piorar devido à pequena mobilização para que essa situação seja contornada.
Os números atuais sobre o desperdício de alimentos são de dois bilhões de toneladas sendo desperdiçadas, ou seja, metade de toda a comida produzida no mundo tem o lixo como o destino. Ao mesmo tempo em que tantos alimentos são desperdiçados, temos também o desperdício de água, terras cultiváveis, insumos agrícolas, tempo de trabalho e qualquer outra coisa usada na produção dos mesmos. A partir do momento em que tantos recursos estão sendo desperdiçados, o produtor também estará perdendo muito dinheiro.
Após analisar essa situação atual do desperdício de alimentos, nos deparamos com um problema gravíssimo, a questão da fome do mundo. Enquanto o mundo joga fora 2 bilhões de toneladas de alimentos no lixo, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Temos ao mesmo tempo, muita comida indo para o lixo, e muitas pessoas passando fome, comprovando que além de absolutamente tudo estar errado, é preciso fazer algo urgentemente. No mundo, a cada um minuto, cinco crianças morrem de desnutrição, e esses dados servem para
refletirmos.
Existem uma série de maneiras em que se desperdiçam alimentos, e isso é desde o trabalho no campo, até o destino final que são os consumidores. A maior parte do desperdício hoje é durante o transporte e manuseio inadequado. Condições erradas de armazenamento e adoção de prazos de validade rigorosos também fazem parte disso. O consumidor também possui a sua parcela de culpa, principalmente pela preferência de produtos com formatos e cores especificas, e no desperdício no dia a dia em casa.
A situação do desperdício está completamente descontrolada, tendo em vista que países ricos desperdiçam quase a mesma
quantidade de comida produzida em toda a África subsaariana. É normal em nossas vidas corridas e cheia de compromissos, esquecermo-nos desse detalhe, mas é mais do que preciso virar os olhos pra isso, e começar a fazer algo.
Seja no transporte, no manuseio, no abastecimento, no armazenamento inadequado, ou nos simples desperdícios das pessoas, precisamos mudar em nome de tantas pessoas que passam fome diariamente, e morrem por causa da desnutrição.
Dados da ONU e da BBC.
Disponível em:> http://www.petitgastro.com.br/desperdicio-de-comida-fome-mundial-e-a-necessidade-de-mudancas/<. Data da consulta: 12/12/2017.
Ainda de acordo com o texto I, o transporte e o manuseio inadequados de alimentos, as condições equivocadas de armazenamento, bem como a adoção de prazos de validade rigorosos, em relação ao problema do desperdício, caracterizam-se como
Na sentença “É normal em nossas vidas corridas e cheia de compromissos, esquecermo-nos desse detalhe, mas é mais do que preciso virar os olhos pra isso, e começar a fazer algo" a melhor palavra que substitui a expressão sublinhada, sem prejuízo final de sentido, é
A quantidade palavras que apresentam erros ortográficos nos textos III e IV, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, é
No enunciado “eu lhe desejo felicidade" temos a seguinte situação sintática, do ponto de vista de transitividade verbal: