Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26004 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Acerca dos aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o próximo item.

Na linha 15, a forma verbal “opera" foi empregada com o sentido de produz.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.

Seria preservada a correção gramatical do texto se, no trecho “composta minimamente de um radar" (. 13 e 14), fosse empregada a preposição por, em vez da preposição “de".

Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.

O quarto parágrafo do texto detalha a informação expressa no último período do terceiro parágrafo.

Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.

Depreende-se dos sentidos do texto que a palavra “concorrência" (.8) foi empregada no sentido de concordância, já que apenas será possível a realização das “mudanças efetivas" mencionadas no primeiro parágrafo se os atores do comércio internacional buscarem um fim comum.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

Conforme o texto, o porto foi fator de mudança por permitir, além de trocas comerciais, ampliação de perspectivas sociais.

Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

O texto aborda o impacto dos portos no desenvolvimento de cidades portuárias litorâneas e no comércio marítimo.

Acerca do trecho “ao Dia nacional da luta antimanicomial" (linhas 3 e 4), assinale a alternativa correta.

O significado da palavra “arauto", que aparece no segundo quadrinho, relaciona‐se, nesse contexto, mais diretamente, a

Leia as afirmativas a seguir:

I. Vogal temática é a vogal que ocorre antes do radical e depois das desinências. Essa vogal é sempre tônica nos nomes e átona nos verbos, quando no infinitivo.

II. Os pronomes possibilitam esquemas opositivos entre formas substantivas (pronomes substantivos) e formas adjetivas (pronomes adjetivos).

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Gênero significa bem mais do que sexo. Trata-se de uma noção gramatical que se atribui a todos os substantivos, que são ou masculinos ou femininos, independentemente de se referirem a seres sexuados ou não.

II. Em relação à noção gramatical de gênero, é correto afirmar que ser masculino ou feminino é, para a maioria dos nomes, uma imposição gramatical que não interfere no significado.

Marque a alternativa CORRETA:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Compreensão e Interpretação de Textos Erros clássicos de interpretação

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

O autor do texto

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Análise sintática Variação Linguística

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

Sobre os recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:

_______________ de trinta dias, _______________ os atendimentos na Policlínica.

De acordo com a norma culta, a alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Por conseguinte, está relacionada com a existência de classes sociais. (2º parágrafo)

O termo sublinhado acima assinala no texto noção de

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

... nosso encéfalo aumenta a atividade de áreas específicas relacionadas ao controle do estresse.

O verbo sublinhado acima possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento do que se encontra em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282