No segundo período do primeiro parágrafo do texto CG4A1-I, a forma verbal “ultrapassando” poderia, sem comprometer a coerência das ideias ou prejudicar a correção gramatical do texto, ser substituída por
De acordo com as ideias presentes no primeiro parágrafo do texto CG4A1-II, a escravidão no Brasil
Estariam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto caso o sinal de dois pontos empregado após “trabalhador” (último parágrafo do texto CG4A1-II) fosse substituído por uma vírgula seguida da expressão
“As imagens que chegaram de Bucha causaram comoção e revolta em todo o mundo. Civis executados com tiros na cabeça; os corpos com as mãos amarradas às costas, além de sinais de tortura, abandonados pelas ruas. Um homem sem vida ao lado da bicicleta, no meio da estrada. Uma cova coletiva com 57 cadáveres nos arredores da cidade.” (1º§)
Considerando-se as variadas características de tipos textuais diferentes, em relação ao trecho destacado anteriormente, pode-se afirmar que:
Considerando o trecho: “Faz-se aquele silêncio que precede as grandes revelações, mas o falso informado não diz nada.”(13º§), assinale a opção que apresenta a reescrita em que o sentido original e a correção gramatical foram preservados.
O que o autor classifica como “riqueza oligárquica” (4o parágrafo) consiste no desejo de obter bens que
Enquanto as celebridades vivem para si, os heróis devem agir para redimir a sociedade. (3o parágrafo)
Preservando a correção gramatical e as relações de sentido, o termo sublinhado acima pode ser substituído por:
Na frase ‘Se esses crimes tivessem se mantido naquele nível ao longo dos últimos três anos, seria como se todos os moradores de uma dessas cidades, como Pedras Altas ou Doutor Ricardo, tivessem desaparecido do mapa’ (l. 15-17), o conector ‘Se’ estabelece uma relação de implicação entre as frases que relaciona, expressando ideia de condicionalidade.
Assinale a alternativa em que a palavra ou conector salientado também exprime condição.
Sobre a forma verbal ‘estejamos’ no fragmento “Embora não estejamos” (l. 33), pode-se dizer que está flexionada no ___________________. Caso fosse flexionada no pretérito imperfeito do mesmo modo verbal que está empregada no fragmento, apresentaria a forma ____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em relação à forma verbal ‘alcançamos’ (l. 14), avalie as assertivas que seguem:
I. O verbo está na voz ativa, visto que o sujeito é agente, isto é, faz a ação expressa pelo verbo.
II. O verbo está na voz passiva, visto que o termo ‘número de mortes’ (l. 13) recebe a ação expressa pela forma verbal.
III. O termo ‘a marca de 2.056 vidas preservadas’ funciona como complemento verbal.
IV. O termo que funciona como agente da passiva é representado pelo sujeito oracional.
Quais estão corretas?
Relativamente às informações contidas em determinados parágrafos do texto, afirma-se que:
I. No primeiro parágrafo, o autor informa que a criminalidade no Rio Grande do Sul foi combatida de tal modo que ainda não é possível dizer que a sociedade gaúcha se sente segura no seu cotidiano.
II. No segundo e terceiros parágrafos, são apresentados dados que comprovam a diminuição da criminalidade no Rio Grande do Sul em muitos de seus municípios; informando, inclusive que esse movimento vem avançando pelo Estado.
III. No sexto parágrafo, as ações que contribuíram para a diminuição da criminalidade no Estado são creditadas àqueles que se abnegaram quando do cumprimento de suas tarefas.
Quais estão corretas?
De acordo com o autor, em relação a um elenco mais alargado de exigências (2o parágrafo) requeridas pela democracia, podese dizer que a República brasileira atendeu essas exigências de modo
Para responder às questões de números 06 a 10, considere o texto do filósofo francês Yves Michaud.

O fato de a opinião pública preocupar-se com uma crescente insegurança não tem entretanto nada a ver com o volume efetivo da criminalidade... (1o parágrafo)
O pronome sublinhado no texto refere-se a
Assinale a alternativa em que o advérbio destacado incide sobre um adjetivo.