Na comunicação linguística, ocorrem circunstâncias em que os interlocutores esperam cortesia mútua. As palavras e expressões corteses apresentam valor positivo, mas também podem ter conotações negativas.
A situação abaixo que mostra uma conotação negativa é:
Leia o seguinte anúncio de um programa de rádio:
“Acompanhe nossa programação! Falamos de coração para coração, para os que possuem sentimentos e têm cérebro!”
Em outras palavras, a rádio:
A conjunção E apresenta predominantemente o valor de adição, mas pode mostrar ainda o valor adversativo (ou concessivo), consequência ou conclusão, finalidade, valor consecutivo, introduzir uma explicação enfática, iniciar frases de alta intensidade afetiva (= interjeição), facilitar a passagem de uma ideia a outra.
A frase abaixo em que ela mostra valor adversativo, equivalente à ideia de oposição, é:
Um cartaz de um loteamento dizia: “Se você adquirir um lote de terreno no Campus Inconfidência, você vai ter como vizinhos as pessoas mais ricas e importantes da cidade! Você pode!”
Nesse caso, o apelo para que o comprador adquira o terreno se centraliza:
A população recebeu, esta semana, por meio de cartazes distribuídos pelos diversos bairros do Rio, a informação sobre o telefone para denunciar atos ilegais à Polícia.
A situação abaixo que se utiliza do mesmo canal de comunicação é:
Em todas as frases abaixo foi empregado o verbo cair; a frase em que foi proposto um substituto adequado para esse verbo é:
Em todas as frases abaixo há uma substituição de termos pelo relativo cujo, a, os, as; a frase em que essa substituição foi feita de forma adequada é:
A forma de substituição do termo onde por um nome é adequada na seguinte opção:
Todas as frases abaixo são construídas por dois segmentos; a frase em que a troca de posição dos segmentos mostra inadequação é:
Observe o primeiro parágrafo do texto 3. A afirmação abaixo que está em desacordo com os componentes desse parágrafo é:
Sobre as relações sintático-semânticas estabelecidas no segundo período do texto, a única alternativa que NÃO traz informações verdadeiras é:
Sobre o emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto, é CORRETO afirmar que:
Um teólogo francês afirmou: “Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo.”
Sobre esse texto, é correto afirmar que:
Para os jornais, os títulos das matérias devem seguir regras na sua formulação; nas opções abaixo aparecem as regras e, em seguida, o título de uma reportagem ou notícia.
A opção em que a regra inicial foi seguida corretamente pelo título é:
Observe as duas frases a seguir.
A – Os professores decidiram entrar em greve a partir de hoje.
B – A Prefeitura concedeu aumento aos professores anteontem.
Se juntássemos de forma coerente as duas frases em um só período, a melhor forma seria: