No período “Não o massagista, que não inspira nada” (linhas 28 e 29), a palavra “que” tem função de
Tendo em vista que, em um texto, as ideias organizam-se estabelecendo relações que constroem os sentidos, assinale a alternativa correta.
Considerando a pertinência da reflexão acerca de todos os eixos de ensino da língua portuguesa, assinale a alternativa que exemplifica a prática profissional de professores em relação ao tema apresentado no texto.
O poema de Murilo Mendes mostra a poesia como atividade humana marcada pelas ações de “desdobrar-se” e “responder por”. Assinale a alternativa que relaciona a forma do poema com essas ideias.
Considerando a relação intrínseca entre a linguagem verbal e a não verbal, a tirinha apresentada constrói um efeito de sentido de humor com base em
O sentido e a correção do texto seriam mantidos caso o vocábulo “atados” (linha 19) fosse substituído por
A oração “quando conseguem retornar para a escola” (linhas 13 e 14) expressa uma circunstância de
Considerando os mecanismos de coesão, em “Para isso, devemos ter consciência da relevância da atividade diária da aula como um espaço de vivência exemplar e habitual dos valores a que aspiramos e que sejam definidos socialmente.” (linhas de 3 a 6), o referente semântico do pronome sublinhado é
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, assinale a alternativa INCORRETA:
Muita gente se queixa da rotina do trabalho. Vale lembrar que rotina não é sinônimo de monotonia. O que faz com que haja um enfado em relação ao cotidiano profissional é a monotonia, não a rotina.
Mario Sergio Cortella. “Por que fazemos o que fazemos?”. São Paulo, 2016, p.39.
Considerando as vozes do verbo, na frase eu suspendi a lousa escura, tem-se um caso de:
Após a leitura da tirinha apresentada a seguir, leia as assertivas:

I. No primeiro quadrinho, a conjunção mas expressa uma ideia de concessão com relação à oração principal.
II. Considerando o grau dos adjetivos, os termos “dificílimos” e “agradabilíssima” encontram-se no grau superlativo absoluto sintético.
III. Tem-se, no segundo e no terceiro quadrinho, um jogo de palavras, a partir do qual é possível inferir a referência a determinado autor brasileiro
Pode-se afirmar que:
Para responder à questão leia o fragmento abaixo, extraído do conto Amor, de Clarice Lispector.
No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha — com persistência, continuidade, alegria. O que sucedera a Ana antes de ter o lar estava para sempre fora de seu alcance: uma exaltação perturbada que tantas vezes se confundira com felicidade insuportável. Criara em troca algo enfim compreensível, uma vida de adulto. Assim ela o quisera e o escolhera.
Sabendo que as palavras dentro de um contexto podem assumir vários sentidos, em Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, os termos sublinhados apresentam sentido:
Num passeio, alguém pergunta a um dos acompanhantes:
– Que horas são?
A resposta mais relevante para essa pergunta é:
A frase abaixo em que a oração adjetiva destacada foi substituída adequadamente por um adjetivo é: