Entre com seu email:
O poema de Murilo Mendes mostra a poesia como atividade humana marcada pelas ações de “desdobrar-se” e “responder por”. Assinale a alternativa que relaciona a forma do poema com essas ideias.
A enumeração desordenada e ilógica de ações no poema por meio de estrutura rítmica e regular e rimas ricas reflete o estado de espírito fragmentado de quem se sente massacrado pelo cotidiano, mas quer “desdobrar-se”.
A sonoridade do poema contraria a impressão rítmica e sintática de desdobramento de um eu lírico que se apresenta juntando as várias facetas humanas e responsabilizando-se pelas adversidades sociais.
Articulam-se campos de ação semanticamente semelhantes, mas dissociados entre si, que se desdobram e se substituem. Ver, ouvir, mover representam objetivamente a mesma ação para o poeta.
O poema de Murilo Mendes assume, em sua estrutura, a lógica do “desdobrar de planos”, o que se percebe no ritmo do poema, predominantemente fluido, na ordenação sintática que apresenta frases em ordem direta e na sonoridade construída a partir de sons que recorrem uns aos outros e se espelham.
“Desdobrar-se” caracteriza-se, no poema, por uma postura estática e de resignação do eu lírico diante da vida, cujo movimento é contínuo.
Faltam dias para a Prova.
Faça login novamente para renovar sua sessão.
Em até 12x
ou R$ 118,80 à vista
(com renovação automática)
Para qual concurso você está estudando? Com essa informação vamos personalizar seus estudos!