Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Ao substituirmos a palavra GENTE, no período “Sei que há gente que mente sobre a idade que tem [...]" (parágrafo 1), por PESSOAS, o verbo MENTIR, de acordo com as regras de concordância e mantendo o mesmo modo e tempo verbais, está corretamente flexionado na alternativa: A) mentiria B) mentia C) mentem D) mintam E) mentiram
Na frase “O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera.", do 2º parágrafo, justifica-se o emprego das vírgulas, pois ocorre:
Considere a seguinte frase, do primeiro parágrafo, para responder à questão.
Nas duas vezes em que ocorre nessa frase, a palavra que é pronome relativo e funciona como sujeito da oração que introduz, além de representar termo já mencionado anteriormente. Idêntica classificação e função do que se verifica em:
“até chegarem à consciência reflexa no ser humano" – 3º parágrafo. Nesse contexto, é necessário o emprego do acento grave, indicativo de crase. Também pode ocorrer crase em:
Leia o texto a seguir para responder às próximas perguntas.

Conforme o texto, a inferência INCORRETA é:
Ao utilizar a palavra cordeirinho em As lágrimas diminuíam a testosterona em seu organismo, privando- o da natural agressividade do sexo masculino, transformando- o num cordeirinho (3º parágrafo), o narrador utiliza a linguagem conotativa, por meio de uma:
No verso Eu não me lembro mais, a palavra em destaque permite que o leitor infira um conteúdo pressuposto sobre a lembrança referida pelo sujeito lírico. Indique- o.
No trecho Este é um mundo que clama por diálogo. Que demanda transparência., presente no 6º parágrafo, há duas ocorrências do vocábulo que. Sobre elas, é correto afirmar:
Em relação ao que é apresentado no texto IV, é incorreto afirmar que:
O texto II é um fragmento de uma notícia, publicada pela Folha de São Paulo, cujo objetivo é divulgar para a população uma descoberta científica. Sendo assim, de acordo com a pretensa ideia da imparcialidade jornalística, o repórter que a redigiu deveria mantê- la isenta de comentários pessoais. Assinale a alternativa que representa uma utilização referencial da linguagem, própria do discurso jornalístico.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação morfológica e sintática dos termos abaixo destacados:
I. Acabava desistindo da briga, o que o deixava furioso (...) (1º parágrafo)
II. Decidido, foi à farmácia e pediu ao encarregado que lhe aplicasse a testosterona (...) (5º parágrafo)
Leia os excertos a seguir, retirados do texto I, e as observações sobre cada um deles. Em seguida, assinale a alternativa procedente.
I. As lágrimas diminuíam a testosterona em seu organismo, privando- o da natural agressividade do sexo masculino, transformando- o num cordeirinho. (3º parágrafo - Discurso direto, pois o narrador apresenta de forma clara e objetiva o que se passava com o personagem)
II. Uma ideia lhe ocorreu: e se tomasse injeções de testosterona? (4º parágrafo - Discurso indireto livre , na segunda oração, pois há elementos linguísticos que podem representar tanto a fala do narrador quanto a fala do personagem)
III. Decidido, foi à farmácia e pediu ao encarregado que lhe aplicasse a testosterona, mentindo que depois traria a receita. (5º parágrafo - Discurso indireto, marcado, linguisticamente, pela presença de verbos dicendi e de conjunções integrantes)
IV. É que eu tenho medo de injeção, ele disse, entre soluços. (5º parágrafo Discurso direto e indireto , pois o narrador conta a história em conjunto com o personagem)