Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.
Apalavra destacada no trecho “[...] e a lembrança dos sofrimentos passados ESMORECERA.” (§ 1) pode ser substituída, sem prejuízo do sentido usado no texto, por:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Observe o trecho: “Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de fazer balancê, de se remexerem dos lugares."
Pode-se afirmar que NÃO se provoca erro ou alteração de sentido ao se:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
O segundo parágrafo do texto é iniciado pela palavra PRIMEIRAMENTE, que tem a função de:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
O elemento de coesão destacado na oração “E, depois de muitos estudos acerca desse tema [...]” (§ 1) tem valor:
Leia o texto a seguir, para responder à questão.
No último parágrafo, o autor sugere que, assim que foi criticado pela professora, corrigiu o erro. Em que alternativa tem-se a reescrita correta da frase em que ele cometeu o erro?
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
“E o bom cronista é aquele que consegue o melhor equilíbrio entre esses elementos tão diferentes, entrelaçando-OS e alternando-OS com harmonia.” § Nesse trecho, os dois pronomes destacados substituem o mesmo termo.Aponte-o.
“Nem todos entendem, MAS a língua que se falava antigamente era tranchã, era não?” (§1), a palavra destacada poderia ser substituída, tanto na linguagem escrita quanto na oral, sem prejuízo para o sentido original do texto por:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Assinale a alternativa correta com relação ao texto.
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “Hoje sou mais REFLEXIVA [...]” § , o termo destacado funciona, sintaticamente, como:
Marque a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase abaixo.
Frente ___ frente com os colegas, o professor explicou ___ situação e retirou ___ sua candidatura ___ presidência da associação de docentes.
No período “O projeto obteve tanto sucesso, QUE os alunos foram convidados a apresentá-lo no exterior.”, a conjunção subordinativa destacada exprime ideia de:
Antero de Quental é considerado um dos principais poetas portugueses. O terceiro verso da primeira estrofe do poema acima, "Onde a noite é balsâmica e fulgente", pode ser substituído sem grande alteração de sentido por:
Nas relações de coesão do texto, assinale a opção que não estabelece a correta referência para o pronome destacado na expressão.
TEXTO: Ecologia integral
A ecologia integral parte de uma nova visão da Terra. É a visão inaugurada pelos astronautas a partir dos anos 60 quando se lançaram os primeiros foguetes tripulados. Eles veem a Terra de fora da Terra. De lá, de sua nave espacial ou da Lua, como testemunharam vários deles, a Terra aparece como resplandecente planeta azul e branco que cabe na palma da mão e que pode ser escondido pelo polegar humano.
Daquela perspectiva, Terra e seres humanos emergem como uma única entidade. O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. A Terra emerge como o terceiro planeta de um Sol que é apenas um entre 100 bilhões de outros de nossa galáxia, que, por sua vez, é uma entre 100 bilhões de outras do universo, universo que, possivelmente, é apenas um entre outros milhões paralelos e diversos do nosso. E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora. Caso contrário não estaríamos aqui. Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, numa palavra, das ciências da Terra, nos advertem de que o inteiro universo
se encontra em cosmogênese. Isto significa: ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições e novas expressões. Portanto ninguém está pronto. Por isso, temos que ter paciência com o processo global, uns com os outros e também conosco mesmo, pois nós, humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.
Três grandes emergências ocorrem na cosmogênese e antropogênese: (1) a complexidade/diferenciação, (2) a auto-organização/consciência e (3) a religação/ relação de tudo com tudo. A partir de seu primeiro momento, após o Big-Bang, a evolução está criando mais e mais seres diferentes e complexos (1). Quanto mais complexos mais se auto-organizam, mais mostram interioridade e possuem mais e mais níveis
de consciência (2) até chegarem à consciência reflexa no ser humano. O universo, pois, como um todo possui uma profundidade espiritual. Para estar no ser humano, o espírito estava antes no universo. Agora ele emerge em nós na forma da consciência reflexa e da amorização. E, quanto mais complexo e consciente, mais se relaciona e se religa (3) com todas as coisas, fazendo com que o universo seja realmente uni-verso, uma totalidade orgânica, dinâmica, diversa, tensa e harmônica, um cosmos e não um caos.
As quatro interações existentes, a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca e forte constituem os princípios diretores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos. A galáxia mais distante se encontra sob a ação destas quatro energias primordiais, bem como a formiga que caminha sobre minha mesa e os neurônios do cérebro humano com os quais faço estas reflexões. Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico, aberto, passando pelo caos que é sempre generativo, pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo, desembocando numa ordem rica de novas potencialidades.
Leonardo Boff - adaptado
http://leonardoboff.com/site/lboff.htm - acesso em 09/04/2013
No texto, o autor afirma que o ser humano é a própria Terra. Um argumento fundamental para justificar essa afirmativa encontra-se no seguinte segmento: