Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.
Em “As alpercatas batiam no chão RACHADO.” (§ 11), a palavra destacada, morfologicamente, tem valor:
Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.
Os textos, de modo geral, possuem uma função e uma finalidade comunicativa. Com base nessa afirmação, é possível dizer que esse texto de Graciliano Ramos tem como objetivo:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
No terceiro parágrafo, que expressão retoma a ideia apresentada no segundo parágrafo, mostrando que haverá uma continuidade do que foi dito?
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Em “[...] comprovou-se a estreita ligação entre o senso de humor e a vida harmônica da sociedade: aquele que mantém o sorriso no rosto está mais apto a lidar com seus próprios problemas e a se relacionar com os outros.” (§ 1), o emprego dos dois pontos justifica-se por anteceder um(a):
Leia o texto a seguir, para responder à questão.
O que, na frase, gerou a distração do autor e a consequente INADEQUAÇÃO do registro?
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “Pode parecer que o cronista faz biscoitos, ou seja, coisinhas pequenas com algum açúcar por cima.” § , o uso das vírgulas se justifica por:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “O leitor tem expectativas em relação ao SEU cronista. [...]”( 6), o uso do pronome destacado se justifica por se referir, no texto, ao seguinte trecho:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Assinale a opção em que a palavra do texto foi acentuada seguindo regra diferente das demais.
De acordo com a norma culta da língua, em apenas uma das frases o pronome pessoal oblíquo foi corretamente colocado.Aponte-a.
Um texto não é um conglomerado de ideias soltas. As frases articulam- se interna e externamente, formando uma espécie de teia de significados que compõem um todo articulado e significativo a isso chamamos coesão. Sendo assim, assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta o elemento coesivo implícito mais adequado para relacionar os períodos a seguir:
Foi então que leu sobre a relação entre lágrimas de mulher e a testosterona, o hormônio masculino. Foi uma verdadeira revelação. (Texto I 3º parágrafo)
Sobre a relação temática existente entre os textos I e II, é possível afirmar que:
Considerando o contexto em que está inserido, o título do texto V apresenta um valor semântico de:
No penúltimo parágrafo, o autor afirma que o O silêncio é um canto de sereia. Segundo a mitologia, as sereias habitavam rochedos e eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali, assim tais embarcações colidiam com os rochedos e afundavam. Com base nisso, a opção que melhor justificaria essa representação simbólica sobre o silêncio está presente na seguinte passagem do mesmo parágrafo:
O título apresenta duas idéias, aparentemente, excludentes e esse posicionamento é reforçado, ao longo do texto, em todos os fragmentos abaixo, exceto :
De acordo com o segundo parágrafo do texto II, para comprovar sua tese, os cientistas estruturam sua pesquisa a partir do seguinte tipo de raciocínio: