As questões 13, 14 e 15 devem ser respondidas com base no Texto II
No quadrinho 2, apresenta-se uma justificativa para a suposta falta da palavra “bullying” em português. Na verdade, usa-se “bullying” em português porque a palavra correspondente – “iniquícia” – é
No contexto, o que a palavra “incrível”, empregada pelo narrador no final do primeiro parágrafo, expressa?
“Todos nós já nos encontramos na rua, algum dia, com um papel de bala na mão [...]. Muitos de nós, não encontrando nenhuma, já jogamos o papel no chão.” Observe o verbo “jogar” nesse trecho. Sobre o mesmo, no que se refere à concordância, é CORRETO afirmar.
Leia o fragmento seguinte para responder às questões 04 e 05: "Logo digitei o inevitável "ops errei", ele respondeu que já havia cometido mancadas muito piores, hahahaha, kkkkkkk, e por fim a despedida sóbria, como convém a dois estranhos." (linhas 15-18)
Considere a frase: “Às vezes tenho vontade
de esganar Steve Jobs, Mark Zuckerberg e demais
gênios do Vale do Silício que inventaram essas
geringonças eletrônicas para conectar povos e de
quebra perpetuar gafes universais" (linhas 19-23).
A expressão destacada é empregada para
Os vocábulos “enganos”, “dedinho” e “reajustar”, citados no texto, são formados, respectivamente, pelos processos de derivação
A questão 13 é baseada no Texto I e no Texto II.
O trecho do Texto I que melhor se relaciona com a crítica apresentada no Texto II é o seguinte:
Sinonímia é a relação de equivalência semântica entre palavras que reenviam para o mesmo referente. Há sinonímia, ou seja, duas ou mais palavras são sinônimas quando se identificam exatamente ou aproximadamente quanto ao significado. Assinale a alternativa onde não ocorre sinonímia.
Texto para as próximas duas questões.
"Havia um importante serviço a ser feito e Todo Mundo estava certo de que Alguém o faria. Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém pensou nessa hipótese. Alguém reclamou porque o serviço era de Todo Mundo, mas Todo Mundo estava certo de que Qualquer Um o faria. Só que Ninguém poderia imaginar que Todo Mundo iria tirar o corpo fora. Por fim, Todo Mundo terminou culpando Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito." (José Albuquerque Gueiros).
Analise os itens e assinale a opção certa: I - As personagens do texto são Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. II - Todas as personagens fizeram um serviço importante, cumpriram a sua parte. III - Os pronomes indefinidos do texto são Todo, Alguém, Qualquer e Ninguém. IV - Todas as personagens do texto são pronomes indefinidos. V - Como todas as personagens são nomeadas por pronomes indefinidos, o serviço deixou de ser feito, pois não foi possível definir quem deveria fazê-lo.
O tempo verbal presente indica que o fato acontece no momento em que se fala. O pretérito (ou passado) indica um fato passado já concluído. O futuro indica um fato certo ou duvidoso, posterior ao momento em que se fala. Marque a opção onde não temos verbos com noção de tempo presente, passado ou futuro.
Em “As conversas nem sempre são frutíferas, as trocas muitas vezes são frustrantes.", os termos em destaque poderiam ser substituídos, no texto e sem que houvesse prejuízos para o sentido expresso, respectivamente, por

As palavras do filósofo espanhol Fernando Fernández-Savater Martín:
O texto lido:
Em “Eu me mato de trabalhar...", observa-se a figura de linguagem denominada: