Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas. Estou aqui _____ 6h, mas só poderei ficar até _____ 7h30min, porque _____ 8h30min assistirei _____ sessão solene de abertura de uma importante exposição de arte moderna, precisando para isso, dirigir-me _____ Rua Eça de Queirós e ir _____ Galeria Intelectual.
Está escrita em conformidade com a norma-padrão da língua a frase:
Na opinião do Presidente Robert Mugabe, a santidade de Nelson Mandela
Atente para as seguintes afirmações:
I. A semelhança apontada no texto entre a função do escritor e o julgamento de um tribunal é que, em ambas as
competências, o importante não é o resultado final, mas o esforço desenvolvido no rito acusatório.
II. Aos leitores de Machado de Assis caberia antes a função de julgar a solução encontrada pelo escritor do que chegar a
discutir os aspectos problemáticos da questão levantada.
III. A semelhança apontada entre Tchékhov e Machado de Assis está no fato de que nas obras de ambos os escritores o que
se valoriza é o discernimento do problema, e não a via de sua superação.
Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em
Criamos a nossa civilização e atribuímos à nossa civilização o papel de dirimir nossos sofrimentos, fazendo da nossa civilização uma espécie de escudo contra o furor dos nossos instintos, para que não reconheçamos os nossos instintos como forças que não podem ser controladas. Evitam-se as viciosas repetições da frase acima, substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 6 a 9.
O conceito de infância, como o conhecemos, consolidou-se no Ocidente a partir do século XVIII. Até o século XVI, pelo menos,
assim que conseguissem se virar sem as mães ou as amas, as crianças eram integradas ao mundo dos adultos. A infância, como
idade da brincadeira e da formação escolar, ao mesmo tempo com direito à proteção dos pais e depois à do Estado, é algo relativamente
novo.
A infância não é um conceito determinado apenas pela biologia. Como tudo, é também um fenômeno histórico implicado nas
transformações econômicas e sociais do mundo, em permanente mudança e construção.
Hoje há algo novo nesse cenário. Vivemos a era dos adultos infantilizados. Não é por acaso que proliferaram
os coaches. Coach, em inglês, significa treinador. Originalmente, treinador de esportistas. Nesse conceito importado dos Estados
Unidos, país que transformou a infância numa bilionária indústria de consumo, a ideia é a de que, embora estejamos na idade adulta,
não sabemos lidar com a vida sozinhos. Precisamos de um treinador que nos ajude a comer, conseguir amigos e emprego, lidar com
conflitos matrimoniais e profissionais, arrumar as finanças e até mesmo organizar os armários. Uma espécie de infância permanente
do indivíduo.
Os adultos infantilizados desse início de milênio encarnam a geração do "eu mereço". Alcançar sonhos, ideais ou mesmo
objetivos parece ser compreendido como uma consequência natural do próprio existir, de preferência imediata. Quando essa crença
fracassa, é hora de buscar o treinador de felicidade, o treinador de saúde. É estarrecedor verificar como as gerações que estão aí
parecem não perceber que dá trabalho conquistar o que se deseja. E, mesmo que se esforcem muito, haverá sempre o que não foi
possível alcançar.
(Adaptado de: BRUM, ELIANE. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca)
Precisamos de um treinador que nos ajude a comer...
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o sublinhado acima está também sublinhado em:
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 5.
Com a literatura de cordel como aliada, o clichê de "mudar o mundo" não soa tão inalcançável. Os folhetos de cordel são
baratos, acessíveis e extremamente fáceis de transportar e de compartilhar com outras pessoas. Melhor ainda: são ideais para a sala
de aula. Entre rimas, estrofes e melodias, muitos assuntos pertinentes podem ser tratados e debatidos.
Nos últimos quatro anos, desde que comecei a publicar os meus cordéis, recebi centenas de mensagens com depoimentos de
educadores que compram meus folhetos e utilizam minhas rimas para falar sobre questões raciais, de gênero, de diversidade sexual e
história. Com a série Heroínas Negras na História do Brasil, séculos de esquecimento começam a ser rompidos e muita gente escuta
falar, pela primeira vez, sobre as mulheres negras que foram líderes quilombolas e guerreiras na luta contra a escravidão.
Pelo cordel, nomes como Tereza de Benguela, Dandara dos Palmares, Zacimba Gaba e Mariana Crioula protagonizam
discussões acaloradas sobre racismo e machismo; até mesmo uma aula de português pode ser a oportunidade perfeita para colocar
essas questões em pauta.
Esse tipo de cordel com proposta social é chamado de Cordel Engajado e pode trazer política, defesa de causas e críticas
sociais para a literatura de uma maneira profundamente envolvente. Afinal, a literatura de cordel é excelente para a transformação da
sociedade em uma realidade onde exista mais equidade e respeito pela diversidade.
Esse respeito, aliás, pode começar pela própria valorização do cordel, algo que só deve acontecer quando todos os
empecilhos preconceituosos forem tirados do caminho. Ainda há muito a se caminhar, sobretudo com o alarme do tempo piscando e
gritando que um dia, infelizmente, o cordel pode virar artigo de museu.
(Adaptado de: ARRAES, Jarid. "A literatura de cordel...", Blooks. Rio de Janeiro: Ginga Edições, 2016, p. 12-13)
Com a literatura de cordel como aliada, o clichê de “mudar o mundo” não soa tão inalcançável. Os folhetos de cordel são baratos, acessíveis e extremamente fáceis de transportar e de compartilhar com outras pessoas. (1o parágrafo) Mantendo-se a correção e a lógica, e fazendo-se as alterações necessárias na pontuação entre minúsculas e maiúsculas, as frases acima podem ser articuladas em um único período mediante o uso de, após “inalcançável”:
Responda as questões de 1 a 4 de acordo com o
texto abaixo.
Pais sem limites
A educação liberal é confortável para os pais.
Mas os filhos precisam saber o que são deveres e
obrigações
O avião estava cheio. Eu no fundão. Duas poltronas
atrás de mim, uma criança começou a chorar. Abriu
o berreiro. Ninguém disse uma palavra, fazer o que
quando uma criança chora? A mãe, em vez de
tentar acalmar o filho, reclamou em voz alta.
– Criança chora mesmo, e daí? Vocês ficam me
olhando, mas o que posso fazer? Criança é assim:
chora.
Tudo bem. Criança chora. Mas a gente ouve.
Ninguém havia reclamado do incômodo em voz
alta. Suponho que algumas pessoas tenham olhado
para a mãe como se pedindo que fizesse alguma
coisa. Em vez de acalmar o filho, ela brigou.
Sinceramente, nem olhar a gente pode? E mais
sinceramente ainda: como será a educação desse
menino, se a mãe prefere reclamar com quem se
sente incomodado com o choro, no lugar de
acalmar o filho? Vai ter noção de limite? Ou se
transformará num briguento, achando que tem
direito a tudo? No caso dos aviões, eu acho que há
uma irresponsabilidade enorme dos pais. Como
podem expor um bebê de colo a viagens aéreas?
Sim, existem os casos de extrema necessidade. Mas
não são a maioria. Um bebê sente dor nos ouvidos,
talvez até mais intensa que nós. Quando eu sinto,
tento mascar chiclete, chupar bala, ou pelo menos,
racionalmente, posso entender o que está
acontecendo e suportar. Um bebê não. De repente,
vem aquela dor horrível, ele não sabe o porquê.
Chora. Grita. Os outros passageiros têm de suportar
o barulho, ficam até com dor de cabeça. Mas um
bebê é um bebê, e todos temos de entender. E os
pais? Como obrigam a criança a suportar essa dor?
E os passageiros os gritos? Eu já vim da Turquia
certa vez, em uma viagem que durou o dia todo,
com duas crianças pequenas logo atrás de mim.
Classe executiva. Gritaram e choraram quase a
viagem toda. E não têm razão? Como suportariam
passar o dia todo sentados, cintos afivelados? Os
pais eram pessoas simpáticas. Tinham ido a
turismo. É certo deixar os filhos presos um dia
inteiro? É justo enlouquecer os outros passageiros?
Claro que criança tem o direito de viajar. Mas é
preciso escolher o roteiro mais adequado.
Certa vez fui a uma pousada na serra carioca.
Deliciosa. Um diretor de cinema, mais tarde,
comentou:
– Eu ia sempre lá. Mas eu e minha mulher
cometemos um crime. Tivemos uma filha. Na
pousada não aceitam crianças.
É fato. Já existem hotéis e pousadas que não
hospedam crianças. Muita gente acha um horror.
Por outro lado, o problema não está nos pais? Em
qualquer lugar onde os pais estejam com os filhos,
agem como se eles tivessem direito a tudo. Podem
correr, gritar. Dá para ler um livro embaixo de uma
árvore, no alto da serra, com crianças correndo e
gritando? E com os pais apreciando a algazarra
tranquilamente, sem se importar com os outros
hóspedes?
Eu poderia citar outros exemplos. Visitas que
chegam com filhos que pulam no sofá. Ou brincam
com algum objeto de estimação. Que batem no
prato e dizem que não gostam da comida, em
restaurantes. (E com razão. Agora criança tem de
apreciar sashimi quando quer hambúrguer?) O
problema está nos pais.
Muitos foram reprimidos quando crianças. Antes
era assim: podia, não podia. A educação tradicional
impunha limites, às vezes de forma rígida. Eu
mesmo acredito que o excesso de rigidez é
péssimo. Por outro lado, essas crianças vão crescer,
e terão de viver com normas. A vida é cheia de isso
pode e aquilo não pode. O respeito ao outro implica
entender os próprios limites. Senão é aquilo: todo
mundo querendo furar fila, tirando vantagem. O
fato é que muitos dos pais modernos, como a
mulher que esbravejou no avião, acham que criança
pode tudo. Já conversei com professoras, segundo
as quais, hoje, boa parte dos pais delega a educação
básica dos filhos à escola. Há casos, extremos, em
que a professora tem de explicar a importância de
escovar os dentes todos os dias. Não estou falando
de famílias sem condições financeiras, no caso.
Mas também de gente bem de vida, para quem é
mais fácil não discutir deveres e obrigações com os
filhos. Deixar rolar.
Mas um dia os filhos terão de aprender a viver em
sociedade. Podem contar com a mãe ou o pai para
chorar as pitangas se forem demitidos. Um ombro
sempre é bom. Mas só terão empregos e
oportunidades se souberem o que são limites,
deveres, obrigações. A educação extremamente
liberal é atraente. Principalmente, porque
confortável para os pais. Mas fica a pergunta: se os
pais não dão noção de limites, como os filhos um
dia vão ter?
Carrasco, Walcyr. Pais sem limites. Disponível
em: http://epoca.globo.com/colunas-eblogs/walcyr-carrasco/noticia/2015/09/pais-semlimites.html.
Acesso em: 12 ago. 2016.
Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada
várias vezes. Em qual das alternativas a
substituição da conjunção mas altera o sentido do
enunciado no texto?
Analise as afirmações a seguir e marque aquela que representa uma assertiva incorreta.
Analise as palavras em destaque “Pensaram que
seria possível colocar um pouco de razão nessa
coisa tão movida a paixões que é a política. Nada
partidário”.
I. possível recebe acento por ser uma oxítona
terminada em L
II. política recebe acento por ser uma
proparoxítona e todas as proparoxítonas devem
ser acentuadas
III. partidário recebe acento por ser uma
paroxítona terminada em ditongo crescente
Considere o trecho abaixo, extraído do último parágrafo do texto (l. 35-38), e as três propostas para sua
reescrita.
[O] Brasil passou a dispor, com o advento da Lei nº 9.474, de um sistema lógico, justo e
atual de concessão de refúgio, razão pela qual veio a ser apontado como paradigma na
América do Sul, apesar de haver espaço para melhoras e aperfeiçoamento.
I. Ainda que haja espaço para melhoras e aperfeiçoamento, o Brasil passou a dispor, com o advento da
Lei nº 9.474, de um sistema lógico, justo e atual de concessão de refúgio, razão pela qual veio a ser
apontado como paradigma na América do Sul.
II. Ainda que haja espaço para melhoras e aperfeiçoamento, o Brasil passou a dispor, com o advento da
Lei nº 9.474, de um sistema lógico, justo e atual de concessão de refúgio. Por esta razão, veio a ser
apontado como paradigma na América do Sul.
III. O Brasil passou a dispor, com o advento da Lei nº 9.474, de um sistema lógico, justo e atual de
concessão de refúgio. Por esta razão, veio a ser apontado como paradigma na América do Sul apesar
de haver espaço para melhoras e aperfeiçoamento.
Quais propostas estão corretas e preservam o sentido original do trecho?
O autor utiliza palavras e expressões em linguagem figurada. Assinale a alternativa que apresenta substituições adequadas, em linguagem literal, para invadido (l. 1), evasões (l. 12) e capturada (l. 29).