Em relação ao emprego da palavra “APESAR", logo no início do texto, podemos afirmar:
Leia o texto a seguir e responda a questão
“[...] a ferramenta pode ser muito útil no fortalecimento da doação de sangue no país." O termo “ferramenta" refere-se:
Leia o texto a seguir e responda a questão.
Observe os pares de palavras abaixo e assinale a alternativa em que os termos NÃO são sinônimos.
Observe as afirmações abaixo e assinale aquela que está classificada corretamente quanto ao tipo de frase:
A frase que inicia o primeiro parágrafo do texto pode, opcionalmente, ser pontuada de outra maneira. Qual é a alternativa em que essa outra pontuação aparece?
Leia o texto a seguir e responda a questão.
Leia as afirmativas a seguir.
I. Em: “
Quando reclamamos que alguém deveria “deixar de nhenhenhém", talvez por impaciência ou simples desconhecimento, nem suspeitamos da influência do tupi nessa expressão" (2º parágrafo), as palavras negritadas caracterizam relações de sentido, respectivamente, de temporalidade e de alternância.
II. Em: “Como se ouvíssemos uma língua completamente desconhecida, transformamos
aquela fala prolixa em um irritante amontoado de sons sem sentido" (4.º parágrafo), a expressão negritada pode ser substituída, sem sofrer prejuízo de sentido ao enunciado, por: “discurso redundante".
III. A expressão “a aturar horas a fio" (4.º parágrafo) pode indicar, a partir do contexto do enunciado, “a suportar/tolerar por um tempo longo".
Assinale a alternativa CORRETA.
Na frase: “Stewart liderou um estudo global sobre o mercado de TI" (6º parágrafo), a expressão em destaque trata-se de:
Assinale a alternativa em que a palavra NÃO substitui a palavra em destaque no trecho retirado do texto. “Portanto, é um grande desafio conseguir romper esse círculo vicioso que favorece a perpetuação de um vírus combatido há décadas sem uma cura efetiva."
Na comunicação a linguagem sempre possui uma intenção, assim sendo, podemos considerar algumas funções, a saber: expressivas, conotativa, referencial, fática, metalinguística e poética. A respeito da função metalinguística, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta verbos regulares:
O que é INCORRETO afirmar sobre os elementos coesivos:
Assinale a alternativa em que a palavra em destaque está de acordo com a conjunção proposta entre parênteses.
I) (...) a relação que deveria ser de parceria e assumir papéis complementares na formação do indivíduo acaba, muitas vezes, ganhando contornos de tensão e culpabilização e os pais – que por direito devem conhecer o que ocorre dentro da escola – acabam alienados do processo pedagógico. (Conjunção Subordinativa Concessiva).
II) “A escola tem um papel importante na consolidação da democracia e da cidadania. Logo, é essencial que seja uma referência de experiências participativas, de fato, democráticas. ( Conjunção Coordenativa Conclusiva).
III) Esse envolvimento, portanto, precisa ir além dos processos burocráticos como reuniões semestrais, festas comemorativas e entregas de boletim. Entre estratégias simples que aproximam os familiares do espaço escolar estão estar sempre de portas abertas, manter um canal aberto para o diálogo e sugestões, apresentar a estrutura de funcionários da escola e marcar encontros em horários mais acessíveis. ( Conjunção Subordinativa Conformativa).
IV) “Muitas vezes, principalmente por falta de tempo, deixamos passar alguns aspectos da educação de nossos filhos, mas a ajuda dos familiares os deixa mais motivados para alcançar bons resultados na escola e na vida", coloca. ( Conjunção Coordenativa Adversativa).
Assinale a oração em que há sujeito simples: