
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Feitas as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas e de pontuação, a expressão uma vez que poderia ser utilizada para ligar os dois períodos que compõem o quarto parágrafo do texto, sem prejuízo para seus sentidos.
Entre os vocábulos destacados em “é mais uma questão de linguagem extraordinária do que de linguagem ordinária."(1º§), percebe-se uma relação semântica de:
A metáfora como figura de linguagem, apresentada no texto I, está explicitada no texto II por meio da aproximação do seguintes termos:
Sobre o Arcadismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Identifica-se com os ideais do Iluminismo.
II. Sob o ponto de vista ideológico, o Arcadismo pode ser visto como uma arte conservadora, entretanto, sob o ponto de vista estético, é uma arte revolucionária.
III. Há o gosto pelo dia e pela claridade.
IV. Os autores fazem uso do subjetivismo e pessoalidade.
V. Os elementos da mitologia greco-latina são trazidos novamente aos poemas.
VI. É feito o uso do decassílabo e do soneto.
Estão corretas as afirmativas:
Um dos maiores problemas vividos pela tradição regionalista na literatura brasileira do pós-modernismo foi escolher a linguagem a ser empregada, se a variedade padrão ou a regional. A solução: misturar ambas, com o narrador empregando uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizando a linguagem típica da região, embora essa regionalidade se mantivesse, quase sempre, no nível do vocabulário. Guimarães Rosa, no entanto, apresenta inovações linguísticas à prosa regionalista (Cereja & Magalhães, 2005) como:
I. Recriou, na literatura, a fala do sertanejo tanto no plano do vocabulário como no da sintaxe e no da melodia da frase.
II. Deu voz ao homem do sertão por meio do foco narrativo em 1ª pessoa, o discurso direito e o discurso indireto livre.
III. A língua falada no sertão está presente em toda a obra.
IV. Recria a própria língua portuguesa, por meio do aproveitamento de termos em desuso, da criação de neologismos, do emprego de palavras tomadas de empréstimo a outras línguas.
V. Sua narrativa não faz uso de recursos mais comuns à poesia, como o ritmo, as aliterações, as metáforas e as imagens.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Segundo Cereja & Cochar (2009), a Intertextualidade é a relação (...) .
Assinale a alternativa correta.
Conhecemos como 'tipos textuais' o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida e facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Eles variam entre cinco e nove tipos, e os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição. A esse respeito, considere:
I. A tipologia textual, assim como. os gêneros textuais, apresenta propriedades linguísticas intrínsecas, como o vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras características que definem os gêneros.
II. A principal característica de uma narração é contar uma história, ficcional ou não, geralmente contextualizada em um tempo e espaço, nos quais transitam personagens.
III. A descrição tem por objetivo descrever objetivamente ou subjetivamente coisas, pessoas ou situações. Há textos literários em que se é possível também encontrar a descrição subjetiva.
IV. O texto dissertativo-argumentativo é opinativo, em que as ideias são desenvolvidas através de estratégias argumentativas cuja finalidade é convencer o interlocutor da tese apresentada.
V. Os contos, crônicas, fábulas, romance, biografas são tipos textuais de narração.
Estão corretas as afirmativas:
Considere as concordâncias verbais a seguir segundo a variedade padrão da língua:
Assinale a alternativa incorreta:
Se na regência verbal o termo regente é o verbo, na regência nominal é o nome, seja ele substantivo, adjetivo ou advérbio. Considerando a variedade padrão da língua, assinale a alternativa INCORRETA.
Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC, 2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita:
I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA).
II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas.
III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos.
IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores.
V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Leia o trecho do texto a seguir e responda à questão.
O sinal indicativo de crase ocorrido na frase “O futebol dá sentido à vida de milhões de pessoas" se justifica, pois:
Leia o trecho do texto a seguir e responda à questão.
Pela leitura e interpretação do texto, é possível compreender que o sujeito da frase “É remédio para a depressão” é:
Considere o trecho do texto a seguir e responda à questão.
O termo “o", presente na frase “é porque não o está respirando":
“Os pais sorriam-se cheios de satisfação da ingenuidade do “mestrinho", como daí em diante o chamavam, e não lhe levavam a mal as suas longas e quotidianas ausências." (Bernardo Guimarães). O emprego das aspas em “mestrinho" foi utilizado para: