As palavras abaixo formam plural como o de barba-de-bode, exceto:
No trecho: “...Quero te amar sem medo Não tem segredo Eu vou tentar te seduzir", temos:
Muito presente na esfera jornalística, a charge busca despertar nos leitores a reflexão sobre problemas que afetam a sociedade. A moradia, tema da charge abaixo, é um deles. Sob o aspecto linguístico, normalmente, esse gênero de texto apresenta estruturas simples, com vocabulário e linguagem acessíveis; mas é preciso atentar para o fato de que a compreensão de um texto depende também da recuperação de informações implícitas.
Analise o que se afirma a seguir, em torno do enunciado proferido por um dos personagens.
I- O pronome pessoal “a gente" já se incorporou à nossa língua, em referência à primeira pessoa do plural, na linguagem coloquial; como a charge circula na esfera jornalística, o autor tem de primar pelo uso formal, daí esse emprego ser inapropriado.
II- O pretérito imperfeito representa ação contínua no passado; logo a flexão verbal empregada pelo autor, associado ao uso do advérbio “sempre", reforça a ideia de que a falta de moradia é uma condição permanente.
III- Dada a intenção de interagir com o leitor, o chargista opta pelo uso do pronome “a gente", pois o uso de “nós" conduziria a marcar o plural no verbo “nós ficávamos...", causando certa artificialidade no modo de falar do personagem, enquanto o “a gente sempre ficava" representa melhor a linguagem coloquial, adequada ao cenário apresentado.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Em relação à classificação tipológica, o texto se caracteriza como predominantemente:
A complexidade, que é inerente à linguagem humana, permite que nos expressemos e nos comuniquemos nas mais diferentes formas, estratégias, intenções e sentidos. Portanto, essa multiplicidade da linguagem pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas. A partir dessas considerações, pode-se dizer que, nos dois textos acima, as funções da linguagem predominantes são
Dadas as orações:
I – Robson agia feito um burro.
II- O burro falante é um personagem fantástico.
III- O burro quando empaca...
A alternativa em que a palavra destacada tem função de substantivo é:
Em: “Faria tudo igual de novo", o termo em destaque tem função sintática de:
Assinale o item em que a palavra retirada do Texto 1 está acentuada pela mesma regra de acentuação da palavra SAÚDE.
Na passagem: “Assim as moscas nunca vão cair na sua teia" (Texto 12), as expressões em destaque caracterizam-se, respectivamente, como advérbios de
“__ noite caía gélida sobre mim. __ horas passavam. __ meia noite, pontualmente, ouvi duas batidas na porta. ____ altura, eu não sentia mais nada, somente __ batidas do meu coração __ me ensurdecer.” A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
Dadas as orações:
I- Era um jovem rapaz.
II- Muitos dariam tudo para ser como eu: jovem!
III- O jovem não fazia questão de esconder as espinhas.
A alternativa em que a palavra destacada tem função de substantivo é:
Em: “As sombras povoavam a terra", o termo em destaque tem função sintática de:
A narrativa abaixo tem como personagem central Totonha, que revela um pouco a sua visão de mundo

Após leitura atenta do texto, conclui-se que a personagem Totonha vive em situação precária de vulnerabilidade e risco social, PORQUE ela
O autor aborda com crítica alguns aspectos do mundo atual. Relacione as colunas, de acordo com o texto, e depois marque a alternativa sequencialmente CORRETA.

“Todos aspiram a um futuro promissor". A oração abaixo que possui o verbo com a mesma regência do destacado é: