Os conectivos ou partículas de ligação, além de exercerem funções coesivas, manifestam ainda diferentes relações de sentido entre os enunciados. Aponte, dentre as alternativas a seguir, aquela em que a relação estabelecida pelo conectivo em destaque está CORRETAMENTE indicada entre parênteses.
Com relação ao texto, pode-se afirmar corretamente, EXCETO:
Observe as placas colocadas na casa, em seguida leia as proposições sobre elas:
I- Por meio das placas, ficamos sabendo quem está vendendo, doando ou alugando a casa.
II- Por meio das placas, sabemos apenas o que se pretende fazer em relação à casa: vender, alugar ou doar.
III- Nas três placas, há verbo transitivo direto, na voz passiva.
IV- Nas três placas, há verbo transitivo indireto, com índice de indeterminação do sujeito.
V- Nas três placas, os verbos são transitivos diretos acompanhados de pronome apassivador.
VI- Nos verbos das três placas, não há necessidade de usar sujeito paciente, porque essa informação está subentendida no contexto.
Está ão CORRETA s apenas
No texto 1, há o uso de diferentes recursos argumentativos, dentre eles o aposto.
Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo desse recurso, no texto 1.
No texto 1, a autora se utiliza de vários vocábulos para marcar as informações implícitas e explícitas ao texto.
Um exemplo, no texto 1, de vocábulo que se refere à “viagem", de forma implícita, é:
As pistas não verbais presentes na imagem do texto III (roupas das personagens, seus gestos faciais, atitudes e comportamentos etc.) denunciam atitudes ilustradas pelas seguintes palavras:
No texto 3, a relação de sentido entre o 1º e o 2º quadrinho se dá por meio de:
Analise o quadrinho abaixo:

Em “Eu disse que você podia pegar uma maçã", a palavra em destaque é:
O texto 4, ao explorar o conteúdo temático em um dado estilo, organização e construção textual típicos, é considerado um exemplar do gênero discursivo:
Como sabemos, segundo a norma gramatical culta o sujeito de uma oração é aquilo (ou aquele) acerca do qual se afirma ou se diz algo ou alguma coisa. Neste sentido, o núcleo do sujeito sintático da oração destacada “Sempre existe a possibilidade de ser desmascarado", extraída do texto IV, é
Como sabemos, a linguagem humana pode ser usada para expressar sentimentos, para informar, para influenciar, mudar atitudes e comportamentos humanos os mais diversos. Aos recursos e estratégias linguísticos que são utilizados para tal chamamos funções da linguagem, quais sejam: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética. A transmissão dessa mensagem pressupõe um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor. Neste sentido, a função da linguagem que predomina no diálogo é a
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), em relação às palavras extraídas do texto 1.
( ) As palavras “árvores", “técnica" e “últimos" obedecem à seguinte regra de acentuação gráfica: são proparoxítonas que apresentam na sílaba tônica as vogais abertas grafadas a, e, u, respectivamente.
( ) As palavras “várias", “consequência" e “sanatório" são acentuadas por se enquadrarem na regra das paroxítonas terminadas em ditongo crescente, ou das chamadas proparoxítonas aparentes ou relativas.
( ) No primeiro parágrafo, o pronome oblíquo átono “me" (em “me dar uma ideia") funciona como objeto direto do verbo dar.
( ) No último parágrafo, as três ocorrências do pronome possessivo (“sua volta", “seu interior", “sua Arte") funcionam como elementos coesivos e fazem referência a Van Gogh.
( ) No último parágrafo, o sinal grave indicativo de crase é facultativo em “Procurava a luz à sua volta".
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Apenas em uma das alternativas abaixo, extraídas do texto 2, o termo sublinhado não funciona como sujeito. Assinale-a.
Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA: