
Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
A expressão “a este respeito" (l.35) retoma a ideia defendida no parágrafo anterior: Sousa Caldas contribuiu a seu modo para as mudanças na poesia do Romantismo, embora não tenha proposto caminhos novos.

Com referência ao texto IV, julgue o próximo item.
Na linha 23, o emprego da vírgula logo após a expressão “da nova dinâmica" bem como o emprego do artigo definido em “da" indicam que a oração “que agita e move a sociedade" (l.24) não participa da construção da referência dessa expressão.

Julgue o item subsequente, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto IV.
Apesar da cacofonia inicial, a correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso o trecho “Um título de comendador ou de barão dourava o busto do empresário, mas não o nobilitava" (l. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte forma: Comenda de comendador ou de barão dourava o busto de comerciantes, embora não lhes tornasse nobre.
No trecho – E Paulinho foi ficando adulto antes do tempo, como uma fruta que amadurece antes da hora. – a palavra destacada estabelece sentido de
Conforme o texto, é correto afirmar que o excesso de atividades impostas às crianças
Assinale a alternativa em que o emprego do sinal da crase está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
O trecho – Tal complicação deriva da pesquisa de Abranches. Ele tem se especializado em questões ambientais e políticas globais, conexão suficiente para produzir calvície e gastrite. – apresenta reescrita correta, quanto ao padrão normativo da regência e da crase, em:
Em várias passagens do texto, diferentes autores são mencionados, destacando-se o teor de seus ditos. Embora citados nominalmente, alguns desses escritores têm o dito apresentado indiretamente, não se criando o efeito de que as palavras foram citadas tal qual aparecem nas obras.
Essa estratégia foi empregada no relato de ideias atribuídas a
No texto, com o segmento só faltou a selfie da tartaruga, explora-se
I → a ambiguidade, dado que a expressão a selfie da tartaruga remete tanto à ideia da tartaruga como alvo das fotografias quanto à ideia da tartaruga como fotógrafa.
II → a ironia, dado que a imagem fotográfica mostra que todos, exceto a tartaruga e uma jovem, estão focados no registro de imagens.
III → o neologismo, dado que a palavra selfie não pertence ao vocabulário da língua portuguesa, e sim ao da língua inglesa.
Está(ão) correta(s)
Algumas imagens produzidas no texto, utilizando termos como “acorrentados”, “presidiários”, “atados” e “armadilha” demonstram:
“E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos.” (1º§) O período anterior é composto de orações cuja classificação sintática as distingue umas das outras. A oração “que o outro veja mundos” possui a mesma classificação sintática da oração destacada em:
A respeito da referência à fala de Bernardo Soares, no 2º§, pode-se afirmar que