“A produção industrial do país subiu 0,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, informou o IBGE. O resultado indica que o setor entrou em fase de estabilidade após forte recessão. Ficou, no entanto, abaixo da expectativa do mercado, de elevação de 0,5%.
Nos últimos 12 meses, a retração acumulada na indústria é de 4,8%". (Folha de São Paulo, 05/04/2017).
A afirmativa correta sobre o texto acima é:
A fim de que mantenha o mesmo sentido, é possível substituir o título do texto por:
Para o autor, uma das formas de explicar a cisão dos economistas é:
Analise as assertivas abaixo.
I) Conversa-se, pelo menos entre os dois lados do abismo.
II) Mas há uma separação que se agrava.
III) A cisão é inexplicável, a não ser que se procure sua causa no terreno movediço dos egos em choque.
IV) Não se trata de compaixão ou de ter ou não ter coração.
V) A doença é clara, discute-se a cura.
Assinale a alternativa que explica a colocação pronominal nos períodos acima, segundo a norma culta.
Sobre os vocábulos redivivo, epidêmica, insaciável, coercitivamente e execração, destacados do texto, pode-se afirmar que:
“É um pouco como o paradoxo do balão: só se descobre a capacidade máxima de um balão, o ponto em que um sopro a mais o estouraria, quando o sopro a mais é dado e ele estoura."
Assinale a alternativa que substitui a palavra negritada, mantendo a coesão textual.
Considere o trecho abaixo:
Com o plano de reestruturação ______________ pela diretoria, as empresas do grupo vão poder dispor de recursos tanto para aquisição de ______________ quanto para contratação de ______________ especializada.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Considere o trecho abaixo:
____ voltas com novas denúncias, a polícia reabriu ____ investigações e ouviu novas testemunhas. Com os novos depoimentos prestados ____ polícia, foi possível relacionar os furtos ____ um dos moradores do condomínio.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Considere o seguinte trecho:
Recentemente, esse embate causou chispas entre dois intelectuais de alto calibre: o filósofo político britânico John Gray e o psicólogo e linguista norte-americano Steven Pinker. O primeiro resenhou o livro do segundo. E aí começaram os atritos entre os dois nas páginas do diário britânico The Guardian.
Assinale a alternativa em que a reescrita desse trecho mantém o mesmo sentido.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas deixadas no texto.
Na frase “Mesmo que a variante desempenhe um papel pequeno no aumento do risco de artrite, o número de pessoas que a possui significa que ela pode ter um efeito importante”, estabelece-se uma relação de:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas deixadas no texto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas deixadas no texto.
Os segmentos a seguir fazem parte de um texto sobre a geração Y, publicado no jornal El País (edição on-line) em 13/06/2017. Numere os parênteses, determinando a ordem lógica desses segmentos.
( ) Parte desse “tudo pronto", muitas vezes, se atribui aos pais. Mas, para a professora Lúcia Villas Boas, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, “a opção por prolongar a permanência na casa dos pais deve ser entendida não somente em função dos ritmos e das formas de inserção profissional, mas também como um efeito geracional em busca de uma nova construção de identidade".
( ) Ademar Bueno, diretor do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai contra essa percepção. “Eles vão se formar novamente, se especializar, e quando chegam ao mercado a história vai se repetir, porque eles estarão ainda mais bem preparados para vagas que não correspondem ao que almejam".
( ) Para Carla Linhares, professora de Gestão de Pessoas da Fundação Dom Cabral, a geração Y é liderada pelo imediatismo e as mudanças de curso e desistências refletem isso. O importante, frisa, é que “eles não estão desistindo, apenas estão migrando para ter melhores oportunidades". Isso pode ser visto, segundo Linhares, como algo positivo.
( ) Essa construção, segundo explica, se apropria de novas formas culturais que envolvem o processo de independência, de desfamiliarização e de transformação da identidade pessoal que, atualmente, vêm sendo construídos sobre novas bases.
( ) Para ele, o que falta é ajustar o processo motivacional do estudante, para que ele saiba lidar com as frustrações e entenda que “a formação exige esforços individuais, que eles precisam estar mais aptos a encarar desafios e projetos, aprender a se situar nesse mundo. Não se trata de entrar em um lugar e receber tudo pronto", afirma.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo