O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão
O vocábulo imodéstia pode ter como sinônimos: orgulho, vaidade, arrogância, etc. Algumas palavras, na língua portuguesa, ganham o sentido de negação ou ausência pelo acréscimo do prefixo ―i‖. Assinale a única palavra que não possui sentido de negação/ ausência pelo acréscimo de prefixo:
Leia o texto, para responder à questão.
As expressões destacadas nas passagens – … ou simplesmente franquear ao seu disseminador o prazer de manipular multidões... / São lorotas destinadas a ludibriar os incautos... – têm antônimos, correta e respectivamente, em:
No terceiro parágrafo, confessa o autor que sua atividade como crítico de teatro
As histórias [...] constituem a vida secreta de todas as sociedades...(último parágrafo)
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

Considerando a correção e o teor hipotético do que se afirma no texto, preenchem corretamente as lacunas I , II e III acima, na ordem dada:
“As fontes em questão são outras, estão atualmente em debate nos meios jornalísticos e legais: o direito de proteger o sigilo das 'fontes'."
O mesmo sentido da palavra sublinhada aparece em:
O texto 1 é visto como uma crônica jornalística. Levando em consideração o texto lido, assinale a característica mais adequada a esse tipo de escrita.
“A mim só me oferecem causas meritórias, oportunidades de sacrifício, salvações da Pátria ou pura e frontalmente a hedionda tarefa de lutar contra a corrupção." Observe as palavras em destaque e assinale a alternativa que apresenta as palavras capazes de substitui-las sem alteração de sentido:
Assinale a alternativa corretamente pontuada.
Considere abaixo o trecho inicial de uma notícia publicada na revista Superinteressante (edição 394, out/2018):
O exame que dedura o pé na jaca
Que atire a primeira pedra quem nunca quebrou a dieta. É uma prática comum que, em certos casos, pode ter consequências perigosas.
Os segmentos abaixo dão continuidade a esse trecho inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, identificando a sequência que dá lógica discursiva ao texto.
( ) Proteínas e gorduras, por exemplo, são transformadas em aminoácidos e lipídeos. Os níveis dessas moléculas variam de acordo com a sua dieta.
( ) Um vegano possui um conjunto de dez metabólitos no sangue que é totalmente diferente de quem come carne.
( ) A dieta DASH, por exemplo, é usada como tratamento para hipertensão. Descumprir o regime, então, é equivalente a interromper um remédio.
( ) Os cientistas só precisaram encontrar o “perfil" de quem segue a dieta à risca. Quem difere desse padrão é fatalmente denunciado, como num bafômetro da junk food.
( ) Foi pensando nos hipertensos que cientistas criaram um exame de sangue dedo-duro. O teste se baseia nos metabólitos processados durante a digestão.
Sobre a pontuação do texto, considere as seguintes afirmativas:
1- Na primeira linha do texto, os parênteses foram usados para introduzir uma explicação do termo anterior.
2- No segundo parágrafo, a expressão “segundo cérebro" foi escrito entre aspas para demarcar um deslocamento do sentido usual da palavra.
3- No último parágrafo, o termo lactobacillus foi registrado em itálico por se tratar de um termo científico.
Assinale a alternativa correta.
“A expansão da produção agropecuária teria se dado, então, exclusivamente pelos extraordinários ganhos de produtividade.” Esse fragmento do texto indica
Analise a charge a seguir.
A charge tem em comum com o texto 1: