Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25984 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Acredito que as pessoas, inclusive os especialistas em arte, tendem a julgar como bom aquilo que já conhecem. As pessoas, em sua maioria, não pensam que cresceram em um mundo visual específico. Esse mundo serve como uma espécie de norma.

Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, as frases acima formam um único período, com clareza e correção, em:

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

A correta transposição do verbo sublinhado para a voz passiva encontra-se entre parênteses em:

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Está correto o que consta de:

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Deve-se entender do texto que, para o escritor português José Saramago,

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Considerando-se o sentido do contexto, no segmento tudo o que há de negativo e que nos cerca, e que desgraçadamente é também produto da razão (2º parágrafo), admite-se que

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

A expressão que dá título ao texto – o moderno pelo moderno – encontra uma forma equivalente de afirmar nossa autossuficiente localização na história em

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo:

Está correta a flexão verbal e estão plenamente atendidas as normas de concordância na frase:

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.

De acordo com o texto, diversos países da América e da Europa compraram a licença de uso do software criado pelos policiais federais do Mato Grosso do Sul, o que demonstra o reconhecimento estrangeiro da qualidade do trabalho forense do Brasil.

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.

A inserção de uma vírgula imediatamente após a palavra “Assim” (l.2) alteraria os sentidos do texto.

Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 12A1AAA.

O pronome “ele”, no trecho “ele é apenas culpado de uma non distributio medii” (l. 51 e 52), refere-se a “o ministro” (l.49).

Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 12A1AAA.

Feitas as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas, o ponto e vírgula empregado logo após “bem" (l.58) poderia ser corretamente substituído por ponto final.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.

A expressão “língua de comunicação” (l.28) constitui, pelo contexto, um sinônimo para o termo “galego-português” (l.19).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.

A expressão “esse papel” (l.6) refere-se à penetração do latim “na Península Ibérica e nos demais espaços conquistados pelo Império Romano” (l. 3 a 5).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.

No contexto em que estão inseridas, as palavras “neolatinas” e “românicas”, ambas na linha 13, podem ser consideradas sinônimos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282