... embora para isso precisem restringir alguns de seus interesses pessoais mais imediatos. (7º parágrafo)
Com um sentido adequado ao original, uma redação correta para o segmento acima, transformando-o em um período independente, encontra-se em:
... qualquer tipo de atividade no mercado que lhes garantisse o mínimo necessário... (2º parágrafo)
O verbo da frase acima possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento do que se encontra em:
... que é do seu próprio interesse respeitar regras gerais de conduta das quais todos os participantes da sociedade se beneficiam... (7º parágrafo)
Mantêm-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por:
Considere as seguintes afirmações: I. O fato de o cinema americano alterar comportamentos e influenciar opiniões em nível mundial respalda a noção defendida pelo autor de que todo filme é político. II. Depreende-se do texto que, apesar de já ter sido diferente no passado, hoje poucos acreditam na capacidade do cinema de influenciar os cenários político e social. III. Para o autor, uma vez que investe mais em formas de entretenimento do que em conteúdo político, a ficção televisiva brasileira atrai mais público do que o cinema nacional. Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em
Uma coluna jornalística apontava em setembro de 2018:
“No primeiro semestre deste ano, os acidentes graves de trânsito no país causaram impacto de R$96,5 bi. É que foram registradas 19,3 mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente. O valor corresponde ao que seria gerado pelo trabalho dessas vítimas caso não tivessem se acidentado".
Os acidentes de trânsito são tratados, nesse segmento, com o foco:
O adjetivo grande é amplamente utilizado, mostrando um significado demasiadamente geral. Nas frases a seguir, substituímos esse adjetivo por outro de valor semântico mais específico; a frase em que essa substituição NÃO está adequada ao contexto é:
“As palavras andam apanhando muito, até mesmo na mão de quem devia saber o respeito que merecem. É como se fosse uma cabala contra a comunicação: o significado das palavras é depreciado, desprezado, trocado, ignorado".
(Luís Garcia, O Globo, 20/8/1992)
A frase abaixo em que o significado da palavra sublinhada foi trocado é:
A frase em que a palavra sublinhada NÃO corresponde a uma forma diminutiva é:
Em: É uma tendência alarmante, pois essas selfies filtradas apresentam uma aparência inatingível e estão desfocando a linha entre realidade e fantasia para esses pacientes. (linhas 11-12), a conjunção pois apresenta o conteúdo a seguir como uma:
Em: Todos – desde modelos famosos até a sua tia – usam e sabem que todo mundo está usando. (linhas 28-29), o complemento do verbo usar pode ser inferido, com base no texto, como sendo:
Quanto ao uso do acento grave indicativo de crase, está correta a frase da alternativa:
No que se refere aos sentidos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
Infere-se do texto que, até o final da década de 80 do século passado, todos os profissionais que atuavam em laboratórios forenses eram generalistas.
Os dois-pontos subsequentes a “técnicas científicas” (R.27) e “relatou” (R.41) foram, ambos, empregados com o objetivo de introduzir um trecho que apresenta um esclarecimento.
A partir de uma comparação entre os textos I e II, e considerando-se uma possível reflexão advinda do texto I acerca de um comportamento social, depreende-se que o texto II constitui