Considerando a função das locuções adverbiais, assinale a alterativa que NÃO apresenta uma locução desse tipo.
Analise as seguintes assertivas sobre o texto:
I. Não há evidência, no texto, que comprove que o medo pode influenciar na atuação do dentista.
II. O estudo norueguês apontou um decréscimo de quase ¼ no desempenho dos estudantes que foram expostos às camisetas carregadas com o “cheiro do estresse".
III. Os cientistas não sabem qual a composição química do “cheiro do medo", mas sabem que, em situações de ansiedade ou medo, a adrenalina liberada pelo cérebro pode influenciar no tipo de suor secretado pelo corpo.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa em que a palavra (retirada do texto) apresenta dígrafo, ou seja, duas letras que emitem um único som.
Analise as seguintes assertivas sobre expressões do texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A expressão “Em seguida", na linha 05, traz uma ideia de tempo.
( ) Na linha 11, “Ou seja" apresenta um sentido de explicação.
( ) O “Mas" da linha 19 introduz uma oração adversativa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as seguintes assertivas sobre advérbios do texto:
I. 'pior', na linha 10, é classificado como advérbio de modo.
II. Na linha 11, 'mais' indica um advérbio de intensidade.
III. 'não', na linha 15, é um advérbio de negação.
Quais estão corretas?
Qual palavra poderia substituir “enfermidade" na linha 10, já que tem o mesmo significado?
Das palavras abaixo, qual pode ser usada tanto para o gênero masculino quanto para o feminino?
Qual das palavras abaixo está separada silabicamente de forma correta?
Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:
Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.
I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.
II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.
III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower. IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa. Quais estão corretas?
Quanto à relação entre grafias e fonemas de palavras do texto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 07, 16, 17 e 26.
Assinale a alternativa em que a justificativa da acentuação gráfica das palavras do texto está INCORRETA.
Assinale a alternativa em que o seguinte fragmento do texto, que tem verbos na voz passiva, apresenta a correta versão na voz ativa.
A maior parte do lixo [...] é descartada em terra e nas margens dos rios, sobretudo na Ásia. Só depois tais resíduos são carregados, pelo vento e pela água, até o oceano.
Na linha 12 do texto, aparece a forma verbal têm. Assinale a alternativa em que o verbo derivado de TER aparece grafado INCORRETAMENTE.
Considere o seguinte fragmento do texto para responder às questão 10.
Na busca pela melhoria do incentivo à leitura e à escrita no País, há três perspectivas para as quais devemos tornar os nossos olhares: o governo, a escola e o próprio lar.
Considere o que se afirma sobre a pontuação do período: I. A primeira vírgula separa um termo deslocado, e a segunda vírgula separa termos de mesma função. II. Os dois-pontos separam um aposto. III. Por se tratar de um período longo, seria correto substituir a primeira vírgula por ponto e vírgula. Quais estão corretas?