Texto para responder à questão.
No terceiro parágrafo, a expressão "enxergar-se mais nitidamente", no contexto da crônica significa:
Texto para responder à questão.
Em "Mas desejo também que desejes com audácia, que desejes uns sonhos descabidos e que ao sabê-LOS impossíveis não OS leve em grande consideração, mas OS mantenha acesos, livres de frustração" os pronomes em destaque substituem:
Texto para responder à questão.
Em '"NA VERDADE", eu escrevi ali em cima. Verdade é uma palavra muito relativa para um escritor de ficção.'", o sentido da expressão destacada é: I. de fato. II. na realidade. III. provavelmente. IV. com efeito. Estão corretos apenas os itens:
Texto para responder à questão.
O termo destacado em "Com os olhos da imaginação, DECERTO; mas para ele o avião tinha caído", pode ser substituído, sem alteração do sentido, por:
Texto para responder à questão.
O uso do ponto de interrogação em "O que é verdade, o que é imaginação?" serve para:
Na língua portuguesa o autor de um texto pode utilizar diferentes estratégias para conseguir um determinado efeito na interpretação. Essas estratégias tornam a mensagem mais expressiva e significativa. Qual foi o recurso linguístico empregado pelo cartunista para tornar a mensagem mais expressiva?
O texto a seguir se refere à questão.

As orações da questão anterior (06) apresentam:
Eu _________minha presença neste evento.
Meu tio passou em um sinal vermelho. Infelizmente ele__________ a lei e será multado.
Estava à frente de um perigo _________ e não imaginava.
Os pacotes de macarrão estão guardados na __________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas em sequência é:
Releia o trecho a seguir.
“[...] você ensina às comunidades que não se deve extrair o pé de jaborandi, mas que elas devem cortar as extremidades da planta."
Assinale a alternativa cuja reescrita desse trecho altera seu sentido original.
“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco". (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Pode-se afirmar, com base nas ideias do autor-personagem, que se trata de um:
No trecho “Querer que a nossa pare no século de quinhentos" foi suprimida, por parte do autor, uma palavra que está subentendida. Assinale a alternativa que corresponda a essa palavra.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um substantivo próprio.
Podem ser apontadas, no texto, como consequências da “difusão descontrolada da informação”, EXCETO:
O termo em destaque pode ser substituído sem alteração de seu sentido original, EXCETO em: