“Meu Natal acabou e é triste a gente não poder mais dar água a um velhinho cansado das chaminés e tetos do mundo.” O cronista diz que “Meu Natal acabou” porque
“Suas vozes frágeis e seus corpos miúdos sugerem que elas não têm mais de 7 anos, / mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver."
Na digitação desse segmento do texto, o corretor sublinhou um termo, indicando-o como inadequado.
Assinale a opção que indica o termo destacado.
“...mas já conhecem a brutal realidade dos desaventurados cuja sina é cruzar fronteiras para sobreviver”. Se, no mesmo segmento, substituirmos a oração “cruzar fronteiras” por uma forma de oração desenvolvida adequada, sua forma correta seria
Assinale a opção que apresenta o segmento em que o pronome demonstrativo sublinhado exerce uma função textual diferente das demais.
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
Assinale a alternativa em que a palavra retirada do Texto é acentuada pela seguinte razão:
Assinalam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, seguidas, ou não, de “s".
Analise os itens acerca dos textos I e II e assinale a alternativa correta.
I. A afirmação inicial do texto II é contraditória à declaração do texto I que diz: “A administração está muito mais ligada ao nosso cotidiano do que nós imaginamos e tem muita importância no dia a dia" (linhas 1 e 2).
II. A afirmação de que “As pessoas não percebem, mas a administração está inserida em nosso cotidiano" (linha 7), do texto I, inclui a administração do tempo, abordado no texto II e apontado pelo autor como “uma questão de autoconhecimento e gerenciamento pessoal" (linhas 3 e 4).
III. Conforme o texto II, em termos de autoadministração, o problema de muitas pessoas é que “não se autogerenciam, deixam-se gerenciar pelas circunstâncias que ocorrem ao redor delas" (linhas 11 e 12).
IV.A afirmação do texto I, ao dizer que “para que tudo ocorra bem, há muito esforço de várias organizações, como as que fiscalizam e aplicam multas, as que planejam o trânsito, as ruas e avenidas" (linhas 21, 22 e 23), correspondente à afirmação do texto II, de que “A grande oportunidade em tudo isso é a seguinte: fazer mais para si mesmo e fazer mais para os outros" (linhas 13, 14 e 15).
Use a letra C para indicar os itens certos acerca do texto e a letra E para os itens errados. A seguir, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Substituindo a primeira pessoa do plural (nós) pela primeira pessoa do singular (eu) na frase: “Dormimos cada vez menos e não percebemos o efeito em nossas vidas", a forma correta será: “Durmo cada vez menos e não percebo o efeito em minha vida"
( ) As palavras doses (linha 1), receita (linha 4) e a flexão verbal pulou (linha 17) estão empregadas em sentido conotativo, isto é, em um sentido figurado, não literal dessas palavras.
( ) O termo o mesmo grupo de voluntários (linhas 13 e 14) completa o sentido do verbo reavaliar (linha 13).
( ) A palavra voluntários (linha 14) tem, no texto, o sentido de obrigatórios.
( ) O último verbo do texto está empregado no tempo presente do modo indicativo.
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto II e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) As reuniões nas escolas são importantes para a qualidade da comunicação, pois, além das informações, possibilitam o debate e a discussão sobre assuntos de interesse da escola e permitem que os professores expressem seu ponto de vista sobre as questões tratadas.
( ) Para que uma reunião “não acabe no vazio" (linha 9), é necessário que os trabalhos sejam bem conduzidos com o devido registro do que foi tratado e deliberado na reunião.
( ) De acordo com o contexto do texto, o adjetivo rebuscada (linha 13) tem o sentido de aprimorada, bem elaborada.
( ) Os verbos debater, expor e posicionar-se (linhas 2 e 3) estão empregados no presente do modo indicativo e expressam a ideia de ações concretas quanto às intervenções dos participantes em uma reunião.
( ) Ao dizer que a convocação para uma reunião “tende a ser mais sóbria do que o convite para o jogo final de um campeonato interno" (linhas 15 e 16), a autora emprega a palavra destacada no sentido de uma linguagem mais formal, em consonância com o padrão culto da linguagem.
( ) Empregando o plural no pronome ela (linha 22), nos dois últimos períodos do texto, as demais palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à sintaxe de concordância entre os termos.
Observe as frases abaixo:
I. Vim, vi, venci.
II. A vida no campo não é fácil.
III. Acordei depois que o despertador tocou.
IV. Triste, mas a vida está difícil.
Temos período composto em:
Assinale a opção em que ocorre erro de acentuação gráfica:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
“A reforma feita _______________________, em 1759, tornou obrigatório, em Portugal e no Brasil, o ensino da Língua Portuguesa. Esse ensino passou a seguir a tradição do ensino do latim, ou seja, passou a ser visto como ensino da gramática do português [...]".(Currículo do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa, p. 30).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

As taxações e as novas palavras inseridas com a reescrita da manchete têm a intenção de:
Em peças publicitárias é comum haver erros gramaticais tendo em vista a função social do gênero e o seu público-alvo. Qual sentença foi reescrita observando a norma padrão da Língua Portuguesa?
Observando a norma padrão da Língua Portuguesa, qual fragmento de texto foi reescrito corretamente sem que se perdesse o sentido?