Nas frases abaixo foram feitas substituições de termos de valor adverbial por advérbios equivalentes; a frase em que essa substituição foi adequadamente realizada é:
Ao contrário do que dizem os pesquisadores, na opinião de um dos aplicativos de edição de foto citados no texto, os filtros fotográficos:
Em: Essa tendência já ganhou nome: trata-se da “dismorfia do Snapchat" (linha 07), as aspas foram usadas para:
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Ocorre emprego de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:
Sobre o imperativo, é incorreto afirmar:
“Afinal, por toda parte onde olhasse – na escola, em família, nas ruas, em clubes ou igrejas – eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma..."
Nesse segmento do texto, o termo sublinhado tem uma formação muito especial, pois
“... eu me via cercado de pessoas que não queriam conhecer coisíssima alguma, que estavam perfeitamente satisfeitas com suas ideias toscas sobre todos os assuntos, e que julgavam um acinte a mera sugestão de que soubessem um pouco mais a respeito suas opiniões seriam melhores."
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
No texto 05, a relação dialógica com o leitor do texto é estabelecida por meio de um recurso linguístico, materializado, no discurso, por meio de:
" Conceito central do pensamento do autor, a 'modernidade líquida' seria o momento histórico que vivemos atualmente, EM QUE as instituições, as ideias e as relações estabelecidas entre as pessoas se transformam de maneira muito rápida e imprevisível."
Sobre o termo em destaque, pode-se afirmar que exerce:
O difícil é TRANSFORMAR esse potencial em algo prático, um produto útil e simples de usar.
Quanto à predicação do verbo em destaque, assinale a alternativa que NÃO corresponde à sua classificação correta:
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional ______________________ a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte ________________________, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da ________________________ e dos educandos."
Observe os trechos a seguir:
A Câmara Municipal discutia o orçamento para 1920. (C. D. de Andrade)
Longe, na linha do horizonte, entre a mancha de duas ilhas, o recorte de uma vela branca. (J. Montello)
Considerando os itens em destaque, a figura de palavra utilizada será entendida como: