Consideradas sua organização e sua estrutura, o texto pressupõe uma sequência
Diferentemente do Texto 1, na tira (Texto 2) é adotado um estilo linguístico
No primeiro parágrafo do texto, é explicado o significado da palavra paradoxo. Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto, o paradoxo da sabedoria da “grande mãe” (avó). O recurso formal da língua empregado no estabelecimento desse paradoxo é
A situação comunicativa dos Textos 1 e 2 proporciona a evidência da mesma tonalidade discursiva nos dois textos, com a mesma finalidade. Infere-se desses textos uma função sociodiscursiva de
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
A relação existente entre o título do texto e o desenvolvimento do assunto de que ele trata está devidamente indicada em
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Tem função sintática adverbial o termo transcrito em
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Identifique, nos fragmentos transcritos, os termos em negrito que exercem a função de agente da ação verbal.
I. “A empresa investiu então num benefício pouco comum" (L.5)
II. “Os outros benefícios mais comuns são os obrigatórios por lei" (L.14/15).
III. “Agora os funcionários estão comprando muitas motos." (L.8/9).
IV. “...ideias [...] são raras." (L.17).
V. “...ela figurasse na lista das 100 Melhores Empresas" (L.22).
Consideradas sua organização e sua estrutura, o texto pressupõe uma sequência
Texto para responder à questão.

Compare, em cada opção, a redação original e a modificada. A seguir, assinale aquela em que as duas seguem a norma culta da língua no que diz respeito à regência verbal.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Depreende-se da leitura do texto que, na cultura somática, supervaloriza-se a aparência em detrimento da essência dos indivíduos.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A expressão “de nossos vícios e virtudes, fraquezas e forças” (linhas 35 e 36) complementa o sentido de “vitrine compulsória” (linha 34).

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“nos fala" (linha 19) por fala-nos

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
De acordo com o texto, o indivíduo analfabeto não tem condições de interagir com o outro.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
Na linha 12, a oração “que não sabe ler” está empregada em sentido explicativo em relação ao termo “indivíduo”.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“Por isso" (linhas 28 e 29) por Porquanto